Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Violência em Chiapas sinaliza perigo crescente para evangélicos

Cristãos evangélicos indígenas em Chiapas, México, enfrentam crescente perigo na medida em que caciques locais intensificam sua campanha de perseguição.
No fim do ano passado, dois pastores de igrejas da etnia Tzotzil foram brutalmente assassinados em atentados distintos. Mais tarde, caciques procuraram famílias que freqüentam uma das igrejas que perderam seu pastor e insistiram que renunciassem à sua fé, ou seriam expulsos de suas casas. Os agressores reforçaram suas ameaças queimando duas Bíblias e algumas fitas com música evangélica que pertenciam aos cristãos.
Na pior ameaça já feita, os caciques teriam aumentado a oferta de recompensa para qualquer um disposto a assassinar advogados e líderes que trabalham para defender os direitos de cristãos indígenas.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

Pastores assassinados
Mariano Mendez Diaz, 38 anos, ministro da Igreja Evangélica Tzotzil, foi assassinado perto da cidade de San Juan Chamula, enquanto se dirigia a um culto de oração.
De acordo com testemunhas, Mendez estava perto do vilarejo de Botatulan às 15:00h quando homens com armamento pesado o obrigaram a parar o carro. Segundo testemunhas, aparentemente Mendez saiu do automóvel e tentou fugir dos agressores antes de ser alvejado.
Policiais que investigam o assassinato descobriram cartuchos de fuzil AK-47 na cena do crime. Esse tipo de arma é de uso exclusivo das forças armadas no México.
De acordo com reportagens da imprensa da capital, San Cristobal de las Casas, a polícia prendeu Manuel Hernandez Gomez e Manuel Gomez por envolvimento no crime. Três outros suspeitos de participação ainda estão foragidos.
Em outro caso, assaltantes não identificados invadiram a casa de Jairo Solis Lopez no município de Mapastepec e o esfaquearam até a morte.
Solis, pastor da Primeira Igreja do Nazareno por cinco anos, deixou esposa e um filho de dezoito meses. Segundo o Reverendo Joaquin Ocaña, superintendente das igrejas do Nazareno em Chiapas, a jovem viúva continua ministrando na pequena igreja.
Algumas autoridades do Estado de Chiapas insinuaram que as mortes tinham motivação política, envolvendo disputas entre líderes municipais. Mas essa teoria encontrou pouca credibilidade junto a observadores familiarizados com Chiapas e seu longo histórico de intolerância religiosa.

Dominação dos caciques
Por décadas, caciques tradicionalistas, que seguem uma religião semi-pagã que é um misto de crenças do catolicismo romano com antigos rituais maias, exerceram controle social e econômico absoluto sobre os indígenas do planalto de Chiapas. Desde seu surgimento nos anos 60, o cristianismo evangélico vem minando a dominação dos caciques e ameaçando seu monopólio sobre a economia local. Como resultado, os tradicionalistas têm empregado violência e intimidações para desencorajar a disseminação dos evangélicos.
Conforme registros oficiais, pelo menos cem evangélicos morreram por causa da violência religiosa. Milhares de outros sofreram espancamentos e perda de propriedades. Entre 25 e trinta mil crentes presbiterianos e pentecostais foram forçados a fugir de suas casas e agora vivem em comunidades de refugiados na periferia de San Cristobal.
Os caciques têm conduzido sua campanha anticristã com impunidade quase absoluta. Antes das duas recentes prisões no caso Mendez, apenas seis caciques ou cúmplices foram levados à justiça por crimes cometidos contra evangélicos.
Os acontecimentos fornecem evidências de que perseguição religiosa motivou aqueles crimes. Dez dias depois da morte de Mendez, um grupo de caciques e líderes municipais no vilarejo de Cruz Quemada realizaram uma reunião com onze evangélicos que freqüentam a congregação de um dos pastores mortos em Tzajaltetic.
Eles nos disseram que se não pararmos de ir à igreja em Tzajaltetic, vão nos expulsar da comunidade disse Javier Gonzalez, um dos cristãos de Cruz Quemada, ao jornal Cuarto Poder, de Chiapas.
Para dar retaguarda a suas ameaças, os caciques confiscaram duas Bíblias e algumas fitas cassete com músicas cristãs de Gonzalez e outros irmãos e colocaram fogo. Depois, fizeram uma lista das casas onde os onze membros da Igreja Pentecostal Tzotzil de Chiapas vivem, claramente como demonstração de que se preparam para levar a cabo as ameaças de expulsão.

Crescimento do cristianismo
A despeito da pressão, os evangélicos de Cruz Quemada pretendem continuar praticando sua fé. Os tradicionalistas, com o apoio de autoridades da comunidade, querem nos forçar a abandonar nossa religião, afirmou Gonzalez, mas não concordamos com isso. Ainda que nos ameacem, continuaremos sendo evangélicos.
A determinação dos crentes em seguir a Cristo apesar da incansável perseguição que enfrentam induziu um forte crescimento do cristianismo evangélico em Chiapas. Os evangélicos hoje constituem perto de 35% da população do Estado (eram 4,8% em 1970), dando a Chiapas mais protestantes per capita do que qualquer outro Estado do México.

Fonte: https://www.portasabertas.org.br/noticias/2004/03/noticia760/


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastora Helena Tannure
Apóstolo César Augusto
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor Márcio Valadão
Bispa Sonia Hernandes
Bispo Rodovalho
Bispa Ingrid Duque
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastora Sarah Sheeva
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastor Samuel Camara
Missionário David Miranda
Missionário RR Soares
Apóstolo Estevam Hernandes
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastor Josué Gonçalves
Pastor Billy Graham
Pastor Elson de Assis
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Lucinho
Pastor Claudio Duarte
Pastor Julio Ribeiro
Pastor Jorge Linhares
Pastor Aluizio Silva
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastor Yossef Akiva
Pastor Abílio Santana
Pastor Adão Santos
Pastor Carvalho Junior
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastora Joyce Meyer
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Marco Feliciano
Pastor Samuel Mariano
Pastor Gilmar Santos
Pastor Benny Hinn
Pastor Geziel Gomes
Pastor Hidekazu Takayama
Pastor Oseias Gomes

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantora Ana Paula Valadão
Cantora Ludmila Ferber
Cantor Regis Danese
Cantora Lea Mendonça
Cantora Karen Martins
Cantor Marquinhos Gomes
Cantor Davi Sacer
Cantor Irmão Lázaro
Cantora Fernanda Brum
Cantor Mattos Nascimento
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Bruna Karla
Cantora Nivea Soares
Cantora Alda Célia
Voz da Verdade
Cantor André Valadão
Cantora Cassiane
Cantora Damares
Cantora Andrea Fontes
Banda Oficina G3
Cantora Mara Lima
Cantora Aline Barros
Ministério Renascer Praise
Ministério Diante do Trono
Cantora Rose Nascimento
Cantora Lauriete
Cantor Fernandinho