Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Vídeos de exorcismo em cultos evangélicos causam polêmica e geram discussão sobre liberdade religiosa e de expressão; Entenda

A polêmica em torno de vídeos publicados no YouTube que mostram pastores orando por pessoas que em tese estão possuídas por espíritos malignos despertou um debate sobre liberdade religiosa.

Há alguns meses, quando um juiz negou um pedido do Ministério Público para retirar do YouTube alguns vídeos que traziam cenas de exorcismo realizados em igrejas pentecostais e neopentecostais, houve grande debate sobre o tema.

Agora a mídia se debruça sobre o assunto e descobre que, na verdade, os casos gravados em vídeo e publicados não são raros, e o que tais vídeos mostram faz parte da rotina de muitas igrejas evangélicas Brasil afora, que dão ênfase a essas questões.

O jornal O Globo produziu uma reportagem sobre o assunto e descreveu o conteúdo encontrado em alguns vídeos: em um deles, o pastor afirma que uma mulher está possuída por um espírito maligno e tem praticado sexo com o diabo; Outro mostra um pastor orando pela libertação de um jovem “que vive no homossexualismo”; entre outros.

Há quem enxergue a questão como ofensa religiosa aos cultos de matriz africana, como umbanda, candomblé e outros. “A internet tem sido usada de forma deliberada. As pessoas acham que a rede é terra de ninguém, então, atualmente, esse é um dos principais meios de disseminação das ofensas”, opina o delegado Henrique Pessoa, designado pela Polícia Civil para acompanhar os casos de intolerância religiosa no Rio de Janeiro.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

“Esse tipo de ação tem dificultado muito o trabalho de conter a discriminação. Há sites com insultos [religiosos] hospedados no exterior. E, mesmo quando os vídeos são retirados, pouco tempo depois, outros são colocados no ar”, afirma.

Uma busca no YouTube com os termos candomblé” e “demônio” resulta em aproximadamente 8 mil vídeos, enquanto que os testemunhos dos “Ex-pai de santo” somam mais de 13 mil vídeos no serviço de streaming do Google.

O que é visto como ofensa por alguns representantes das religiões afro é descrito pelo pastor assembleiano Carlos de Oliveira como um exercício da crença de que o Evangelho liberta.

“Vivemos em um país democrático, e o lindo do país democrático é liberdade de religião. Há pessoas que adoram satã. Elas sabem que o diabo sai pra fazer coisas ruins, mas resolvem adorá-lo. Mas nós consideramos que alguns personagens da religião africana não fazem o bem. Se a pessoa quer continuar com aquele ser, tudo bem. Mas, se procura ajuda, a igreja evangélica oferece a porta de libertação. O que não significa que o candomblé não tenha legitimidade de existir”, argumenta Oliveira, que é diretor da Associação dos Pastores e Ministros Evangélicos do Brasil.

Já o Google, que é proprietário do YouTube e parte importante na polêmica, diz que não exerce censura prévia ao conteúdo publicado pelos usuários, e pontua que o papel de aplicar o cumprimento da lei cabe ao Estado:  “Não cabe aos responsáveis por plataformas digitais o papel de balancear direitos fundamentais, como liberdade de expressão e liberdade religiosa, para determinar quais conteúdos devem ou não ser removidos. Tal papel é exclusivo do Poder Judiciário. Se houver uma ordem judicial determinando a retirada do conteúdo, o Google irá cumpri-la”, diz uma nota da empresa.

Fonte: http://noticias.gospelmais.com.br/videos-exorcismo-cultos-evangelicos-geram-polemica-70265.html


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor Elson de Assis
Pastora Helena Tannure
Bispa Lucia Rodovalho
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Billy Graham
Pastor Carvalho Junior
Apóstolo César Augusto
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastor Gilmar Santos
Pastor Yossef Akiva
Missionário David Miranda
Pastor Hidekazu Takayama
Pastor Geziel Gomes
Missionário RR Soares
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastor Claudio Duarte
Pastor Samuel Ferreira
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Apóstolo Valdemiro Santiago
Apóstolo Estevam Hernandes
Bispa Ingrid Duque
Bispa Sonia Hernandes
Pastor Aluizio Silva
Pastor Julio Ribeiro
Pastor Benny Hinn
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastora Joyce Meyer
Pastor Jorge Linhares
Pastor Samuel Mariano
Pastor Samuel Camara
Pastor Lucinho
Pastor Abílio Santana
Pastor Marco Feliciano
Pastora Sarah Sheeva
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastor Josué Gonçalves
Bispo Rodovalho
Pastor Adão Santos
Pastor Márcio Valadão
Pastor Oseias Gomes

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantora Ana Paula Valadão
Cantora Ludmila Ferber
Cantor Regis Danese
Cantora Lea Mendonça
Cantora Karen Martins
Cantor Marquinhos Gomes
Cantor Davi Sacer
Cantor Irmão Lázaro
Cantora Fernanda Brum
Cantor Mattos Nascimento
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Bruna Karla
Cantora Nivea Soares
Cantora Alda Célia
Voz da Verdade
Cantor André Valadão
Cantora Cassiane
Cantora Damares
Cantora Andrea Fontes
Banda Oficina G3
Cantora Mara Lima
Cantora Aline Barros
Ministério Renascer Praise
Ministério Diante do Trono
Cantora Rose Nascimento
Cantora Lauriete
Cantor Fernandinho