Encontramos o irmão Walter J. Maben em Bangalore, onde foi convidado para um seminário PFAT (Permanecendo Firme Através da Tempestade) como um dos preletores. Ele é um evangelista com base na cidade de Mangalore, em Karnataka. Ele é também presidente da Karnataka Missions Network e está envolvido há muitos anos com o ministério da emissora de rádio Transworld. Ele ajudou-nos a conhecer a situação cada vez mais difícil dos cristãos e de outras minorias no Estado de Karnataka. Alguns importantes destaques da entrevista são apresentados abaixo:
Portas Abertas: Que atitude o Estado de Karnataka tem em relação aos cristãos?
Walter Maben: Os fundamentalistas hindus, gradualmente, conseguiram infiltrar-se em Karnataka por meios políticos. Nos últimos três anos, eles buscaram substituir o pessoal de postos-chave dos serviços administrativos, da polícia, das comunicações e do judiciário por pessoal tático, simpatizantes da causa de hindutva. De acordo com as declarações oficiais, eles seriam imparciais com todas as religiões, a verdade, porém, é que eles patrocinam e promovem a causa hindutva. Nos últimos dois anos, o número de igrejas perseguidas, de evangelistas atacados, de propriedades de cristãos danificadas cresceu em uma escala sem precedentes. As pessoas responsáveis por esses crimes, raramente, são denunciadas, e quase nunca são autuadas. Até mesmo a mídia é veladamente monitorada de tal forma que a perspectiva das informações sobre a perseguição aos cristãos nunca obtém a simpatia popular.
PA: Os cristãos são pressionados a abandonar sua fé ou a mudar para outra fé? Qual a razão para tal pressão?
WM: Isso mesmo, e de forma cada vez mais intensa. O desafio é ainda maior para a primeira geração de cristãos. A ala direitista das organizações fundamentalistas, como a Rashtriya Swayamsevak Sangh (RSS) e a Bajrag Dal, trabalha em conjunto com o partido político, o BJP, ou Bhartiya Janata Party. Eles gostariam de impor o hinduísmo como a única religião da Índia e têm como ponto de honra subjugar outras religiões minoritárias, como o islamismo e o cristianismo. A principal razão para essa pressão é a insegurança política e o receio de perderem o domínio nos anos vindouros. Um poderoso santo hindu estimulou os hindus a agir ao observar que nos próximos 10 a 15 anos os hindus poderiam tornar-se um grupo religioso minoritário, e os cristãos (e muçulmanos) certamente se tornariam a maioria. Para combater isso, ele exortou os hindus a levantarem-se e a agir para esmagar todas as minorias. Essa é a forma pela qual muitos recebem uma lavagem cerebral para odiar os cristãos.
PA: Você acredita na intensificação desse movimento daqui para a frente?
WM: Isso mesmo, o movimento apenas começou. A direita fundamentalista não descansará enquanto não reconquistar o sentimento de predominância. Karnataka, junto com outros estados do sul da Índia, contam com um elevado percentual de cristãos, em comparação com o norte da Índia. Os cristãos, sabidamente, votam nos partidos políticos mais seculares, como o Partido do Congresso; mas o BJP tenta atrair os votos do sul a seu favor. Por essa razão, o BJP tentará todas as táticas possíveis para obter a adesão da população hindu, predominante no Estado.
PA: Você acha que o seminário PFAT é uma ferramenta valiosa para preparar os cristãos do Estado para encarar as possíveis mudanças daqui para a frente?
WM: O seminário PFAT proporcionou uma oportunidade valiosa para o entendimento da Palavra de Deus a fim de que se possa extrair o encorajamento necessário dessa fonte. O seminário proporcionou aos pastores e aos evangelistas uma perspectiva de como encarar as realidades básicas e sobre que tipo de respostas devem dar. Também proporcionou uma plataforma por meio da qual as pessoas podem obter ajuda prática, quando estiverem em dificuldades. A necessidade do momento é permanecermos envolvidos com a vida dos cristãos que passam por situações difíceis. Tais seminários podem ajudar no desenvolvimento de uma rede que pode ser útil ao trabalho dos crentes em regiões muito distantes.
Deixe seu Comentário abaixo:
O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.