Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Uma jovem tímida se sacrifica por sua família

Até onde Lakech pôde entender, a tribulação de Selamu foi em conseqüência de seus esforços para ajudar sua congregação a construir um templo na cidade de Moche. Embora aqueles crentes estivessem se reunindo em cultos públicos já há quatro anos, foi negado àquela denominação protestante um terreno para a construção do templo.  

Os Pentes – termo pejorativo para os Protestantes utilizado pelos adeptos da Igreja Ortodoxa Etíope (EOC) – enfrentam constantemente muita discriminação porque são vistos como uma “ameaça” para a estabilidade dos ortodoxos. Embora a EOC não seja mais a igreja do estado, os membros do governo, com freqüência, favorecem aos seus líderes.

Há cerca de quatro anos, Selamu ofertou uma parte de sua terra para sua igreja. Os ortodoxos se opuseram a este ato, argumentando que a terra doada era muito próxima do complexo da igreja deles, e ameaçaram com um ataque à propriedade. Desejando manter um bom relacionamento com seus vizinhos ortodoxos, os protestantes desistiram de construir o templo ali.  Mas, logo, os seguidores da EOC começaram a pressionar Selamu para doar para eles aquela terra em troca de um lote que ficava bem distante.

Selamu recusou a proposta, dizendo que o terreno oferecido era muito longe para que ele e sua família pudessem desfrutá-lo. Então, os ortodoxos quiseram comprar aquela terra, mas Selamu novamente recusou, lembrando que a venda de terras é ilegal na Etiópia. A persistência de Selamu enfureceu os líderes da EOC, e em dezembro de 2008 eles encontraram uma oportunidade de desforra. 

A EOC leiloou uma plantação de eucalipto em seu complexo em Moche, e um membro da igreja chamado Dagne a arrematou com o maior lance. O novo dono decidiu revender as árvores para vários interessados, entre eles Selamu. Depois de acertado o preço, Selamu pagou a sua parte à vista, mas como é costume na Etiópia nenhum recibo foi passado.

Entretanto, quando Selamu se dirigiu ao complexo da EOC para derrubar suas árvores, um líder ortodoxo o denunciou à polícia. Ele foi acusado não só de invasão, como também de ofensas à fé da EOC, além de roubo das árvores. Selamu acabou preso.

A batalha judicial começou com uma audiência poucos dias depois, se estendendo por um ano até novembro de 2009, quando a Corte declarou o pai de Lakech culpado e o condenou a um ano de prisão.  Enquanto isso, Selamu dividia uma cela com 50 criminosos e sua família foi lançada na tribulação.

“Eu passava várias noites sem dormir pensando em minha família”, disse Selamu. “Embora eu tenha ficado, no princípio, confuso sobre a razão da EOC ter desejado tanto o meu mal, depois eu aceitei a situação e percebi que tinha conviver com aquilo. Mas a minha maior preocupação, no entanto, era sempre com a família.”

 Porém, os seus inimigos ainda não estavam satisfeitos. Selamu apelou à Corte e pediu que a sua sentença fosse convertida em fiança, para que ele pudesse cuidar de sua família. Mas seus acusadores agiram rápido e pediram que a sentença fosse estendida por mais um ano, já que, segundo eles, o crime era muito grave. Os acusadores ganharam a causa. 

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.


Em casa, Tutu Haile enfrentava problemas. Os vizinhos escarneciam das crianças, dizendo que o pai delas ficaria preso por mais sete anos. Foi quando Lakech caiu na real sobre o preço que todos na família teriam que pagar com a prisão do pai. “Eu comecei a perceber que estava sendo muito difícil para minha mãe colocar comida na mesa. E não suportei ver minha mãe batalhar sozinha”, contou Lakech. “Eu queria terminar os estudos, mas foi impossível seguir em frente”, ela admitiu. “Minha mãe precisava de ajuda.” 

Apesar de sua pouca idade e da timidez inata, Lekech deixou a escola e conseguiu um emprego em tempo integral como doméstica num lugar distante de sua cidade. Por longos períodos, ela ficava longe de casa trabalhando, enviando tudo que ganhava para sua mãe. Seguindo seu exemplo, um de seus irmãos mais velhos, também na adolescência, abandonou o colégio e se dedicou à lavoura no pedaço de terra da família.

Então, a igreja local começou a ajudar no sustento daquela família, e Portas Abertas foi alertada para a dificuldade de Tutu, Lakech e Talegeta para, tão somente, conseguirem botar comida na mesa. O ministério Portas Abertas conseguiu suprir as necessidades de todos naquele lar, ajudando na alimentação e também pagando as mensalidades escolares para que Lakech voltasse para casa e concluísse seus estudos junto com seu irmão. 

Pouco tempo depois, para grande alegria da família, Selamu recebeu indulto por bom comportamento e em setembro de 2010 ele foi solto, depois de cumprir cerca de metade da pena. Quando PA visitou a família reunida, com Selamu de volta ao lar, encontrou o pai de Lakesh transbordando de alegria.

“Quando soube que seria libertado, eu imaginava encontrar minha família abatida e passando necessidades, mas aconteceu bem diferente. Nada lhes faltava e tudo estava sob controle. Eu não conhecia o ministério, mas ainda assim Portas Abertas manteve minha família suprida e unida”, Selamu declarou.  

“Eu também pensava que ninguém estava conosco”, revelou a mãe de Lakech. “Mas o Senhor fez cair por terra o inimigo. Eu também não esperava que meu marido fosse libertado tão cedo. Agora é só alegria! Nós agradecemos ao Senhor. Eu me sinto feliz pelo alívio das preocupações e, sobretudo, por ter meu marido ao meu lado. O Senhor me abençoou duplamente; minha filha e meu marido voltaram para casa.”

Tutu concluiu: “Eu quero agradecer a todos que nos prestaram socorro. Não conhecemos fisicamente as pessoas que mandaram vocês até aqui com essa ajuda, mas elas estão em nossos corações. Eu só posso dizer, obrigado! Que Deus lhes recompense ricamente segundo a Sua vontade!”

Fonte: https://www.portasabertas.org.br/noticias/2011/05/noticia7078/


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor Gilmar Santos
Pastor Claudio Duarte
Pastor Marco Feliciano
Pastor Geziel Gomes
Pastor Lucinho
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Billy Graham
Missionário David Miranda
Pastor Hidekazu Takayama
Pastor Abílio Santana
Pastor Jorge Linhares
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastor Samuel Mariano
Pastor Julio Ribeiro
Bispa Ingrid Duque
Pastor Carvalho Junior
Bispo Rodovalho
Pastor Oseias Gomes
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Samuel Camara
Pastor Benny Hinn
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastor Elson de Assis
Pastora Sarah Sheeva
Bispa Sonia Hernandes
Apóstolo Agenor Duque
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastor Adão Santos
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Aluizio Silva
Pastora Helena Tannure
Pastor Márcio Valadão
Pastora Joyce Meyer
Missionário RR Soares
Pastor Josué Gonçalves
Apóstolo Valdemiro Santiago
Apóstolo César Augusto
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastor Yossef Akiva
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Ministério Renascer Praise
Cantora Alda Célia
Ministério Diante do Trono
Cantora Andrea Fontes
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantor Davi Sacer
Cantor Mattos Nascimento
Banda Oficina G3
Cantora Bruna Karla
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Nivea Soares
Cantora Ludmila Ferber
Cantora Rose Nascimento
Cantor Marquinhos Gomes
Cantor Regis Danese
Cantor André Valadão
Cantora Mara Lima
Cantora Lea Mendonça
Cantora Aline Barros
Cantora Damares
Cantora Cassiane
Cantor Irmão Lázaro
Cantor Fernandinho
Cantora Fernanda Brum
Cantora Lauriete
Cantora Karen Martins
Voz da Verdade
Cantora Ana Paula Valadão