No último domingo (26), um comandante iraquiano declarou que a cidade de Fallujah está "totalmente liberada" de militantes do grupo Estado Islâmico. O fato aconteceu depois de uma operação militar que durou mais de um mês. De acordo com o chefe das forças de contraterrorismo na operação, o tenente-general Abdul-Wahab Al-Saadi, tropas iraquianas entraram no bairro de al-Julan, no noroeste da cidade, a última área de Fallujah que permanecia sob controle do EI.
O tenente-general relata que a operação, que começou no final de maio, "chegou ao fim e a cidade está totalmente liberada". O exército iraquiano foi apoiado por ataques aéreos da coalizão liderada pelos EUA e tropas paramilitares, principalmente as milícias xiitas. "A partir do centro do bairro de al-Julan, felicitamos o povo iraquiano e o comandante-em-chefe e declaramos que a batalha em Fallujah terminou" disse Al-Saadi para a TV estatal iraquiana.
Ele ainda disse que as tropas vão começar a trabalhar na remoção de bombas de ruas e edifícios da cidade. Esse anúncio foi feito pouco mais de uma semana depois que o premiê iraquiano, Haider al-Abadi, declarou vitória em Fallujah, depois que as forças iraquianas avançaram para o centro da cidade e tomaram o controle de um complexo do governo.
Confrontos violentos nas margens norte e oeste da cidade persistiram por dias enquanto al-Abadi dizia que os grupos de combatentes do Estado Islâmico seriam batidos em questão de horas.
Êxodo das Famílias
Um êxodo de milhares de famílias tem sido provocado por causa da operação, sobrecarregando campos com os refugiados que procuram apoio do governo e de órgãos internacionais. Segundo a Agência da ONU para os Refugiados, mais de 85 mil pessoas fugiram de Fallujah e arredores desde o início da ofensiva.
É o caso do ACNUR (agência de ajuda) que alertou sobre as condições terríveis nos campos, onde as temperaturas que são bem mais de 40 graus (104 Fahrenheit). Além disso, o abrigo é limitado, por isso eles pediram mais recursos para atender às necessidades crescentes dos deslocados.
Entenda a matéria
Fallujah estava sob o controle de militantes Estado islâmico desde Janeiro de 2014. A cidade está localizada na província de Anbar, cerca de 65 quilômetros a oeste de Bagdá e foi a primeira cidade a cair para EI em janeiro de 2014.
De acordo com a ONU, ao todo, mais de 3,3 milhões de iraquianos fugiram de suas casas desde que o EI tomou conta do norte e do oeste do Iraque. Mais de 40% dos deslocados são da província de Anbar.
Deixe seu Comentário abaixo:
O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.