Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Turco condenado por esfaquear padre em Esmirna

No dia 5 de janeiro, um juiz na Turquia condenou um jovem muçulmano de 19 anos a quatro anos e meio de prisão por esfaquear um padre católico na cidade costeira de Esmirna no mês de dezembro de 2007.

Ramazan Bay, à época com 17 anos, conhecera o padre Adriano Franchini, italiano de 65 anos residente na Turquia, ao expressar interesse no cristianismo depois de assistir a uma missa na igreja Sto. Antônio. Durante a conversa, Ramazan ficou irritado, puxou uma faca e esfaqueou o padre no estômago.

O padre foi hospitalizado e liberado no dia seguinte sem ferimentos graves.

Ramazan, natural de Balikesir localizada a 90 milhas de Esmirna, disse em seu depoimento ter sido influenciado por um episódio do seriado de TV “Kurtlar Vadisi” (“O vale dos lobos”). O seriado retrata os missionários cristãos como políticos infiltrados que pagam para que famílias pobres se convertam ao cristianismo.

“O vale dos lobos” também teve papel importante no ataque a outro líder cristão em dezembro de 2007.

Murat Tabuk admitiu em seu depoimento à polícia que o programa, popular e ultranacionalista, o inspirara a planejar o assassinato do pastor Ramazan Arkan, de Antalya. O plano se frustrou, o pastor recebeu proteção policial e o Departamento Antiterrorismo da polícia de Antalya exigiu que o pastor fosse acompanhado por policiais à paisana.

O pastor e mais 20 líderes cristãos protestantes prestaram uma queixa formal contra “O vale dos lobos” junto à Promotoria Pública de Istambul por “mostrá-los como terroristas e televisionar cenas que os retratam como alvo fácil”.

O seriado retrata os cristãos como traficantes de órgãos envolvidos com a máfia e com prostituição, aliados de inimigos da sociedade turca, trabalhando para espalhar a fé cristã.

“Como resultado, recebemos inúmeras ameaças, ataques contra locais de culto, e três cristãos inocentes foram mortos em Malatya”, declara a queixa.

Os líderes protestantes exigiram que a Show TV e os produtores do seriado “O vale dos lobos” fossem denunciados sob as os artigos 115, 214, 215, 216 e 288 do Código Penal Turco por espalharem informações falsas e incitarem violência contra cristãos.

Nos últimos três anos, seis padres foram atacados enquanto trabalhavam no país. O pior incidente resultou na morte de Andrea Santoro, em Trabbzon. Assim como aconteceu com o padre Adriano, muitos ataques aconteceram juntamente com acusações de subversão e “proselitismo”.

Antipatia ao cristianismo

Apesar de ser uma república laica, a Turquia possui uma identidade nacional muito forte e o islã ocupa uma grande parte de sua cultura.

Seriados de TV como “O vale dos lobos” podem não ser a regra. Entretanto, a publicação recente de um livro-texto de ensino médio que caracteriza a “atividade missionária” como nociva e perigosa levantou questionamentos sobre o compromisso da Turquia em combater o preconceito e a discriminação.

“Há uma atitude geral , e acho que o Estado alimenta e propaga esse sentimento”, declara um representante da Aliança das Igrejas Protestantes na Turquia (TEK). “Se o Estado tivesse uma atitude mais tolerante, acho que a atitude popular também mudaria.”

No final de 2007, a TEK listou todas as violações de direitos humanos sofridas por seus membros naquele ano. Ao final, a organização pediu ao Estado que parasse com a “campanha doutrinadora” que acontece com o objetivo marginalizar a comunidade cristã.

A TEK em breve publicará a edição de 2008 com as violações e é muito provável que um pedido seja feito. 

“Há proteção policial e algumas pessoas já foram capturadas”, disse o representante da TEK. “Há uma parte ativa do Estado tentando impedir essas coisas de acontecer, mas a maneira como elas se dão depende muito da situação e de como o governo se sente no momento em relação à diplomacia e polícia. Há muita hipocrisia no processo.”

Uma pesquisa feita em 2005 pelo Pew Global Attitudes Project também sugere uma atitude negativa por parte dos turcos em relação aos cristãos, com 63% dos turcos descrevendo os cristãos como “negativos”, maior índice entre os países pesquisados.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.


Niyazi Oktem, professor de Direito da Universidade Bilgi e presidente de uma importante organização ecumênica na Turquia chamada Plataforma de Diálogo Intercultural, disse saber que o governo poderia fazer mais para assegurar a liberdade religiosa, mas que não caracterizaria o sentimento turco em relação aos cristãos como negativo. 

“Posso dizer que o sentimento geral dos turcos em relação à religião cristã não é de hostilidade”, comenta Niyazi. “É claro que pode haver exceções, mas também pode ser a mesma situação de países cristãos em relação ao islã”.

Fonte: https://www.portasabertas.org.br/noticias/2009/01/noticia5060/


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor Gilmar Santos
Pastor Claudio Duarte
Pastor Marco Feliciano
Pastor Geziel Gomes
Pastor Lucinho
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Billy Graham
Missionário David Miranda
Pastor Hidekazu Takayama
Pastor Abílio Santana
Pastor Jorge Linhares
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastor Samuel Mariano
Pastor Julio Ribeiro
Bispa Ingrid Duque
Pastor Carvalho Junior
Bispo Rodovalho
Pastor Oseias Gomes
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Samuel Camara
Pastor Benny Hinn
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastor Elson de Assis
Pastora Sarah Sheeva
Bispa Sonia Hernandes
Apóstolo Agenor Duque
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastor Adão Santos
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Aluizio Silva
Pastora Helena Tannure
Pastor Márcio Valadão
Pastora Joyce Meyer
Missionário RR Soares
Pastor Josué Gonçalves
Apóstolo Valdemiro Santiago
Apóstolo César Augusto
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastor Yossef Akiva
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Ministério Renascer Praise
Cantora Alda Célia
Ministério Diante do Trono
Cantora Andrea Fontes
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantor Davi Sacer
Cantor Mattos Nascimento
Banda Oficina G3
Cantora Bruna Karla
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Nivea Soares
Cantora Ludmila Ferber
Cantora Rose Nascimento
Cantor Marquinhos Gomes
Cantor Regis Danese
Cantor André Valadão
Cantora Mara Lima
Cantora Lea Mendonça
Cantora Aline Barros
Cantora Damares
Cantora Cassiane
Cantor Irmão Lázaro
Cantor Fernandinho
Cantora Fernanda Brum
Cantora Lauriete
Cantora Karen Martins
Voz da Verdade
Cantora Ana Paula Valadão