Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Tratado de paz após demolição da igreja

Os habitantes de Quechua, na Bolívia, estão vivendo um cessar-fogo turbulento dois meses após um grupo desordeiro destruir a única igreja evangélica na sua remota comunidade Andina. Oficiais da comunidade em Chucarasi assinaram um acordo com os membros da congregação local da Igreja de Deus. Em troca das promessas dos cristãos de respeitar os costumes tradicionais, seus vizinhos animistas concordaram em permitir que cultos de adoração fossem realizados na comunidade. No entanto, a Igreja de Deus não terá permissão para reconstruir sua igreja demolida.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

Uma comunidade rural de trezentas pessoas no estado de Potosi, cem milhas a sudoeste de Ururo, Chucarasi é habitada por agricultores indígenas, que na sua maioria segue as tradições religiosas animistas dos seus antepassados Incas.

O conflito surgiu na comunidade no último mês de fevereiro após as celebrações de Carnaval, uma festa costumeira no povoado, com rituais pagãos, danças e bebidas fortes. Desde que se converteram ao cristianismo há alguns anos, os membros da Igreja de Deus em Chucarasi têm se recusado a participar das festas de carnaval.

Quando um forte temporal de granizo destruiu o povoado dois dias após as festividades, os habitantes animistas se convenceram de que espíritos malignos estavam punindo a comunidade por permitir que os cristãos abandonassem a tradição.

Os habitantes do povoado agrediram o pastor da Igreja de Deus, Fortunato Bernal, e o espancaram até que perdesse a consciência. Mais tarde, na mesma noite, eles destruíram completamente a igreja da congregação com paus e ferramentas de destruição.

Líderes do povoado insistiram mais tarde que os cristãos deveriam renunciar a sua fé ou deixar a comunidade. A vila inteira se levantou como um tigre contra nós - todos, como um homem, relatou o evangelista que introduziu o cristianismo na vila em 1997, Gregório Conde.

Gregório e Fortunato viajaram pra Oruro para alertar os líderes da denominação a respeito da crise. Em resposta, a polícia, os oficiais militares e de justiça se uniram aos representantes das Igrejas Unidas, uma associação ecumênica representada pela comunidade cristã de Oruro, para formar uma comissão especial que visitou Chcarasi para negociar um acordo de paz.

Teria sido muito útil se pudéssemos ter trocado idéias e explicado como o que aconteceu foi simplesmente uma ocorrência normal da natureza, mas foi impossível conseguirmos ser ouvidos, disse Victor Quispe, presidente nacional da Igreja de Deus. O único que falou foi o comandante do exército, então o resto de nós orou para que Deus usasse este homem, e isto foi o que aconteceu.

O Coronel Luis Morales, comandante de uma base militar local que chegou com um esquadrão de soldados, conseguiu convencer os líderes Chucarasi a ouvirem os negociadores. Estou aqui para ver se a constituição da Bolívia está sendo respeitada, disse o Cel. Morales aos anciãos da comunidade, e vocês devem respeitar a liberdade religiosa dos cristãos. Caso contrário, levaremos sob custódia as cinco pessoas cujos nomes estão no relatório de polícia (relacionando-se ao ataque de 28 de fevereiro). Mas não quero nenhuma violência.

Victor disse que os líderes do povoado refletiram das 11h30 às 18h00 antes de assinar o documento que garante aos cristãos o direito de viver em comunidade e continuar oferecendo cultos aos domingos.

O acordo também estipula que os membros da Igreja de Deus devem contribuir com cotas de comida e dinheiro para as festividades da comunidade. Além disso, o acordo proíbe expressamente a congregação de reconstruir sua igreja demolida. Nunca mais haverá outra igreja cristã aqui, um ancião do povoado aparentemente afirmava durante as discussões.

Com o interesse de evitar mais violência, a comissão não insistiu no assunto. Nem os oficiais de segurança prenderam os cinco homens acusados de liderar o ataque à igreja. Decidimos perdoá-los, disse Gregório.

Devido à pressão da comunidade, disse ele, três membros batizados da congregação declararam sua intenção de abandonar a fé e retornar à prática animista. Gregório e Fortunato não estão entre eles.

Nós declaramos na reunião que, embora possamos morrer por isto, seguiremos a Cristo, disse Gregório. Prometemos servir ao Senhor e nunca desistiremos.

A Igreja de Deus em Chucarasi possui 36 membros batizados e uma média de 64 membros que freqüentam os cultos semanalmente. Três anos atrás, a congregação construiu a igreja que foi demolida em 28 de fevereiro.

Gregório disse que os cristãos jejuaram por três dias durante a Semana Santa, orando pela reconciliação da comunidade. Apesar do recente contratempo, eles continuam com planos de celebrar a junta (encontro no campo) anual, que atrai alguns milhares de cristãos a Chucarasi no final de agosto para dois dias de adoração ao ar livre.

Iremos nos preparar para a nossa junta de 30 de agosto, disse Andrés Pedro, o diácono da congregação pastoral.

Victor acrescentou, Os irmãos e irmãs permanecem firmes na fé e eu estou certo de que em algum momento de um futuro não muito distante todo o povoado estará adorando o Senhor.

Fonte: https://www.portasabertas.org.br/noticias/2004/04/noticia865/


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastora Helena Tannure
Apóstolo César Augusto
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor Márcio Valadão
Bispa Sonia Hernandes
Bispo Rodovalho
Bispa Ingrid Duque
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastora Sarah Sheeva
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastor Samuel Camara
Missionário David Miranda
Missionário RR Soares
Apóstolo Estevam Hernandes
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastor Josué Gonçalves
Pastor Billy Graham
Pastor Elson de Assis
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Lucinho
Pastor Claudio Duarte
Pastor Julio Ribeiro
Pastor Jorge Linhares
Pastor Aluizio Silva
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastor Yossef Akiva
Pastor Abílio Santana
Pastor Adão Santos
Pastor Carvalho Junior
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastora Joyce Meyer
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Marco Feliciano
Pastor Samuel Mariano
Pastor Gilmar Santos
Pastor Benny Hinn
Pastor Geziel Gomes
Pastor Hidekazu Takayama
Pastor Oseias Gomes

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantora Ana Paula Valadão
Cantora Ludmila Ferber
Cantor Regis Danese
Cantora Lea Mendonça
Cantora Karen Martins
Cantor Marquinhos Gomes
Cantor Davi Sacer
Cantor Irmão Lázaro
Cantora Fernanda Brum
Cantor Mattos Nascimento
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Bruna Karla
Cantora Nivea Soares
Cantora Alda Célia
Voz da Verdade
Cantor André Valadão
Cantora Cassiane
Cantora Damares
Cantora Andrea Fontes
Banda Oficina G3
Cantora Mara Lima
Cantora Aline Barros
Ministério Renascer Praise
Ministério Diante do Trono
Cantora Rose Nascimento
Cantora Lauriete
Cantor Fernandinho