Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Teologia da Libertação ainda incomoda a Igreja Católica

No dia 15 de março, a Congregação para a Doutrina da Fé (ex-Santo Ofício) anunciou no Vaticano a suspensão do padre jesuíta Jon Sobrino, basco que reside em El Salvador desde 1958 – e um dos expoentes da Teologia da Libertação na América Latina. O teólogo foi proibido de dar aulas, proferir palestras e publicar textos, por causa de posições que tem defendido em seus livros sobre cristologia. Ele teria empobrecido a figura de Cristo, reduzindo seus valores divinos, com intenção de aproximá-lo mais dos pobres.

Anunciada a menos de dois meses da visita do papa Bento XVI ao Brasil, prevista para esta semana, a sentença foi vista como um recado aos leigos, freiras, padres e bispos que seguem essa linha teológica no continente. Foi também um sinal de como deve se desenrolar a 5.ª Conferência Episcopal Latinoamericana (Celam) – o principal motivo da visita do papa ao Brasil. Mais do que isso tudo, porém, sinalizou que a Teologia da Libertação, apesar de desestimulada há mais de três décadas pelo Vaticano, com exortações, documentos e punições, ainda tem força e incomoda a direção da Igreja.

“A Teologia da Libertação ainda é a linha hegemônica no clero brasileiro e de boa parte da América Latina e isso é visto como uma grande dificuldade para o Vaticano”, observa o professor Luiz Felipe Pondé, do Departamento de Teologia da PUC-SP. “Uma das razões dessa hegemonia é o fato de outras correntes não terem boa produção teológica. No Brasil, a maior parte das pessoas que produzem trabalhos nessa área são da Teologia da Libertação.”

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

O teólogo Paulo Suess, que lamentou a punição de Sobrino, aponta outra razão para a permanência dessa linha de pensamento: ela permitiria ver com mais clareza os sinais de Deus nos tempos. “Esses sinais não surgem dentro da Igreja, como acreditam alguns mas fora dela, no meio da sociedade, na realidade do povo”, diz ele. “Nas últimas décadas, a pobreza na América Latina aumentou, em vez de diminuir. A Teologia da Libertação, que faz a opção preferencial pelos pobres, marginalizados e excluídos, vê esta realidade com mais clareza e por isso é mais contemporânea.”

Um indicador recente de como os seguidores dessa linha permanecem organizados foi a reação à condenação de Sobrino. Ouviram-se protestos desde pequenas comunidades eclesiais de base (CEBs) no interior do Pará a congregações religiosas. Os Missionários Combonianos do Coração de Jesus da Província Brasil Nordeste divulgaram uma carta indignada, lamentando “que boa parte da hierarquia da Igreja Católica demonstra uma grande preocupação com a ortodoxia, mas, ao que parece, pouco se importa com a ortopráxis, que é a vivência da consciência evangélica da qual nasce a opção preferencial pelos pobres.”

Em seu longo pontificado, entre 1978 e 2005, João Paulo II tomou o cuidado de não indicar para as cadeiras de bispo os padres que eram mais claramente identificados com a Teologia da Libertação.

Fonte: http://noticias.gospelmais.com.br/teologia-da-libertacao-ainda-incomoda-a-igreja-catolica.html


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastora Sarah Sheeva
Missionário RR Soares
Pastor Benny Hinn
Pastor Samuel Camara
Pastor Billy Graham
Pastor Jorge Linhares
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Adão Santos
Pastor Yossef Akiva
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastor Aluizio Silva
Bispo Rodovalho
Pastor Abílio Santana
Bispa Sonia Hernandes
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastora Helena Tannure
Apóstolo Agenor Duque
Apóstolo César Augusto
Pastor Márcio Valadão
Pastor Oseias Gomes
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Elson de Assis
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastor Marco Feliciano
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastor Gilmar Santos
Pastora Joyce Meyer
Pastor Geziel Gomes
Pastor Samuel Mariano
Pastor Josué Gonçalves
Pastor Lucinho
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastor Julio Ribeiro
Pastor Samuel Ferreira
Missionário David Miranda
Pastor Claudio Duarte
Pastor Hidekazu Takayama
Pastor Carvalho Junior
Bispa Ingrid Duque

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantora Cassiane
Ministério Renascer Praise
Cantor Mattos Nascimento
Cantor Marquinhos Gomes
Cantor Fernandinho
Cantora Mara Lima
Banda Oficina G3
Cantora Ludmila Ferber
Ministério Diante do Trono
Cantora Nivea Soares
Voz da Verdade
Cantora Lea Mendonça
Cantora Ana Paula Valadão
Cantor André Valadão
Cantora Aline Barros
Cantor Davi Sacer
Cantor Irmão Lázaro
Cantora Andrea Fontes
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Alda Célia
Cantora Damares
Cantora Karen Martins
Cantora Bruna Karla
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Fernanda Brum
Cantora Lauriete
Cantora Rose Nascimento
Cantor Regis Danese