Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Sociólogo afirma que teoria da manipulação religiosa de indígenas é racista

A afirmação que explica o crescimento do protestantismo entre os indígenas mexicanos pela influência de missionários estrangeiros é racista e profundamente discriminatória, advertiu o sociólogo da Religião, Carlos Martínez.

A teoria da manipulação (dos missionários estrangeiros) é uma explicação racista e profundamente discriminatória, porque nega aos índios, a maioria com idade e capacidade para decidir por si mesmos, seus novos referenciais de identidade afirma Martínez, em artigo publicado no diário La Jornada, na quarta-feira, 6.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

Segundo Martínez, o aumento da membresia evangélica nas comunidades indígenas do país obedece à ativa mobilização de missionários evangélicos saídos das próprias comunidades nativas.

O Censo Geral da População e Moradia, de 2000, reporta que em Chiapas, nos municípios preponderantemente indígenas de Los Altos, entre 20% e 50% da população são evangélicos. Nesses municípios o presbiterianismo foi, durante muito tempo, a única confissão religiosa distinta do catolicismo tradicional, indica Martínez.

Atualmente, a maior denominação em número de fiéis na região corresponde aos adventistas. A Igreja Presbiteriana indígena mantém uma liderança na região dos Altos de Chiapas, com pastores eminentemente índios que se formaram nas congregações locais e mais tarde na Escola Bíblica Tzotzil, precisa o sociólogo.

Martínez explica que esse processo se estende a outros países, como Guatemala, Peru e Equador, onde o cristianismo evangélico cresceu com mais êxito entre os indígenas do que entre os mestiços.

Outra razão apontada pelo autor é que o religioso tem entre os indígenas uma significação especial como elemento integrador da vida pessoal e comunitária. Martínez lembra que a presença de propostas religiosas nesses povos, diferentes das tradicionais, provocaram respostas distintas, que vão desde o rechaço até a entusiasta adoção.

O sociólogo destaca também os ganhos de alguns desses povos, como as etnias tzotzil de Chenalhó e Chamula, que contam cada uma com a Bíblia em seu idioma.

Fonte: https://www.portasabertas.org.br/noticias/2005/07/noticia1920/


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor Billy Graham
Apóstolo César Augusto
Pastor Samuel Camara
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor Carvalho Junior
Pastor Márcio Valadão
Missionário David Miranda
Apóstolo Renê Terra Nova
Bispa Sonia Hernandes
Pastor Marco Feliciano
Pastor Yossef Akiva
Pastor Hidekazu Takayama
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Bispa Ingrid Duque
Pastor Elson de Assis
Pastor Claudio Duarte
Pastora Sarah Sheeva
Pastor Julio Ribeiro
Pastor Geziel Gomes
Pastor Josué Gonçalves
Pastor Lucinho
Pastor Adão Santos
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Samuel Mariano
Pastor Oseias Gomes
Pastora Helena Tannure
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Jorge Linhares
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastor Benny Hinn
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Abílio Santana
Pastor Aluizio Silva
Missionário RR Soares
Pastor Gilvan Rodrigues
Apóstolo Estevam Hernandes
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Bispo Rodovalho
Pastora Joyce Meyer
Pastor Gilmar Santos

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantora Nivea Soares
Voz da Verdade
Banda Oficina G3
Cantor Davi Sacer
Cantor Mattos Nascimento
Cantor Fernandinho
Ministério Renascer Praise
Cantora Ludmila Ferber
Cantora Lauriete
Cantora Rose Nascimento
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Karen Martins
Cantora Alda Célia
Cantora Damares
Cantor Regis Danese
Cantor Irmão Lázaro
Cantora Fernanda Brum
Cantora Lea Mendonça
Cantora Andrea Fontes
Cantor Marquinhos Gomes
Cantor André Valadão
Cantora Aline Barros
Cantora Bruna Karla
Ministério Diante do Trono
Cantora Cassiane
Cantora Ana Paula Valadão
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Mara Lima