Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Seis prisioneiros religiosos soltos, mas dois permanecem presos

No que aparenta ser mais uma concessão à pressão estrangeira para por fim às violações da liberdade religiosa, o presidente autocrático Saparmurat Niyazov mandou ordens de soltar duas testemunhas de Jeová da prisão. Fontes desta religião confirmaram ao Forum18 NewsService que os seis foram libertos em meados de junho e agora estão de volta aos seus lares. Mas eles ressaltaram que os dois novos prisioneiros - Mansur Msharipov e Vepa Tuvakov, ambos presos - ainda não foram soltos. Muito menos o ex-chefe mufti Narsullah ibn Ibadullah, cumprindo vinte e dois anos de prisão por acusações que ainda não foram esclarecidas.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

As minorias religiosas disseram ao Forum18 que o abuso da polícia está diminuindo, incluindo batidas policiais, ameaças e confiscos de literaturas.

Uma testemunha de Jeová, que preferiu não ser identificada, disse ao Forum18 em Ashgabad, capital do país, que Mansue e Vepa foram presos em suas cidades de origem no nordeste do país por recusarem a prestar o serviço militar obrigatório. Essa é a primeira vez em que eles teriam cumprido sentenças por tais acusações. Não sabemos se eles serão soltos ou não, disse esta pessoa ao Forum18, no dia 25 de junho.

Esta pessoa disse que o estatus legal dos seis prisioneiros ainda não está esclarecido. Eles foram liberados - é só o que sabemos. Ninguém disse se as acusações contra eles foram retiradas. Dos seis prisioneiros libertos, cinco são opositores do governo - Aleksandr Matveyev, Rinat Babadjanov, Shohrat Mitogorov, Rusian Nasyrov e Rozymamed Satiylov - e a outra testemunha de Jeová se chama Kurban Zakirov, que cumpriria oito anos de prisão, acusado de atacar um guarda, acusação que as testemunhas de Jeová alegam que foram inventadas. Este senhor disse que Kurban teve que ser tratado no hospital depois de sua liberação, mas agora se encontra com sua família em sua cidade de origem.

Esses prisioneiros rotineiramente eram agredidos dentro da prisão e pressionados a renunciarem a religião deles, enquanto que em abril dois deles foram ameaçados de morte durante o tempo em que estavam no campo de trabalho forçado.

Nasrullah era severamente agredido em Turkmebashi. O serviço da Deutsche Welle na Ásia central, citando uma fonte anônima vinda das agências reguladoras da lei, relatou que no dia 24 de maio naquela noite, oficiais de um departamento especial do Ministério do interior agrediram os prisioneiros em cinco celas, entre eles, estava Nasrullah, acrescentando ainda que ele passou por sofrimentos significantes.

A Deutsche Welle acredita que as agressões eram contra os prisioneiros em Turkmembashi e eram designadas a intimidar quatro prisioneiros por embaixadores da OSCE. A Fundação de Helsinque, com filial no Turcomenistão, relatou que as forças especiais da polícia da OMOM possuem uma subdivisão separada encarregada de agredir os prisioneiros, acrescentando que nas prisões e nas colônias penais tais batidas de intimidação são comuns.

Um político exilado disse ao Forum18 que acredita que Nasrullah cedeu um favor para Niyazov em 2002, depois de publicar uma brochura de como os muçulmanos devem orar. Foi informado então de que somente o presidente deveria passar instruções ao povo.

Embora Nasrullah tenha sido sentenciado através de uma audiência de portas fechadas em Ashgabad, no dia 02 de março, as autoridades turcomenas se recusam a passar quaisquer detalhes sobre os crimes que eles alegam que Nasrullah tenha cometido e em quais artigos do código criminal ele fora sentenciado ou também a recusa de liberar o texto do veredicto.

Entre os que estão pressionando para obter tais informações são os Estados Unidos, mas um representante americano da Organização e Cooperação e Segurança na Europa (OSCE) reclamou que o governo turcomeno tinha deixado de responder. Seu julgamento, que fora realizado sem a presença do júri, entra em conflito com os compromissos do Turcomenistão com a OSCE devido ao processo do funcionamento da corte, disse ao Conselho Permanente da OSCE Douglas Davidson, no dia 20 de maio. Até agora não obtivemos uma resposta do nosso pedido por informação sobre esse caso, sendo assim gostaríamos de aproveitar essa oportunidade para renovar o pedido aos nossos colegas turcomenos. Um mês mais tarde, as autoridades desse país ainda recusam tornar público o veredicto ou as acusações contra Nasrullah.

Fonte: https://www.portasabertas.org.br/noticias/2004/07/noticia1194/


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor Gilmar Santos
Pastor Claudio Duarte
Pastor Marco Feliciano
Pastor Geziel Gomes
Pastor Lucinho
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Billy Graham
Missionário David Miranda
Pastor Hidekazu Takayama
Pastor Abílio Santana
Pastor Jorge Linhares
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastor Samuel Mariano
Pastor Julio Ribeiro
Bispa Ingrid Duque
Pastor Carvalho Junior
Bispo Rodovalho
Pastor Oseias Gomes
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Samuel Camara
Pastor Benny Hinn
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastor Elson de Assis
Pastora Sarah Sheeva
Bispa Sonia Hernandes
Apóstolo Agenor Duque
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastor Adão Santos
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Aluizio Silva
Pastora Helena Tannure
Pastor Márcio Valadão
Pastora Joyce Meyer
Missionário RR Soares
Pastor Josué Gonçalves
Apóstolo Valdemiro Santiago
Apóstolo César Augusto
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastor Yossef Akiva
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Ministério Renascer Praise
Cantora Alda Célia
Ministério Diante do Trono
Cantora Andrea Fontes
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantor Davi Sacer
Cantor Mattos Nascimento
Banda Oficina G3
Cantora Bruna Karla
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Nivea Soares
Cantora Ludmila Ferber
Cantora Rose Nascimento
Cantor Marquinhos Gomes
Cantor Regis Danese
Cantor André Valadão
Cantora Mara Lima
Cantora Lea Mendonça
Cantora Aline Barros
Cantora Damares
Cantora Cassiane
Cantor Irmão Lázaro
Cantor Fernandinho
Cantora Fernanda Brum
Cantora Lauriete
Cantora Karen Martins
Voz da Verdade
Cantora Ana Paula Valadão