Uma corte vietnamita sentenciou o padre dissidente Thadeus Nguyen Van Ly a oito anos de prisão por atividades anti-governamentais (leia mais). Ly já tinha passado 14 dos últimos 24 anos na prisão e estava em prisão domiciliar desde fevereiro. Quatro outras pessoas - dois homens e duas mulheres - também foram sentenciadas com penas que variam de 6 meses a um ano e meio de prisão.
Ly, de 60 ano, é acusado de ser fundador da Coligação 8406, um movimento pró-democrático lançado em abril do ano passado. Ele também é membro do Partido Progressista do Vietnã.
Os outros acusados admitiram ser membros desse partido. São eles: Nguyen Phong, 32 anos, e Nguyen Binh Thanh, 51, ambos de Huê; as mulheres Le Thi Le Hang, 44, de Huê, e Hoang Thi Anh Dao, 21, de Gialai (montagnard).
O julgamento durou um único dia. Ly, algemado, se recusou a ficar de pé diante da corte, gritando: "Abaixo o Partido Comunista". Com isso, os policiais taparam sua boca e o retiraram da corte, levando-o para uma sala ligada ao tribunal por vídeo.
Em um gesto de abertura não usual, as autoridades permitiram que a imprensa acompanhasse o julgamento por vídeo. Entretanto, quando Ly estava gritando, a transmissão foi cortada.
Hanói tem tentado promover uma imagem de abertura para o mundo, buscando conseguir se juntar à Organização Mundial do Comércio. Mas o progresso é limitado, e a proibição de que partidos e organizações se oponham à política comunista permanece.
Recentemente a polícia prendeu dissidentes democratas, entre eles Nguyen Van Daí e Le Thi Congh Nhan, dois defensores dos direitos humanos presos em 6 de março, por serem pegos distribuindo material "perigoso ao Estado" (leia mais).
Deixe seu Comentário abaixo:
O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.