Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Roberto de Lucena: O que fazer quando as cortinas caírem

Anos atrás, estava participando de um culto na Igreja O Brasil Para Cristo em Arujá, onde aconteceu uma apresentação teatral. No momento em que as cortinas deveriam ser abertas, algo de errado aconteceu e caíram com tudo no chão, juntamente com o cabo de aço que lhes servia de trilho.

Eu fiquei chocado, claro, mas vi, aliviado e orgulhoso, que os jovens integrantes do elenco tiveram a presença de espírito de darem sequência ao seu trabalho, mesmo diante do imprevisto. Ao mesmo tempo, notei que o responsável pelas cortinas, um então adolescente, deixou o seu lugar e saiu apressadamente por uma porta lateral do templo, aproveitando-se de que as luzes estavam apagadas. Ao ver a maneira, como saiu, percebi que não estava bem e por isso, mesmo que discretamente, para não chamar a atenção, logo fui atrás dele e o vi descer correndo pela rua. Estava indo embora, fugindo da situação, envergonhado!

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

Ah, não tive dúvidas! Corri atrás dele! E quando ele percebeu que alguém o estava seguindo, correu ainda mais rápido. Como consegui alcançá-lo, até hoje não sei. Mas alcancei-o algum tempo depois. Então, deparei-me com um rosto desesperado. Era comovente. Ele chorava, soluçava. Pedia-me perdão pela falha da cortina e que o soltasse para que fosse embora.

Eu o segurei firme, olhei fixamente em seus olhos, chamei-o pelo nome e disse: "Filho, você está com vergonha?”. Ele disse: “Sim, estou”. E chorava. Eu falava alto, com a intenção de ajudá-lo a sair daquele surto. "Você está com vergonha porque a cortina caiu, e fugiu por causa disso? É isso o que está me dizendo?” Ele respondeu: “Sim, a cortina caiu”.

Então, eu o sacudi mais uma vez e disse-lhe: "E você acredita mesmo que essa será a última vez na sua vida que uma cortina vai cair? Sinceramente acredita nisso? Isso provavelmente acontecerá muitas vezes ao longo de sua vida. E o que vai fazer quando isso acontecer? Me responda! Vai sair correndo cada vez que uma cortina cair? Vai passar a vida fugindo? Você acredita mesmo que comigo ou com seus pais nunca aconteceu algo parecido? Os seus colegas estão lá. Passaram por cima da cortina caída e estão valentemente enfrentando a situação e dando prosseguimento à apresentação. Você vai deixá-los sozinhos? Não vou mais correr atrás de você. Decida se quer continuar fugindo. Se fizer isso, vai ter que fugir o resto da vida, ou então decida se quer voltar e enfrentar essa situação com seus amigos, passar por cima das cortinas, continuar o seu trabalho, e corrigir o que não deu certo".

Aquele garoto, hoje, é um homem. Um grande profissional em sua área. Casado e pai de lindos filhos. É o executivo de uma empresa instalada no nordeste do Brasil. Tenho amor por ele, como a um filho. Ele é perfeccionista desde criança e sempre exigiu muito de si mesmo. Por isso, sentiu-se tão frustrado e envergonhado com a queda das cortinas.

Culpava-se e não conseguia perdoar-se pelo ocorrido.

Felizmente, naquela noite ele voltou comigo. Caminhamos em silêncio, lado a lado,  abraçados, até chegarmos ao templo. Eu imagino o esforço que ele estava fazendo a cada passo que dava, mas graças a Deus tomou a decisão certa e voltou. Foi uma libertação!

Nenhum de nós está imune à possibilidade de passarmos por experiências semelhantes.

Cortinas caem.

A questão é o que fazer diante disso. Qual o lugar que esse "incidente" vai ocupar em nossa mente e coração. Diante de uma cortina caída há frustração, muitas vezes humilhação, decepção e vergonha. Ou corremos ladeira abaixo e fugimos, aproveitando as sombras e recuamos, nos apequenamos; ou enfrentamos, passando por cima da cortina caída, engolimos o choro, e fazemos o espetáculo continuar.

Na Bíblia Sagrada, há um episódio muito parecido com essa experiência da cortina: Josué havia liderado os hebreus na conquista de Jericó, a poderosa cidade-fortaleza, e marchou em seguida contra a pequena cidade de Aí, mas o seu exército foi humilhado diante de uma batalha aparentemente ganha – e não existe batalha ganha antes de se lutar. Foi uma tragédia! Houve frustração, decepção, vergonha.

O que sobrou do seu exército e o seu povo estavam abatidos e chorosos, sem perspectiva. Foi quando ele recebeu uma direção para que parassem de chorar, corrigissem o que precisava ser corrigido, se organizassem estrategicamente e reagissem.

Voltaram a enfrentar o povo de Aí e seu exército, e venceram. Depois dessa batalha venceram mais 29 nações na terra de Canaã.

Nem sempre tudo sai como se planeja. E nem sempre também a plateia é tão solidária e respeitosa quanto aquela congregação. Em relação a plateia, muitas vezes, a falta de generosidade, de humanidade, de civilidade e de respeito faz com que algumas pessoas tripudiem sobre as desventuras dos outros. Esquecem-se essas pessoas do conselho de Jesus: "O que quereis que os homens vos façam, façais-vos primeiro", e também de que a vida é cíclica – é uma roda gigante. Quem está em cima pode em algum momento estar embaixo, e quem está embaixo pode depois estar em cima.

Em relação às cortinas, seja em qual área for, se caíram, não há mais o que fazer a não ser erguê-las novamente na hora certa. O que não tem solução, solucionado está. É necessário prosseguir. O espetáculo da vida precisa continuar! Desejo a todos paz e bênçãos!

Roberto de Lucena é pastor, escritor, conferencista, deputado federal, vice-presidente Nacional da União Geral dos Trabalhadores (UGT), e presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa na Câmara Federal.

*As opiniões aqui expressas são de exclusiva responsabilidade do autor do texto e não refletem necessariamente o posicionamento oficial do Portal Guiame

Fonte: http://guiame.com.br/gospel/mundo-cristao/cortina-caiu.html


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastora Sarah Sheeva
Pastor Hidekazu Takayama
Pastor Geziel Gomes
Pastor Jorge Linhares
Pastor Josué Gonçalves
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor Julio Ribeiro
Pastor Aluizio Silva
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastor Samuel Camara
Pastor Márcio Valadão
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastor Claudio Duarte
Missionário RR Soares
Pastor Samuel Mariano
Apóstolo César Augusto
Pastora Joyce Meyer
Pastor Billy Graham
Pastor Marco Feliciano
Pastor Abílio Santana
Pastor Gilmar Santos
Pastor Adão Santos
Apóstolo Agenor Duque
Bispa Lucia Rodovalho
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Yossef Akiva
Pastor Benny Hinn
Bispo Rodovalho
Bispa Ingrid Duque
Pastor Lucinho
Pastor Oseias Gomes
Pastor Carvalho Junior
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastor Elson de Assis
Pastora Helena Tannure
Missionário David Miranda
Bispa Sonia Hernandes
Pastor Gilvan Rodrigues

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantora Fernanda Brum
Cantora Lea Mendonça
Cantora Bruna Karla
Cantor Marquinhos Gomes
Cantora Rose Nascimento
Ministério Diante do Trono
Cantor Fernandinho
Cantor André Valadão
Cantor Irmão Lázaro
Cantora Cassiane
Cantora Ana Paula Valadão
Cantora Alda Célia
Cantora Andrea Fontes
Ministério Renascer Praise
Cantora Aline Barros
Cantora Lauriete
Cantora Ludmila Ferber
Cantor Regis Danese
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Damares
Cantor Davi Sacer
Cantora Mara Lima
Voz da Verdade
Cantora Elaine de Jesus
Cantor Mattos Nascimento
Cantora Nivea Soares
Cantora Karen Martins
Banda Oficina G3