Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Religiosos palestinos visitam o Brasil para tentar impedir mudança da embaixada em Israel

Uma delegação de líderes religiosos palestinos chega nesta sexta-feira (25) ao Brasil para tentar convencer o governo brasileiro a desistir de seus controversos planos no Oriente Médio. 

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) promete desde sua campanha que vai transferir a embaixada brasileira em Israel de Tel Aviv para Jerusalém — na prática, reconhecendo Jerusalém como capital de Israel apenas e ignorando, portanto, as reivindicações palestinas àquela mesma cidade.

Já há intensa pressão política nesse sentido. O Egito, por exemplo, cancelou em novembro passado uma visita do chanceler brasileiro devido à controvérsia.

A Liga Árabe também alertou o governo brasileiro de que suas relações diplomáticas com os países de cultura árabe serão prejudicadas. Romper os laços terá um grande impacto na economia brasileira, já que nações como Egito e Arábia Saudita estão entre os principais importadores da carne brasileira.

O negociador-chefe palestino Saeb Erekat afirmou em entrevista à Folha de S. Paulo que seu governo responderá com sanções diplomáticas e econômicas caso Bolsonaro cumpra sua promessa de campanha.

A comitiva religiosa que chega nesta semana abre uma nova frente de pressão. O grupo inclui líderes católicos, luteranos e evangélicos.

Um deles, o reverendo Mitri Raheb, conversou com o jornalista do blog Orientalíssimo, ligado a Folha de S. Paulo, sobre os planos e a importância de homens de fé para mudar a opinião do governo brasileiro. 

Na agenda, estão programadas reuniões com líderes brasileiros e representantes da comunidade árabe.

 

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

Orientalíssimo – Por que o senhor decidiu viajar ao Brasil?

Mitri Raheb – Tenho trabalhado nos últimos 30 anos de maneira ativa com a advocacia junto a igrejas. Quando me convidaram, tive a impressão de que esta missão ao Brasil em particular é importante devido ao presente contexto no Brasil e ao que está em jogo.

Houve diversas tentativas de cunho político para reverter a decisão brasileira. Por que uma delegação religiosa pode ser importante?

As igrejas continuam a ser um importante ator no hemisfério ocidental. Elas moldam de alguma maneira a opinião pública, e muitas igrejas também se dedicam a questões de justiça e paz. Vimos isso na África do Sul durante o Apartheid. A igreja católica no Brasil é um importante ator, mas também as igrejas evangélicas, que estão crescendo. Algumas delas têm uma agenda bastante de direita e religiosa e compram a narrativa cristã-sionista. Por isso que é importante reforçar as relações entre as igrejas no Brasil e na Palestina.

Existe uma bancada evangélica no Congresso brasileiro, e há a impressão de que a religião influencia a decisão brasileira de mover a embaixada. Mas a questão de Jerusalém é mesmo religiosa?

O conflito árabe-israelense é político, e não religioso. É um conflito por terra, direitos e recursos. Mas ainda assim o conflito tem um aspecto religioso. Israel usa a Bíblia para colonizar a Palestina. Alguns dos partidos islâmicos usam a religião também. Como cristãos palestinos, continuamos a dizer que, apesar de o conflito ser político, a religião tem um papel positivo importante. A religião pode ser parte do problema, mas tem o potencial de também ser parte da solução.

Se o Brasil de fato mover sua embaixada a Jerusalém, o que acontece com as relações com os palestinos, em especial os cristãos?

Se o Brasil decidir mover a embaixada e reconhecer Jerusalém como sendo de apenas um povo (o israelense) e uma religião (o judaísmo), será um golpe a todos os esforços de paz e uma receita para um conflito mais profundo. Suas relações com o mundo árabe e islâmico serão prejudicadas, e não apenas com os palestinos. Isso terá repercussões econômicas. O Brasil será isolado como os EUA, que ninguém mais segue. Isso também porá o Brasil contra a lei internacional. Aos cristãos palestinos, será quase como nos abandonar.

Há milhões de brasileiros de origem árabe. O senhor acredita que eles podem ter alguma influência em mudar os planos do governo de transferir a embaixada a Jerusalém?

Sim, acredito nisso e por isso vamos nos reunir com essas comunidades. A migração árabe ao Brasil aconteceu há um século. Brasileiros de origem árabe são parte integral da sociedade brasileira.

Fonte: https://folhagospel.com/religiosos-palestinos-visitam-o-brasil-para-tentar-impedir-mudanca-da-embaixada-em-israel/


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Apóstolo Renê Terra Nova
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Adão Santos
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastor Elson de Assis
Pastor Márcio Valadão
Bispo Rodovalho
Pastor Samuel Ferreira
Pastora Joyce Meyer
Missionário David Miranda
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Benny Hinn
Pastor Julio Ribeiro
Pastor Jorge Linhares
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastor Lucinho
Pastor Geziel Gomes
Pastor Oseias Gomes
Pastor Claudio Duarte
Bispa Lucia Rodovalho
Bispa Ingrid Duque
Pastor Samuel Camara
Pastor Yossef Akiva
Pastor Marco Feliciano
Pastor Samuel Mariano
Pastor Hidekazu Takayama
Pastor Billy Graham
Pastor Carvalho Junior
Pastor Josué Gonçalves
Missionário RR Soares
Pastor Gilmar Santos
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastora Helena Tannure
Apóstolo César Augusto
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor Abílio Santana
Pastor Aluizio Silva
Bispa Sonia Hernandes
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastora Sarah Sheeva

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Banda Oficina G3
Cantora Cassiane
Cantora Rose Nascimento
Cantora Lauriete
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Mara Lima
Cantora Fernanda Brum
Cantora Alda Célia
Ministério Diante do Trono
Cantora Ludmila Ferber
Cantora Andrea Fontes
Cantora Damares
Cantor Marquinhos Gomes
Cantora Karen Martins
Cantor Regis Danese
Cantora Elaine de Jesus
Cantor Davi Sacer
Cantor Irmão Lázaro
Cantor André Valadão
Cantora Lea Mendonça
Cantora Nivea Soares
Ministério Renascer Praise
Voz da Verdade
Cantor Mattos Nascimento
Cantora Ana Paula Valadão
Cantor Fernandinho
Cantora Bruna Karla
Cantora Aline Barros