ROMA, 22 OUT (ANSA) – Um pesquisador norte-americano publicou um artigo na revista científica Nature onde afirma que a religião é um produto da evolução do cérebro humano e que idéias como Deus e comportamentos típicos de pessoas religiosas ocorrem por uma predisposição do cérebro.
Pascal Boyer, do departamento de Psicologia e Antropologia da Universidade de Washington, explicou em seu artigo as formas cognitivas que predispõem o homem a praticar a fé religiosa.
Por exemplo, a tendência a ver Deus como uma figura antropomórfica é explicada pela dificuldade de idealizar e construir uma imagem não física, já que desde criança o homem é habituado a criar figuras semelhantes às reais em sua imaginação.
O pesquisador descreve os rituais religiosos como comportamentos condicionados pelo cérebro humano, classificando-os de comportamentos estereotipados e repetitivos, como os que ocorrem em distúrbios obsessivo-compulsivos, nos quais o fiel acredita ter obrigação de fazer algo por sua crença, mesmo que não traga efeitos reais.
Deixe seu Comentário abaixo:
O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.