Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Relatório critica China, Cuba e Venezuela por violações de direitos humanos

O Governo dos Estados Unidos criticou em seu relatório anual sobre direitos humanos as restrições às liberdades de expressão, reunião e associação que existentes em Venezuela e Cuba.

O departamento de Estado, que entregou hoje o documento ao Congresso americano, destaca que as autoridades cubanas seguem aplicando "severas limitações" a estes tipos de liberdade, enquanto o governo venezuelano perseguiu "ativamente" opositores políticos e meios de comunicação privados no ano passado Em escala global, os EUA denunciaram que governos de inúmeros países cometeram violações aos direitos humanos em 2009. As críticas mais duras tiveram como alvo China, Irã, Coreia do Norte e Mianmar.

Em relação à América Latina não houve grandes surpresas, já que Washington voltou a incluir Cuba e Venezuela em sua "lista negra", mas ao contrário do ano anterior também se mostrou mais firme com Colômbia e Honduras - especialmente este último, por causa do golpe de Estado ocorrido em 28 de junho.

Os EUA criticaram tanto as violações aos direitos ocorridas em Honduras durante o mandato do presidente Manuel Zelaya como depois do golpe, na gestão de Roberto Micheletti.

Segundo o documento, os americanos reconhecem que depois da derrocada houve fatos que resultaram "na perda de vidas, assim como limitações impostas pelo regime de fato às liberdades de ir e vir, associação, expressão e reunião".

No que se refere à Venezuela, os EUA apresentaram uma longa lista de abusos contra os direitos fundamentais, entre eles a privação da vida.

O relatório deixa claro que "as forças de segurança foram acusadas de cometer homicídios, incluindo a execução sumária de suspeitos de terem cometido crimes".

No entanto, faz ponderação ao explicar que "o governo e seus agentes não cometeram assassinatos com motivação política".

Os EUA afirmam que o sistema judiciário venezuelano é "corrupto, ineficiente e politizado, e se caracteriza por atrasos nos julgamentos e violações de processos", e sustenta que além disso há "presos políticos" e "processamentos seletivos com propósitos políticos".

As forças de segurança "infringem os direitos de intimidade dos cidadãos" e o Governo, que fechou emissoras de rádio e televisão, ameaçou acabar com outros veículos de imprensa.

Durante o ano passado houve ataques governamentais contra manifestantes, uma discriminação sistemática por motivos políticos e "considerável corrupção em todos os níveis de Governo".

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

O embaixador da Venezuela em Washington, Bernardo Álvarez, assegurou hoje que o relatório está escrito "de forma seletiva e política, e ataca países com os quais os EUA têm diferenças".

Segundo ele, esse tipo de relatório não ajuda a avançar em uma "relação normal, baseada no respeito mútuo e em diálogo honesto".

No que diz respeito à Cuba, os EUA afirmaram que Havana continuou, por mais um ano, negando os direitos básicos a seus cidadãos, cometendo "numerosos e sérios abusos" contra eles.

O relatório cita os abusos físicos contra os prisioneiros, as péssimas condições carcerárias e o assédio aos dissidentes, e também denuncia as detenções de defensores dos direitos humanos e membros de organizações profissionais.

O texto indica que na ilha pelo menos 194 prisioneiros políticos e outras 5 mil pessoas estão cumprindo penas sem que tivessem sido acusadas formalmente, e que o governo cubano atenta contra o direito à privacidade e às liberdades de expressão e imprensa, de associação e religiosa.

No caso da Colômbia, os EUA denunciam que grupos armados ilegais intimidaram, ameaçaram, sequestraram ou assassinaram jornalistas, o que fez com que muitos praticassem a autocensura e 117 recebessem proteção policial.

O texto lembra a espionagem feita pelo Departamento Administrativo de Segurança (DAS) a jornalistas, sindicalistas, opositores, ativistas e defensores de direitos humanos, e aponta supostas detenções "arbitrárias" de centenas de pessoas.

Apesar de tudo, Bogotá "também trabalhou para proteger milhares de membros de sindicatos, ativistas de direitos humanos e outros grupos", conclui o relatório dos EUA.

Fonte: https://www.portasabertas.org.br/noticias/2010/03/noticia6073/


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor Samuel Camara
Bispa Lucia Rodovalho
Missionário RR Soares
Pastora Helena Tannure
Pastor Aluizio Silva
Pastor Márcio Valadão
Pastor Benny Hinn
Pastor Adão Santos
Apóstolo César Augusto
Pastor Billy Graham
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Missionário David Miranda
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Geziel Gomes
Pastora Joyce Meyer
Pastor Marco Feliciano
Pastor Julio Ribeiro
Pastor Abílio Santana
Pastora Sarah Sheeva
Pastor Josué Gonçalves
Pastor Claudio Duarte
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastor Elson de Assis
Pastor Carvalho Junior
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastor Oseias Gomes
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Lucinho
Bispo Rodovalho
Bispa Sonia Hernandes
Bispa Ingrid Duque
Pastor Jorge Linhares
Pastor Hidekazu Takayama
Pastor Gilmar Santos
Pastor Samuel Mariano
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastor Yossef Akiva
Apóstolo Valdemiro Santiago
Apóstolo Renê Terra Nova

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantora Nivea Soares
Cantora Ludmila Ferber
Cantora Andrea Fontes
Cantora Lea Mendonça
Cantora Rose Nascimento
Cantor Marquinhos Gomes
Cantora Lauriete
Cantora Damares
Cantor Mattos Nascimento
Cantor Davi Sacer
Cantora Cassiane
Cantora Fernanda Brum
Cantora Alda Célia
Cantor Irmão Lázaro
Cantora Ana Paula Valadão
Cantora Elaine de Jesus
Banda Oficina G3
Cantor Regis Danese
Cantora Mara Lima
Ministério Diante do Trono
Cantora Karen Martins
Voz da Verdade
Cantor Fernandinho
Cantora Aline Barros
Cantor André Valadão
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Bruna Karla
Ministério Renascer Praise