Católicos e evangélicos de Bauru e região estão aproveitando os quatro dias da folia de Carnaval para refletirem e orarem sobre o papel de Deus em suas vidas. Avessos às festas regadas a bebidas e longe de drogas, os religiosos aproveitam o período nos retiros que proporcionam encontros entre famílias e amigos da mesma fé.
Para os católicos, o grande retiro começa na Quarta-Feira de Cinzas, quando tem início a Quaresma, comenta o bispo diocesano de Bauru, Dom Luiz Antônio Guedes. Foi ele quem iniciou as atividades no II Retiro Diocesano de Carnaval, na manhã de ontem, na Casa do Cursilho. “O grande retiro dos católicos é a Quaresma que começa na quarta-feira e se prolonga até a semana santa.”
É nesse período que se desenvolve a campanha da fraternidade, que este ano tem como tema “A Fraternidade e a Amazônia .”
Segundo o bispo, no período carnavalesco muito católicos viajam ou têm outras programações. “Realizamos o retiro diocesano e outros em várias paróquias, direcionados para aqueles que optam por alegria sadia, num ambiente agradável.”
Na opinião dele, o retiro é um encontro de alegria com os irmãos e com Jesus. “É a oportunidade de ter contato com Jesus pelas orações e refletir sobre vários assuntos que serão debatidos nas palestras. Este ano, estamos concentrando as palestras sobre o querigma, o primeiro anúncio da mensagem evangélica. Começamos com o amor de Deus e vamos até o valor e sentido da comunidade cristã.”
A programação conta ainda com dinâmicas, animação, teatros e até danças. “Este ano temos algo novo, um show chamado TecnoCristo. Estamos recebendo pessoas para passar o dia, ninguém dorme aqui. Em outras dioceses, em Lins, por exemplo, os católicos estão acampados.”
Guedes frisa que para participar, é só comparecer à Casa do Cursilho. “Não há inscrições antecipadas. As pessoas podem escolher o melhor horário para vir e participar. As atividades prosseguem até terça-feira com a missa às 16h.”
A igreja Cristã Renovada realiza no Recinto Mello Moraes mais um retiro espiritual, como faz há 30 anos. “Recebemos pessoas de vários Estados e até de outros países. Temos cerca de 200 pessoas acampadas e a expectativa é de receber aproximadamente 2 mil para os cultos,” explica o diácono Élvio Coelho.
O encerramento das atividades evangélicas será amanhã à noite com o culto de quatro pastores da Igreja Batista de Belo Horizonte.
Para acampar, o evangélico paga uma pequena taxa, mas se desejar apenas assistir os cultos e participar da praça de alimentação, a entrada é franca.
O diácono ressalta que o motivo principal do retiro é busca a Deus. “Mas além de orar, os participantes encontram amigos e as famílias se conhecem. Queremos buscar a Deus, agradecer.”
Deixe seu Comentário abaixo:
O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.