Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Quem cresce de forma constante junto ao eleitorado evangélico é Fernando Haddad
Quem cresce de forma constante junto ao eleitorado evangélico é Fernando Haddad

Desde março, quem cresce de forma constante junto ao eleitorado evangélico é Fernando Haddad (PT), o único dos três primeiros colocados que não busca de forma explícita o apoio de pastores e igrejas.

Segundo o Datafolha, o engajamento religioso nas campanhas de Celso Russomanno (PRB) e José Serra (PSDB) não tem surtido benefícios tão significativo aos dois, para que busquem e ostentem tantos apoios de pastores.

Na opinião do pastor Marcos Cordeiro, coordenador do Setorial Inter-religioso do PT-SP, é justamente por não fazer proselitismo eleitoreiro em igrejas que o candidato petista pode estar gerando simpatia. “Não tem que transformar o púlpito da igreja em palanque eleitoral. Não é uma forma bacana de trabalhar o voto evangélico. As pessoas percebem que aquele candidato está procurando a igreja só na época da eleição”, afirmou o pastor. Para ele, o eleitor precisa tomar conhecimento das propostas do candidato por meios menos explícitos.

De modo geral, a evolução das pesquisas revela uma movimentação entre os candidatos que não difere muito das oscilações no eleitorado genérico, quando não é perguntada a religião.

Em março, Haddad tinha 4% das intenções de voto entre os pentecostais. Saltou para 13% em agosto e, na última pesquisa, obteve 15% dessas igrejas mais novas e populares.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

Entre os não-pentecostais, denominações mais antigas e ligadas a setores médios, como Batista e Presbiteriana, foi ainda melhor ao atingir 22%.

Conforme postado no Folhagospel, filiado ao PRB, sigla comandada por bispos da Igreja Universal, Russomanno caiu 17 pontos entre os não-pentecostais na última rodada, sua maior queda em todos os segmentos. Entre os pentecostais, oscilou três para baixo.

Para o pastor Cordeiro, esses números parecem naturais, pois há “rejeição” entre setores evangélicos mais tradicionais, ao utilitarismo que igrejas neo-pentecostais fazem da política e vice-versa. “O nível sócio-cultural do evangélico não-pentecostal costuma ser maior, portanto, seu voto é mais informado e consciente”, disse ele.

Já Serra, que tem feito visitas frequentes a cultos, caiu 12 pontos entre os pentecostais desde março. E apesar de ter subido de 14% para 24% entre os não-pentecostais na última rodada, ainda está dez pontos abaixo do que já teve.

Serra é apoiado pelo maior ramo da Assembleia de Deus, por igrejas menores, e foi abençoado por Valdomiro Santiago, da Igreja Mundial. Ainda assim, tem 50% de rejeição entre pentecostais e 47% entre não-pentecostais.

O coordenador do setorial petista diz ter acompanhado a evolução de políticos evangélicos como Francisco Rossi e Anthony Garotinho, muito conhecidos por sua vivência na igreja. “Nem eles eram unanimidade entre evangélicos! Agora, querem me convencer que um político que enfatiza ser católico tem 48% do voto evangélico?!” Segundo sua experiência, a depender do modo como esses candidatos expõem a fé evangélica, podem envergonhar os crentes, que acabam rejeitando sua candidatura, apesar da vinculação.

Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor Yossef Akiva
Pastora Helena Tannure
Pastor Samuel Mariano
Pastor Marco Feliciano
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor Abílio Santana
Pastora Joyce Meyer
Pastor Lucinho
Pastor Aluizio Silva
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastora Sarah Sheeva
Pastor Samuel Camara
Bispa Lucia Rodovalho
Bispa Sonia Hernandes
Missionário David Miranda
Pastor Samuel Ferreira
Bispa Ingrid Duque
Pastor Carvalho Junior
Pastor Billy Graham
Pastor Julio Ribeiro
Pastor Hidekazu Takayama
Bispo Rodovalho
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastor Elson de Assis
Pastor Oseias Gomes
Apóstolo César Augusto
Pastor Jorge Linhares
Pastor Claudio Duarte
Missionário RR Soares
Pastor Josué Gonçalves
Pastor Márcio Valadão
Pastor Adão Santos
Apóstolo Estevam Hernandes
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastor Gilmar Santos
Pastor Benny Hinn
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Geziel Gomes

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Ministério Renascer Praise
Cantora Bruna Karla
Ministério Diante do Trono
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Ana Paula Valadão
Cantor Mattos Nascimento
Cantora Elaine de Jesus
Cantor André Valadão
Banda Oficina G3
Cantor Davi Sacer
Cantora Aline Barros
Cantor Regis Danese
Cantora Rose Nascimento
Cantora Andrea Fontes
Cantor Irmão Lázaro
Cantora Alda Célia
Cantora Mara Lima
Cantora Lea Mendonça
Cantora Fernanda Brum
Cantora Damares
Cantor Marquinhos Gomes
Cantora Cassiane
Cantora Karen Martins
Cantora Ludmila Ferber
Cantor Fernandinho
Voz da Verdade
Cantora Nivea Soares
Cantora Lauriete