A edição de outubro de 2001 da revista C.V. Koers, da Igreja Reformada Holandesa, publicou uma longa entrevista do jornalista Ronald Westerbeek com o internacionalmente conhecido Irmão André, fundador e presidente emérito da Missão Portas Abertas. Embora a entrevista tenha sido realizada há tantos anos, o assunto está nas manchetes dos grandes jornais, hoje.
Irmão André
“Não é correta a acusação de que o islamismo é uma religião belicosa. Os muçulmanos, como seres humanos, são amantes da paz e eu os amo muito. Em meus sermões, sempre digo que precisamos aprender a soletrar a palavra islam, como acróstico de I Sincerely Love All Muslins (eu sinceramente amo todos os muçulmanos).
Estou absolutamente certo de que haverá um conflito entre o mundo islâmico e o Ocidente. E isso não vai acabar em 25 ou 50 anos. Vai durar o século todo. Entramos no novo século de modo dramático e temo que isso seja um presságio. Se os culpados dos ataques de 11 de setembro forem apanhados ou não, a questão não se encerra aí. É a escalada de um conflito que está em andamento há muito tempo e pelo qual temos de nos responsabilizar.
Trata-se de um conflito religioso. O islamismo é uma religião triunfante. De acordo com a escatologia islâmica, o islamismo conquistará e governará o mundo no fim dos tempos. Eles acreditam que esse tempo começou agora. Entendem que o cristianismo Um grupo se destaca às margens de uma estrada de terra secundária. Sentados na grama, fazem um piquenique. É possível perceber que alguns deles são estrangeiros. O tom da voz é baixo; falam mais com os olhos do que com palavras. Todo esse cuidado não é em vão: cristãos vietnamitas estão recebendo a visita de colaboradores da Portas Abertas, em uma das regiões mais fechadas do país.
Os três vietnamitas que compõem o grupo participam do perigoso projeto de alfabetizar cristãos tribais no país. Dinh* é o mais experiente. Ele juntou-se ao ministério em 2007 e já alfabetizou mais de 30 turmas ao longo dos anos. Agora, monitorado pela polícia, Dinh teve de abandonar o trabalho, mas não sem antes deixar um sucessor: Thanh*, seu ex-aluno que hoje tem 54 anos.
Thanh conta que começou a lecionar assim que se formou, abrindo duas classes, uma para adultos e outra para jovens, há quase três anos. “Em primeiro lugar, quero agradecer pelo programa de alfabetização. Meu povo é analfabeto há muitas gerações, e nossa linguagem até se perdeu. Hoje, muitos de nós podem ler e escrever. Agradecemos a Deus por toda a ajuda que vocês nos deram”.
O terceiro homem do grupo é Tuy*, de 61 anos. Também ex-aluno de Dinh, ele leciona há quatro anos, e conta que, em sua turma, o número de meninas é maior que o de meninos. “Assim que aprendem a ler, vejo como os alunos ficam ansiosos por ler a Bíblia”.
Leitores sem o Livro
Embora não lecione mais, Dinh supervisiona mais de vinte classes de alfabetização entre os povos tribais. Estima-se que 80% dessa população não saiba ler nem escrever. Outra grande dificuldade que a comunidade desses irmãos enfrenta é a ausência das Escrituras em seu próprio idioma. “Oramos para que a Bíblia seja traduzida para a nossa língua”, comenta Thanh. Até isso acontecer, ele prossegue em seu trabalho, formando futuros leitores da Palavra de Deus.
Deixe seu Comentário abaixo:
O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.