Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Professor desaparece depois de ameaça de morte

Andrew Akume, um professor cristão da Universidade Ahmadu Bello (ABU) na cidade de Zaria, estado de Kaduna, no norte da Nigéria, desapareceu desde a emissão de uma sentença de morte contra ele. Um grupo militante muçulmano da universidade transmitiu-lhe a sentença, afirmando que ele blasfemou contra Maomé, o profeta do islamismo.

A sentença de morte para Andrew, o deão da faculdade de Direito, encontra-se em duas fatwas (decreto muçulmano) emitidas nos meses de maio e junho pelo "Movimento dos Muçulmanos Preocupados" da universidade. Em uma circular intitulada "Fatwa: As Resoluções", distribuída no campus da universidade, Andrew foi acusado de "ofender irmãs muçulmanas e blasfemar contra Deuse o islamismo". Andrew pediu a uma aluna muçulmana para não usar o hijab (vestimenta que vai da cabeça aos pés) porque ele esconde dos professores e colegas a identidade dos alunos. De acordo com Andrew, a aluna transgredia o código de vestimenta do Conselho de Educação dos Estudantes de Direito, por usar a vestimenta islâmica.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

A segunda fatwa emitida dizia: "Nossa fatwa anterior foi mantida, e essa é uma bomba relógio que explodirá em alguns dias". A circular, que não continha datas ou nomes, acusava Andrew de blasfemar contra o profeta Maomé e de fazer da faculdade de Direito da universidade um "inferno para os muçulmanos".

Logo depois de seu desaparecimento, Andrew encaminhou uma petição às autoridades da universidade negando as acusações feitas contra ele pelo grupo muçulmano militante. De acordo com o professor cristão, ele não tinha nenhum sentimento negativo contra os alunos muçulmanos e nunca ofendeu nenhum deles.

"Eu só estava tentando sustentar a minha responsabilidade como deão da faculdade de Direito através do cumprimento do código de vestimenta para os estudantes de Direito, prescrito pelo Conselho de Educação Legal da Nigéria e aprovado pelas faculdades de Direito das universidades do país. O código de vestimenta determina que apenas roupas aprovadas pela lei podem ser usadas pelos estudantes. Véus e roupas religiosas não foram aprovados para esses alunos", afirmou Andrew em sua petição.

O reverendo Eugene Ogu, presidente do ramo pentecostal da Associação Cristã da Nigéria, no estado de Rivers, disse ao Compass, no dia 8 de junho, que a sentença de morte é capaz de agravar a atmosfera religiosa já tensa na Nigéria.

"Uma situação em que as agências do governo e de segurança fecham os olhos e ouvidos às perseguições dos cristãos no norte da Nigéria não é aceitável à liderança cristã neste país", disse Eugene.

Enquanto isso, no estado de Kano, os cristãos estão sendo controlados pela lei islâmica quanto à maneira como se vestem. No dia 16 de maio, em um fórum muçulmano na cidade de Kano, o governador Malam Ibrahim Shekarau ordenou que todos os cristãos do estado devem se vestir de acordo com os preceitos islâmicos. A ordem foi enviada às igrejas cristãs e instituições cristãs no estado.

Malam disse: "Todos os cristãos em Kano estão, de agora em diante, proibidos de se vestir da maneira que quiserem. Sua vestimenta deve refletir a cultura e a religião do islamismo".

De acordo com o governador, a implementação do código de vestimenta começará imediatamente nas escolas de todo o estado, e depois será estendida. Tais vestimentas aprovadas para as mulheres pelo governo, segundo ele, incluem a cobertura para a cabeça e longos mantos que cobrem da cabeça aos pés. Algumas das escolas já apoiaram o código de vestimenta islâmico.

O reverendo Zakka Nyam, o bispo anglicano de Kano, acusou o governo do estado de perseguir os cristãos. Em uma entrevista ao Compass na cidade de Kano, no dia 3 de junho, Zakka disse que foi negada terra aos cristãos do estado para construírem igrejas. Afirmou também que eles foram embebidos com a cultura islâmica e que muitos foram mortos e tiveram suas igrejas foram destruídas.

"Deixe-me citar um exemplo do tipo de problemas que encaramos aqui em Kano. Fomos forçados pelo governador a não construir nossas igrejas em Fagge, 23 anos depois que seus fundamentos foram lançados. O governador do estado de Kano decidiu que não permitiria a construção da igreja", Zakka disse.

"A discriminação religiosa continua a ter proeminência aqui em Kano. Estamos sendo perseguidos e privados de lugares de culto no estado de Kano, apesar do fato de nós, cristãos, termos vivido em paz com os muçulmanos", Zakka explicou.

Fonte: https://www.portasabertas.org.br/noticias/2005/06/noticia1864/


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Missionário RR Soares
Pastor Geziel Gomes
Pastor Adão Santos
Pastor Márcio Valadão
Pastor Carvalho Junior
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastor Marco Feliciano
Pastora Sarah Sheeva
Bispa Sonia Hernandes
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Gilmar Santos
Pastor Hidekazu Takayama
Pastor Yossef Akiva
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastor Benny Hinn
Bispo Rodovalho
Missionário David Miranda
Pastor Samuel Camara
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastora Joyce Meyer
Pastor Abílio Santana
Pastor Oseias Gomes
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor Jorge Linhares
Pastor Billy Graham
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Samuel Ferreira
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Josué Gonçalves
Pastor Aluizio Silva
Pastor Lucinho
Pastor Samuel Mariano
Pastor Claudio Duarte
Pastora Helena Tannure
Pastor Elson de Assis
Apóstolo César Augusto
Bispa Ingrid Duque
Pastor Julio Ribeiro

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantora Bruna Karla
Banda Oficina G3
Cantora Alda Célia
Cantora Aline Barros
Cantora Ludmila Ferber
Ministério Diante do Trono
Voz da Verdade
Cantora Damares
Ministério Renascer Praise
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Ana Paula Valadão
Cantora Mara Lima
Cantora Cassiane
Cantora Karen Martins
Cantora Lea Mendonça
Cantor Irmão Lázaro
Cantor André Valadão
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Nivea Soares
Cantor Davi Sacer
Cantor Regis Danese
Cantora Lauriete
Cantora Andrea Fontes
Cantor Mattos Nascimento
Cantor Marquinhos Gomes
Cantora Rose Nascimento
Cantor Fernandinho
Cantora Fernanda Brum