O primeiro partido político formado por mulheres foi criado em Jerusalém, Israel. As mulheres, que são judias ortodoxas, não tem direito a fazer anúncios na mídia ou terem autenticações por Rabinos, mas tem feito sua divulgação pelo boca-a-boca.
A formação deste grupo político, que segue a linha conservadora do judaísmo haredi, é radical para uma comunidade que tem a política e as tomadas de decisão na mão dos homens. Quase 12% dos israelenses são judeus haredi, de acordo com o governo.
"Considerando que essas mulheres estão vindo de um mundo onde foram proibidas de ocupar cargos públicos, o novo movimento haredi é radical e revolucionário", disse Elana Sztokman, uma feminista israelense. "É a criação de um zumbido dentro e fora da comunidade."
Pesquisas recentes mostram que o novo partido provavelmente não terá votos suficientes nas próximas eleições, que acontecerão em 17 de março. Como proposta, o grupo exige que o governo e os próprios rabinos proporcionem às mulheres haredi os mesmos direitos e benefícios que tem as outras mulheres israelenses.
"Em teoria, uma mulher haredi vota de acordo com o que o marido diz a ela, que é baseado no que o rabino diz a ele", disse Ruth Colian, uma candidata haredi. "Mas sabemos que, na cabine de votação, a decisão do voto está entre a mulher e Deus."
Colian disse que as críticas e ameaças ferem essas mulheres, mas as tornam mais fortes. "Milhares de mulheres estão orando por nosso sucesso. Eu não posso decepcioná-las.”
Deixe seu Comentário abaixo:
O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.