Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Povoados cristãos resistem à guerra no Líbano

Toda a região do extremo sul libanês próxima à linha fronteiriça com Israel é uma sucessão de ruínas e destruição, onde nem sequer os hospitais foram poupados pelos bombardeios e apenas os pequenos povoados cristãos permanecem de pé.

Saindo do quartel-general da ONU no porto de Naqoura, a apenas dois quilômetros da fronteira, é possível ver a paisagem de ruínas, destruição e terra queimada.

No entanto, na cidade de Alma al-Shaab, que recebeu os primeiros cristãos vindos do oeste, parece que não houve guerra. Os únicos indícios do conflito são as casas vazias e os destroços que podem ser observados na colina vizinha.

Alma al-Shaab serviu de refúgio para milhares de famílias xiitas e povos cristãos de outras regiões que saíram de casa às pressas após os anúncios de bombardeio do Exército israelense.

Já na localidade de Aita al-Shaab, o cenário de destruição é desolador. Os poucos habitantes que voltaram estão tendo problemas para identificar os limites de suas casas ou de suas terras, porque há regiões onde não resta nada, apenas montanhas de escombros.

Mohammed Kasan, diretor de uma escola de ensino secundário, lembrou que às três em ponto os israelenses avisaram que duas horas depois destruiriam suas casas.

Peguei minha mulher e meus três filhos e saímos correndo com o que deu tempo de pegar, disse, depois de abraçar um vizinho cristão que acabou de chegar, ressaltando o fato de eles terem acolhido pelo menos 6 famílias xiitas em cada uma de suas casas.

Ainda assim, muitos não tiveram tempo de escapar. Em Aita al-Shaab, ao menos 8 civis morreram pelos bombardeios e outros dois por falta de atendimento médico, além de nove guerrilheiros do Hisbolá, afirmam os moradores.

Desde o anúncio do cessar-fogo, cerca de 10% dos 12 mil habitantes de Aita al-Shaab voltaram para a cidade, onde o emirado do Catar instalou grandes tendas de campanha para receber os que ficaram sem casa.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

O Catar também prometeu financiar boa parte da reconstrução da cidade, e enviou vários geradores, cargas de alimentos e material de primeira necessidade.

A eletricidade, a água e o material hospitalar para atender pessoas feridas por pequenos artefatos explosivos e bombas de fragmentação espalhadas por toda a região, e que ainda não explodiram, são as necessidades mais urgentes na zona que se estende por mais de 50 quilômetros ao longo da fronteira.

No hospital de Bint Jbeil, cidade com cerca de 40 mil habitantes, o cirurgião cubano-libanês Abdallah Jouni confirma que continuam chegando cadáveres resgatados sob os escombros, e que há dois dias atenderam três crianças feridas com a explosão de uma bomba de fragmentação.

Chorei pela primeira vez ao ver uma criança ferida cujos intestinos estavam pendurados, disse Abdallah, lamentando que não tenha podido fazer nada devido à falta de material, e foi obrigado a enviá-los para outro centro hospitalar em Tiro, a mais de 60 quilômetros.

O hospital de Bint Jbeil foi bombardeado por três projéteis israelenses, que inutilizaram o gerador principal e os caminhões-pipa com água, e abriram um grande buraco na sala dos médicos de plantão.

A honra militar determina que não se deve matar civis, nem bombardear hospitais, e esta guerra foi uma perfeita caçada aos civis. Crianças não são terroristas, disse Abdallah, que voltou para Cuba e jurou não voltar ao Líbano enquanto houver guerra.

Fonte: https://www.portasabertas.org.br/noticias/2006/08/noticia2902/


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Missionário RR Soares
Pastor Geziel Gomes
Pastor Adão Santos
Pastor Márcio Valadão
Pastor Carvalho Junior
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastor Marco Feliciano
Pastora Sarah Sheeva
Bispa Sonia Hernandes
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Gilmar Santos
Pastor Hidekazu Takayama
Pastor Yossef Akiva
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastor Benny Hinn
Bispo Rodovalho
Missionário David Miranda
Pastor Samuel Camara
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastora Joyce Meyer
Pastor Abílio Santana
Pastor Oseias Gomes
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor Jorge Linhares
Pastor Billy Graham
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Samuel Ferreira
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Josué Gonçalves
Pastor Aluizio Silva
Pastor Lucinho
Pastor Samuel Mariano
Pastor Claudio Duarte
Pastora Helena Tannure
Pastor Elson de Assis
Apóstolo César Augusto
Bispa Ingrid Duque
Pastor Julio Ribeiro

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantora Bruna Karla
Banda Oficina G3
Cantora Alda Célia
Cantora Aline Barros
Cantora Ludmila Ferber
Ministério Diante do Trono
Voz da Verdade
Cantora Damares
Ministério Renascer Praise
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Ana Paula Valadão
Cantora Mara Lima
Cantora Cassiane
Cantora Karen Martins
Cantora Lea Mendonça
Cantor Irmão Lázaro
Cantor André Valadão
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Nivea Soares
Cantor Davi Sacer
Cantor Regis Danese
Cantora Lauriete
Cantora Andrea Fontes
Cantor Mattos Nascimento
Cantor Marquinhos Gomes
Cantora Rose Nascimento
Cantor Fernandinho
Cantora Fernanda Brum