"... até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo." Efésios 4.13
A partir desse texto, pode-se dizer que mudança está entre os grandes objetivos de Deus no Evangelho. A Bíblia é repleta de sugestões, exortações, admoestações e mandamentos que visam nos transformar em algo que agrade ao Senhor, algo mais parecido com o que Ele tinha imaginado "no princípio" e que se perdeu pelo caminho.
Mudanças ocorrem em duas frentes: as mudanças nos indivíduos e as mudanças nos padrões sociais. As mudanças nos indivíduos são dadas por novas maneiras de pensar e de agir. Mudanças sociais são aquelas em que se estabelecem novos padrões de convívio social, são também conhecidas como mudanças institucionais.
Segundo North (1993:3), "...instituições são as restrições auto-impostas pelas pessoas e que dão forma às interações humanas." (1) Logo, mudanças institucionais são aquelas que, mesmo sem necessariamente mudar o indivíduo, mudam as formas sob as quais os indivíduos convivem e, possivelmente, tornem esses indivíduos mais propícios às mudanças pessoais.
A atuação ministerial pode se dar nessas duas frentes, mas percebe-se com mais freqüência a presença dos ministérios no nível individual. Essa opção é compreensível, pois os custos de ações institucionais podem consumir o orçamento de toda uma organização sem que quaisquer frutos sejam percebidos. Essa sempre foi a opção da Portas Abertas ao se concentrar no socorro aos perseguidos, o que significa priorizar recursos para a preservação dos que se dispuseram à mudança individual.
Ao completar 50 anos, Portas Abertas entende que as condições externas solicitam a entrada no campo das mudanças institucionais e sua estrutura terá de atender a mais este chamado. Globalização de costumes, livre trânsito de informações e a emersão de conceitos como "pluralidade" e "tolerância" são alguns dos fatores que pedem iniciativas preventivas e que reduzam a pressão sobre os irmãos.
Daí a criação do Departamento Internacional de Ações Institucionais (2) a ser norteado pela seguinte declaração: "Uma estratégia em duas frentes: a mudança ou a reforma de uma situação injusta, abusiva ou anti-humana pela confrontação dos que a perpetuam; o levantar-se a favor, ou pôr-se ao lado, daqueles que a estejam sofrendo".
Que o Deus da mudança nos capacite a dar conta de mais este desafio.
Douglas Monaco
Secretário Geral - Portas Abertas Brasil
(1) Douglass C. North, Institutions, institutional change and economic performance, Cambridge
University Press
(2) Do inglês Advocacy
Conheça e participe de algumas campanhas de ações institucionais promovidas pela Portas Abertas:
Fale em nome dos prisioneiros cristãos da Eritréia
Deixe seu Comentário abaixo:
O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.