A travessia dos hebreus em fuga do Egito pelo Mar Vermelho, com as águas abrindo passagem, é uma das narrativas bíblicas que mais desperta ceticismo nas pessoas, pois na sociedade atual, questões práticas tem ofuscado questões de fé, e somente explicações científicas têm terminam por receber crédito. No entanto, aos céticos, a ciência dá o recado: a abertura do mar é um fato possível.
O cientista Carl Drews, da Universidade do Colorado (EUA), contou em entrevista à revista Veja como o fato narrado na Bíblia poderia ser explicada do ponto de vista científico, e que o conhecimento a respeito disso poderia ser usado para preservar vidas.
No capítulo 14 de Êxodo, o versículo 21 conta que “Moisés estendeu a mão sobre o mar, e o Senhor afastou o mar e o tornou em terra seca, com um forte vento oriental que soprou toda aquela noite. As águas se dividiram, e os israelitas atravessaram pelo meio do mar em terra seca, tendo uma parede de água à direita e outra à esquerda”.
Para Drews, a base da explicação científica já é mostrada na própria Bíblia: “Durante as aulas de meu curso de pós-graduação em ciências atmosféricas, aprendemos sobre o fenômeno meteorológico de ventos fortes. Lembrei-me de que a Bíblia afirma que uma ventania separou o Mar Vermelho e resolvi investigar se esses ventos fortes poderiam estar na origem do fenômeno do Êxodo. Analisei os ventos que sopram sobre o Lago Manzala (antigo Lago de Tanis), no Egito e usei um modelo oceânico para reconstruir o evento bíblico. Assim, consegui provar que a divisão do Mar Vermelho pode ser explicada pela ciência – é perfeitamente plausível”, explicou o cientista.
Carl Drews, que lidera um time de pesquisa no Departamento de Ciência Atmosférica e Oceânica da Universidade do Colorado, publicou um estudo ao lado de Weiqing Han sobre o tema. Com o apoio dos pesquisadores do Centro Nacional de Pesquisa Atmosférica dos Estados Unidos, a dupla demonstrou que o movimento do vento descrito na Bíblia pode ter afastado as águas sem quebrar nenhuma lei da física.
O estudo virou um livro, intitulado “Between Migdol and the Sea” (“Entre Migdol e o Mar”, em tradução livre – a expressão “migdol” é um termo usado por arqueólogos para se referirem ao local da travessia dos hebreus).
Deixe seu Comentário abaixo:
O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.