Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Pesquisa mostra que maioria rejeita influência de igrejas na eleição em SP

Pesquisa mostra que maioria rejeita influência de igrejas na eleição em SP

Segundo o Datafolha, 70% não votariam em candidato apoiado pela Igreja Universal. Número de eleitores que admite votar em alguém com apoio de igreja é pequeno, mas pode fazer diferença.

A maioria dos eleitores de São Paulo rejeita a influência das igrejas na eleição para prefeito, revela a última pesquisa do Datafolha na cidade.

O instituto fez duas perguntas diretas aos eleitores. Primeira: você votaria num candidato apoiado pela Igreja Universal do Reino de Deus? Segunda: e se fosse alguém apoiado pela Igreja Católica?

Nos dois casos, o "não" venceu com larga vantagem: 70% dizem que não votariam num candidato apoiado pela Universal, e 57% dizem que rejeitariam um nome patrocinado pela Igreja Católica.

Poucos eleitores admitem votar num candidato apoiado abertamente por uma das duas igrejas. Mas o número de eleitores que aceita a influência religiosa é expressivo o bastante para fazer diferença numa eleição competitiva como a de São Paulo.

Segundo o Datafolha, só 5% dos eleitores dizem que votariam em alguém apoiado pela Igreja Universal. Se um candidato tivesse o apoio da Igreja Católica, 9% dizem que votariam nele para prefeito.

A Universal é liderada pelo bispo Edir Macedo, dono da TV Record, e tem 126 mil adeptos na capital, de acordo com o Censo 2010, do IBGE. Os católicos somam 6,5 milhões, ou 58% da população.

A influência religiosa tem sido uma das questões mais debatidas na campanha eleitoral de São Paulo. Em parte, isso ocorre por causa da presença de membros da Universal no comando da campanha de Celso Russomanno (PRB), que tem 30% das intenções de voto e lidera a disputa.

O PRB é presidido por Marcos Pereira, bispo licenciado da Universal.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

Outros nomes da executiva da sigla também têm ligações com a denominação evangélica. Russomanno, que faz questão de dizer que é católico, tem repetido que a Universal não terá nenhuma influência em sua administração se for eleito.

Há alguns dias, a Arquidiocese de São Paulo, liderada pelo cardeal dom Odilo Scherer, divulgou uma nota insinuando que a vitória do candidato do PRB representaria uma ameaça à democracia.

O texto foi redigido após a circulação de um artigo de Pereira vinculando a Igreja Católica a uma cartilha anti-homofobia que o governo pensou em distribuir em escolas.

Dias depois, Russomanno recebeu um aceno de outro líder católico. Dom Fernando Figueiredo, bispo da Diocese de Santo Amaro, disse confiar muito "na sinceridade, honestidade e no modo de agir e pensar" do candidato.

O Datafolha também investigou se, na opinião dos eleitores, a Universal e a Igreja Católica estão apoiando algum dos três candidatos mais bem posicionados na disputa. Apesar do esforço que alguns adversários têm feito para ligar Russomanno à Universal, a quantidade de eleitores que enxergam apoio da igreja a ele é minoritária.

Para 37%, a Universal o sustenta. Outros 63% não sabem responder, acham que ela é neutra ou está trabalhando contra o candidato.

Já a Igreja Católica é vista por 17% como apoiadora de José Serra (PSDB), candidato que, desde o início da disputa eleitoral, mantém uma frequente agenda de visita a cultos de igrejas evangélicas.

Para cerca de 40%, a Igreja Católica tem se mostrado neutra em relação aos três principais candidatos.

A pesquisa mostra ainda que a nota da arquidiocese contra Russomanno pode não ter sido percebida como ato de oposição ao seu nome Somente 14% dos eleitores dizem que a Igreja Católica atua contra o candidato do PRB.

O Datafolha ouviu 1.799 pessoas em 26 e 27 de setembro. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos para mais ou para menos.

Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor Samuel Mariano
Pastor Samuel Camara
Pastora Helena Tannure
Pastor Hidekazu Takayama
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastor Claudio Duarte
Pastor Gilmar Santos
Bispa Sonia Hernandes
Pastor Jorge Linhares
Missionário David Miranda
Pastor Geziel Gomes
Pastor Aluizio Silva
Pastor Julio Ribeiro
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Marco Feliciano
Pastor Billy Graham
Pastor Samuel Ferreira
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastor Oseias Gomes
Pastor Yossef Akiva
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor Elson de Assis
Pastor Márcio Valadão
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastora Sarah Sheeva
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Bispa Ingrid Duque
Pastor Benny Hinn
Apóstolo César Augusto
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Lucinho
Missionário RR Soares
Bispo Rodovalho
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastor Abílio Santana
Pastora Joyce Meyer
Pastor Carvalho Junior
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Adão Santos
Pastor Josué Gonçalves

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantora Fernanda Brum
Cantor Marquinhos Gomes
Cantor André Valadão
Voz da Verdade
Cantor Mattos Nascimento
Cantora Lea Mendonça
Cantora Cassiane
Cantor Irmão Lázaro
Cantora Nivea Soares
Cantora Mara Lima
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantor Regis Danese
Cantora Ana Paula Valadão
Cantora Damares
Cantora Rose Nascimento
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Ludmila Ferber
Ministério Renascer Praise
Ministério Diante do Trono
Cantora Karen Martins
Banda Oficina G3
Cantora Aline Barros
Cantora Alda Célia
Cantora Andrea Fontes
Cantor Fernandinho
Cantora Bruna Karla
Cantora Lauriete
Cantor Davi Sacer