Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Pastora propõe conceito de "cidadania sexual"

Na cúpula mundial sobre mortalidade materna, denominada “Women Deliver”, realizada em Londres na semana passada, a pastora luterana Judith van Osdol proferiu conferência, intitulada “Trapped between two gardens” (Apanhado entre dois jardins), quando narrou a realidade contrastante de duas mulheres, uma apanhada e expulsa do Éden e outra amando no jardim, como apresenta o Cantar dos Cantares.

O relato bíblico sobre o Jardim do Éden, do qual os seres humanos, culpados e castigados por suas transgressões, foram expulsos, introduziu a conferência da pastora, que o contrastou com o Cantar dos Cantares, uma poesia erótica em que a voz da mulher predomina em sua busca do ser amado – uma história sobre o encontro e o re-encontro da própria voz e ser sexual.

“O fato de que morre uma mulher por minuto por causa de complicações na gravidez e no parto, a grande maioria no Sul do Globo, está vinculado à falta de uma ‘cidadania sexual’ na sociedade, na cultura e nas igrejas”, definiu van Osdol.

O corpo da mulher, na perspectiva patriarcal, foi considerado objeto de posse, usado para ser venerado – no caso das virgens -, utilizado para vender produtos, vendido diretamente através do tráfico de pessoas, na escravatura moderna, ou utilizado como botim de guerra nos conflitos armados, analisou.

A pastora indagou como se chegou, então, ao jardim dos cantares, onde a voz da mulher é a que canta, onde ela adquire a voz principal? É a mulher quem procura, quem inicia, quem decide neste encontro erótico, sublinhou a conferencista. “Nada de passividade, posse, nem culpa nem castigo no jardim dos cantares”, disse.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

Representante da Pastoral de Mulheres e Gênero do Conselho Latino-Americano de Igrejas (CLAI), a teóloga afirmou que as mulheres estão presas ao primeiro jardim, do qual foram expulsas, culpabilizadas e castigadas, procurando entrar no segundo jardim, no qual ela se converte em sujeito moral – decidindo e gozando plenamente sua sexualidade. “Chegar ao segundo jardim significa fortalecer o conceito de cidadania sexual com um enfoque inequívoco sobre a justiça e a igualdade de gênero”, frisou.

A proposta de cidadania sexual, segundo a reverenda van Osdol, traz consigo tanto o conceito de direito como de responsabilidade, e exige conhecer e apropriar-se dos instrumentos dos Direitos Humanos, especificamente os que competem à igualdade de gênero e o tema da superação da violência.

Esses temas incluem os instrumentos que saíram das cúpulas mundiais como a do Cairo, a plataforma de Ação de Pequim, entre outros. “Esses instrumentos protegem e ressaltam a dignidade e integridade de cada pessoa, particularmente as pessoas mais vulneráveis e marginalizadas, e trata de velar por um mundo em que cada pessoa tenha valor”, argumentou.

Van Osdol acredita que para aquelas igrejas que mantêm compromisso histórico com os Direitos Humanos, tais instrumentos podem ser considerados sinais visíveis da mão de Deus na sociedade civil. “Às vezes se sente mais a graça de Deus e o compromisso com a dignidade e igualdade de gênero através desses instrumentos do que na prática e na política pública de nossas comunidades de fé”, sustentou a pastora.

A palestra da pastora luterana integrou os debates do painel “A mortalidade materna e as comunidades baseadas na fé”, convocado e patrocinado pelo Fundo de População das Nações Unidas.

O Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) é uma agência de cooperação internacional para o desenvolvimento que promove o direito da mulher, do homem e da criança a desfrutarem uma vida sadia, com igualdade de oportunidades para todos. O UNFPA procura a cooperação com as comunidades de fé para poder abrir espaços de diálogo sobre a missão comum. Participaram do evento e painel líderes religiosos de diversas partes do mundo.

Fonte: http://noticias.gospelmais.com.br/pastora-propoe-conceito-de-cidadania-sexual.html


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor Jorge Linhares
Pastor Aluizio Silva
Bispa Ingrid Duque
Pastor Benny Hinn
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastor Márcio Valadão
Pastor Billy Graham
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Hidekazu Takayama
Pastor Josué Gonçalves
Bispa Lucia Rodovalho
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor Samuel Camara
Pastora Joyce Meyer
Pastor Abílio Santana
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastor Oseias Gomes
Pastor Adão Santos
Pastor Carvalho Junior
Bispo Rodovalho
Pastor Marco Feliciano
Apóstolo César Augusto
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastor Elson de Assis
Apóstolo Agenor Duque
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastora Helena Tannure
Pastor Claudio Duarte
Bispa Sonia Hernandes
Pastor Samuel Mariano
Pastor Yossef Akiva
Apóstolo Renê Terra Nova
Missionário David Miranda
Pastor Julio Ribeiro
Pastor Gilmar Santos
Pastor Lucinho
Pastora Sarah Sheeva
Missionário RR Soares
Pastor Geziel Gomes

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Banda Oficina G3
Cantora Lauriete
Cantora Fernanda Brum
Cantora Ludmila Ferber
Cantora Nivea Soares
Ministério Diante do Trono
Cantor Fernandinho
Ministério Renascer Praise
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Ana Paula Valadão
Voz da Verdade
Cantor Davi Sacer
Cantor Mattos Nascimento
Cantor Marquinhos Gomes
Cantora Karen Martins
Cantor Irmão Lázaro
Cantora Bruna Karla
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Alda Célia
Cantora Damares
Cantora Andrea Fontes
Cantor Regis Danese
Cantora Aline Barros
Cantora Lea Mendonça
Cantora Mara Lima
Cantora Cassiane
Cantor André Valadão
Cantora Rose Nascimento