Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Pastor conta como foi o Réveillon na Praça dos Orixás

Segundo reportagem do “Correio Brasiliense”, a presença de fiéis evangélicos nas comemorações do Ano Novo na Praça dos Orixás, na Prainha, foi motivo de tensão, mas não houve tumulto, conforme ameaça relatada pelo jornal no dia 31 (leia mais).

Muitos freqüentadores seguidores da umbanda e do candomblé não gostaram da chegada de cerca de 20 membros da igreja Manancial da Vida, com sede no Lago Norte, em Brasília. Eles ficaram distribuindo panfletos até 1h da manhã.

A presença dos evangélicos foi autorizada pela Administração Regional de Brasília, que concedeu licença para que montassem uma barraquinha na festa.

Temendo conflitos religiosos, o Núcleo de Enfrentamento à Discriminação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) pediu reforço do policiamento na área. O 1ª Batalhão da PM (Asa Sul) destacou cerca de 100 homens.

Tensão

De acordo com organizadores do Réveillon na Prainha, não houve briga propriamente dita com os evangélicos, mas a madrugada não foi totalmente tranqüila.

“Houve um momento de exaltação quando eles vieram mais para a beira do lago. Teve freqüentadores que acharam um desrespeito e, se não fosse a gente intervir, teria dado confusão”, afirma o servidor público Jorge Amado, 31 anos, que pertence à Federação Brasiliense e do Entorno de Umbanda e Candomblé.

Para ele, não foi prudente a autorização dada pela Administração de Brasília aos fiéis. “Tinha muita gente aqui ontem, e eles eram de 20 a 30. Alguém poderia ter se machucado”, comenta.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

A presidente da Federação Brasiliense de Umbanda e Candomblé, Marinalva Venozina dos Santos Moreira, diz não se incomodar com a presença dos evangélicos.

“Não me incomodo, desde que não venham desacatar a minha religião. Mas há quem não goste que eles vão e por isso não acho seguro autorizar. Além disso, se fôssemos participar de uma festa deles, com certeza não seríamos recebidos. Ainda bem que deu tudo certo”, comentou.

Pastor fala da intolerância

Apesar dos relatos dos umbandistas, o pastor Roberto Alves Marques, da Manancial da Vida, afirma que não teve conhecimento de tensão entre os fiéis e os adeptos das religiões afros.

“Fiquei lá até às 21h30, mas segundo o meu pessoal, foi tudo tranqüilo”, afirmou. O pastor acrescentou que a intenção de seu grupo não é afrontar as religiões afro-brasileiras.

“Os nossos panfletos não têm nada de ofensivo a eles. Vamos à Prainha simplesmente porque é um lugar de grande concentração de pessoas. Não são só adeptos da umbanda e candomblé que comemoram o Reveillón lá. Fazemos o mesmo no Carnaval e em eventos como a Micarecandanga”, declarou.

Roberto disse também que a Manancial da Vida realiza trabalho de evangelização na Prainha desde 1992, e que apenas no ano passado, com o episódio da depredação das estátuas, houve hostilidade.

“Por isso, este ano, solicitamos segurança ao Ministério Público. Mas não temos nada a ver com essa questão da depredação. Isso para nós é vandalismo. Sempre convivemos pacificamente com o pessoal da Federação de Umbanda e Candomblé. Se está havendo intolerância agora, não está sendo na nossa parte”, afirmou.

Segundo estimativa da Polícia Militar, havia cerca de 10 mil participando da festa.

Fonte: https://www.portasabertas.org.br/noticias/2008/01/noticia4129/


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor Samuel Mariano
Bispa Ingrid Duque
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastora Helena Tannure
Pastor Geziel Gomes
Apóstolo César Augusto
Bispa Sonia Hernandes
Pastor Aluizio Silva
Pastor Márcio Valadão
Pastor Claudio Duarte
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Abílio Santana
Pastora Joyce Meyer
Pastor Billy Graham
Pastor Elson de Assis
Pastor Yossef Akiva
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastor Benny Hinn
Pastor Hidekazu Takayama
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Samuel Ferreira
Pastora Sarah Sheeva
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastor Samuel Camara
Pastor Lucinho
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastor Gilmar Santos
Pastor Adão Santos
Missionário RR Soares
Missionário David Miranda
Pastor Carvalho Junior
Pastor Marco Feliciano
Pastor Oseias Gomes
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastor Julio Ribeiro
Apóstolo Valdemiro Santiago
Bispo Rodovalho
Pastor Josué Gonçalves
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastor Jorge Linhares

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantor André Valadão
Cantora Fernanda Brum
Cantor Regis Danese
Ministério Diante do Trono
Ministério Renascer Praise
Cantora Lea Mendonça
Cantora Ana Paula Valadão
Cantor Marquinhos Gomes
Cantor Davi Sacer
Banda Oficina G3
Cantor Fernandinho
Voz da Verdade
Cantora Aline Barros
Cantor Mattos Nascimento
Cantora Lauriete
Cantora Rose Nascimento
Cantora Damares
Cantora Bruna Karla
Cantora Alda Célia
Cantor Irmão Lázaro
Cantora Ludmila Ferber
Cantora Nivea Soares
Cantora Mara Lima
Cantora Cassiane
Cantora Andrea Fontes
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Karen Martins