o Pastor Vyacheslav, da igreja carismática Vida Nova, foi declarado culpado por quebrar o procedimento estabelecido para realizar eventos religiosos (Artigo 167, Parte 1, do Código Bielorrusso de Crimes Administrativos) e multado em 720.000 rublos bielorrussos (aproximadamente US$330.00) no dia 22 de março, declarou Vasily Yurevich, administrador da igreja, ao Forum 18 News Service.
Falando da capital bielorrussa em 23 de março, Yurevich comentou com o Forum 18 que um representante do tribunal do distrito de Moscou em Minsk telefonou para a casa do Pastor Vyacheslav na noite de 21 de março e exigiu sua presença no tribunal no dia seguinte, ao que o pastor reagiu pedindo uma intimação por escrito. Logo em seguida, disse Yurevich, um polícia local lhe telefonou e repetiu a convocação do representante do tribunal, ameaçando levá-lo à força e algemado se não cumprisse a ordem. O Pastor Vyacheslav voltou a exigir uma intimação formal, prosseguiu Yurevich, e ela foi devidamente entregue na mesma noite. O Forum 18 recebeu uma via do documento sem data, afirmando que o Pastor Vyacheslav deveria comparecer ao tribunal "na condição de transgressor da lei" ao meio-dia do dia 22 de março.
De acordo com Yurevich, 150 membros da igreja acompanharam o pastor à audiência, mas não puderam entrar na breve audiência, pois "o juiz declarou a sessão fechada". Esta circunstância, bem como o curto intervalo entre a intimação e a audiência, significou que não houve oportunidade de preparar ou apresentar nenhuma forma de defesa, afirmou o Forum 18. Depois que o Pastor Vyacheslav entrou na sala de audiência, um policial bloqueou sua saída. Quando a porta se abriu novamente, o juiz se limitou a dizer às pessoas que aguardavam do lado de fora que a audiência já havia terminado e o veredicto já havia sido anunciado. O Forum 18 recebeu uma via da ordem judicial exigindo que o Pastor Vyacheslav pague ao estado bielorrusso até 6 de abril de 2005 o equivalente a 30 vezes o salário mínimo mensal.
Uma audiência em 1o. de março, à qual compareceram cerca de 100 membros da igreja, foi surpreendentemente adiada para que a polícia conduzisse maiores investigações, e ainda não se sabe quando a próxima audiência será realizada.
Após uma tentativa inicial frustrada, no final de 2004, as acusações voltaram a ser lançadas contra o Pastor Vyacheslav no dia 25 de janeiro
Além de recorrer da multa, a Igreja Vida Nova está preparando queixas formais ao Ministério da Justiça e ao Ministério de Assuntos Internos de Belarus contra o procedimento irregular do juiz no tribunal e o comportamento da polícia, respectivamente, declarou Yurevich ao Forum 18. A polícia foi rude com os membros da igreja e tentou forçá-los a deixar o prédio, salientou.
Impedida de alugar imóveis pela administração do distrito de Minsk em setembro de 2004, a grande congregação Nova Vida, com 600 membros, vem se reunindo em um antigo estábulo que ela comprou em 2002. As autoridades da cidade de Minsk negaram à igreja permissão para usar o imóvel como igreja, reformar as instalações, reconstruí-la como casa de oração e registrá-la em seu endereço e 16 de dezembro de 2004. Pela lei religiosa bielorrussa de 2002, todos os eventos religiosos requerem permissão do estado, a menos que sejam realizados em locais destinados a servir de igreja.
Depois que o próprio Vasily Yurevich foi multado em 150 vezes o salário mínimo mensal, no dia 28 de dezembro de 2004, por supostamente organizar cultos ilegais em um estábulo", a administração da cidade de Minsk emitiu uma advertência oficial à Igreja Nova Vida no dia 30 de dezembro. De acordo com a lei religiosa de 2002, uma segunda advertência seria suficiente para banir a igreja.
Autoridades estaduais em vários níveis vêm repetidamente declarando ao Forum 18 que a situação difícil da Igreja Vida Nova é culpa dela mesma, uma vez que uma igreja não poderia se reunir num estábulo porque um estábulo só serve para guardar vacas e eles não poderiam reconstruir o prédio porque os planos de construção civil da cidade no sentido de desenvolver a área não prevêem a construção de uma igreja e já foram aprovados pelo presidente Aleksandr Lukashenko
Uma análise de março de 2000 acerca de uma das congregações co-irmãs da Igreja Vida Nova, feita pelo especialista do Comitê Estadual Bielorrusso para Assuntos Étnicos e Religiosos, conclui que se trata de uma seita neo-mística, político-religiosa destrutiva", cujo crescimento representa uma ameaça significativa ao indivíduo, à sociedade e ao estado
Deixe seu Comentário abaixo:
O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.