Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Papa Francisco adota regra rígida contra abuso sexual na Igreja

O papa Francisco publicou na na semana passada uma lei sobre a prevenção e o combate à violência contra menores de idade e pessoas vulneráveis na Igreja Católica.

A determinação para o Estado do Vaticano e a Cúria Romana, além das suas representações diplomáticas em todo o mundo, torna obrigatória a denúncia de casos e aumenta o prazo de prescrição do crime. Todas as disposições valem a partir de 1.º de junho.

São três os documentos assinados pelo papa: uma carta apostólica em forma de Motu Proprio (documento de iniciativa pontifícia); a Lei CCXCVII, sobre proteção de menores e pessoas vulneráveis no Estado da Cidade do Vaticano e na Cúria Romana; e uma outra legislação com diretrizes para o vicariato da cidade do Vaticano.

Essa lei estabelece um prazo de 20 anos para denúncias de atos de violência. No caso de menores de idade, o prazo passa a ser contado após a vítima completar 18 anos.

As normas preveem ainda a criação de um “serviço de acompanhamento” para as vítimas de abuso, com assistência médica e legal”, coordenado por um perito.

Dessa forma, Francisco quer dar um exemplo do comportamento a ser seguido pelas conferências episcopais em todo o mundo para eliminar os abusos do clero – justamente após uma reunião em fevereiro que contou com representantes de todo o mundo, incluindo o Brasil.

Um dos artigos prevê, ainda, a obrigatoriedade da denúncia, exceto quando um líder religioso tomar conhecimento do caso por meio do sacramento da confissão. Em caso de omissão, a pessoa pode ser multada em ¤ 5 mil (cerca de R$ 25 mil) e, no caso de funcionário da área de segurança pública, ser preso por seis meses.

 

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

No Motu Proprio se ressalta a necessidade de “proteção de menores e pessoas vulneráveis” dentro da Cúria Romana e da Cidade do Vaticano. “O Santo Padre deseja que — também graças a estas normas que dizem respeito ao Estado da Cidade do Vaticano e à Cúria Romana — que a Igreja seja cada vez mais uma casa segura para crianças e pessoas vulneráveis”, indica um comunicado da Santa Sé.

As Diretrizes para a Proteção dos Menores e das Pessoas Vulneráveis trazem ainda recomendações sobre o comportamento em relação a menores de idade.

Especifica-se, por exemplo, que os religiosos e agentes de pastoral devem “ser sempre visíveis aos demais quando estão na presença de menores”, que é severamente proibido “instaurar uma relação preferencial com um menor, dirigir-se a ele de modo ofensivo ou assumir comportamentos inapropriados ou sexualmente alusivos, pedir a um menor para manter um segredo, fotografar ou filmá-lo sem o consentimento escrito dos seus pais”.

Além disso, determina que uma pessoa que abusou de um menor de idade deverá ser destituída do cargo e, também, receber ajuda psicológica e espiritual adequada para ter uma “reinserção social”.

Além disso, todos os crimes relacionados com o abuso infantil serão “puníveis por lei”, mesmo na ausência de uma queixa – se houver evidência no caso.

A Igreja Católica tem sido abalada nos últimos anos por uma série de escândalos sexuais, particularmente em Irlanda, Austrália, Chile, França, Estados Unidos e Polônia.

As diretrizes para lidar com casos de abuso sexual são exigidas desde 2011 pela Santa Sé para conferências episcopais em todo o mundo, mas a Cidade do Vaticano e a Cúria Romana estavam em um vácuo legal. (com agências internacionais)

Fonte: https://folhagospel.com/papa-francisco-adota-regra-rigida-contra-abuso-sexual-na-igreja/


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor Hidekazu Takayama
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Márcio Valadão
Bispa Ingrid Duque
Pastor Abílio Santana
Pastor Claudio Duarte
Pastor Samuel Ferreira
Pastora Joyce Meyer
Pastor Gilmar Santos
Pastor Elson de Assis
Apóstolo César Augusto
Missionário David Miranda
Pastor Samuel Camara
Bispa Sonia Hernandes
Bispa Lucia Rodovalho
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastor Marco Feliciano
Pastor Aluizio Silva
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastor Oseias Gomes
Pastor Billy Graham
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Jorge Linhares
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastor Carvalho Junior
Apóstolo Valdemiro Santiago
Missionário RR Soares
Bispo Rodovalho
Pastor Lucinho
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastor Adão Santos
Pastor Geziel Gomes
Pastor Josué Gonçalves
Pastor Julio Ribeiro
Pastora Sarah Sheeva
Pastor Samuel Mariano
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastor Yossef Akiva
Pastor Benny Hinn
Pastora Helena Tannure

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantor Fernandinho
Cantora Fernanda Brum
Cantora Nivea Soares
Cantor Irmão Lázaro
Cantora Cassiane
Cantora Lauriete
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Andrea Fontes
Ministério Diante do Trono
Cantor Davi Sacer
Cantora Ana Paula Valadão
Cantor Marquinhos Gomes
Voz da Verdade
Cantora Damares
Cantor Regis Danese
Cantora Alda Célia
Cantor André Valadão
Cantora Mara Lima
Cantora Karen Martins
Banda Oficina G3
Cantora Bruna Karla
Cantora Ludmila Ferber
Ministério Renascer Praise
Cantora Lea Mendonça
Cantora Rose Nascimento
Cantora Elaine de Jesus
Cantor Mattos Nascimento
Cantora Aline Barros