Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Orissa Mais do que socorro material

O mês de agosto de 2009 marca um ano da violência contra os cristãos em Orissa. Depois dos ataques, colaboradores da Portas Abertas visitaram algumas pessoas e ouviram seus relatos sobre a violência. Abaixo, segue um texto especial sobre as ações realizadas para socorrer nossos irmãos. Confira também, em breve, a nossa nova página especial sobre a Índia um ano após os ataques

O pastor de uma pequena igreja em Kandhamal perdeu tudo durante os conflitos. Trêmulo só de lembrar, ele contou como extremistas exigiram que ele adorasse deuses hindus, entoando mantras. Quando se recusou, o açoitaram com paus e varas. Por pouco ele não morreu. Mas seu coração ficou intoxicado com ressentimento e ira. Como ele iria ministrar à sua congregação quando ele mesmo estava tão traumatizado?

A violência não agrediu suas vítimas apenas no corpo. Suas emoções também foram afetadas. A perda e a calamidade súbita trouxeram desespero e perguntas que iniciaram o declínio espiritual de muitos.

A equipe da Portas Aberta via esse quadro sempre que chegava a áreas afetadas ou aos campos de refugiados: olhares sem expressão, atitudes de raiva e ódio contra os perseguidores, lágrimas de medo e depressão ao imaginar que poderia ser impossível voltar para casa, e o completo desespero de ter de passar o resto da vida à mercê dos outros. Além de tudo isso, há também a constante pressão para se converter ao hinduísmo. É visível que os perseguidos precisam de mais do que ajuda material. Muitos sofriam os sintomas do Transtorno de Estresse Pós-Traumático.

A Portas Abertas procurou suprir essa necessidade, acompanhada de médicos e peritos voluntários da Associação Médica Cristã da Índia. Juntas, as duas organizações iniciaram terapias de estresse pós-trauma.

Como não houve nenhum voluntário de fora de Orissa – muitos tinham medo de ir para lá –, a estratégia foi usar pessoas do próprio Estado. Os voluntários entrevistaram e trataram 36 pessoas, pastores locais na maior parte dos casos, para depois prepará-los para também atuarem como terapeutas na região.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.


O treinamento foi dividido em quatro seções. Ele foi realizado em um local seguro, em uma cidade litorânea perto de Kandhamal.

Cada módulo durava cinco dias, nos quais os voluntários aprendiam vários métodos de terapia e aconselhamento. Depois havia mais cinco dias de prática no campo, que envolvia o aconselhamento de pessoas, a fim de aplicar o que foi aprendido.

Depois de concluir cada seção, os voluntários visitavam as vítimas em campos de refugiados. Nas sessões com essas pessoas, o “terapeuta” contava sobre a perseguição que ele mesmo sofreu e incentivava o paciente a expressar seus sentimentos, falando como ele, sua família e comunidade foram afetados.

Os voluntários eram instruídos a observar a comunicação verbal e não verbal dos pacientes durante as conversas, a fim de entender a profundidade da tristeza, dor e aflição do interlocutor e avaliar o impacto psicológico do incidente na vida deles.

Aquele pastor traumatizado foi um dos primeiros a fazer a terapia. Quando um voluntário lhe contou a experiência que teve, semelhante à dele, o pastor entendeu que estavam todos “no mesmo barco”. Depois de receber oração e palavras de ânimo e conforto de seu terapeuta, o pastor voltou a crer que ele está seguro em Cristo. Ele disse que, finalmente, reencontrou sua fé!

Fonte: https://www.portasabertas.org.br/noticias/Artigos/2009/08/noticia5562/


Tags: india, orissa
Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Missionário RR Soares
Pastor Josué Gonçalves
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Adão Santos
Apóstolo César Augusto
Pastora Sarah Sheeva
Pastor Geziel Gomes
Pastora Joyce Meyer
Pastor Benny Hinn
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Julio Ribeiro
Pastor Samuel Camara
Bispa Sonia Hernandes
Pastor Lucinho
Bispo Rodovalho
Pastor Hidekazu Takayama
Pastora Helena Tannure
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Oseias Gomes
Pastor Gilmar Santos
Pastor Samuel Mariano
Pastor Aluizio Silva
Pastor Yossef Akiva
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastor Abílio Santana
Pastor Jorge Linhares
Bispa Ingrid Duque
Pastor Marco Feliciano
Pastor Claudio Duarte
Pastor Gilvan Rodrigues
Apóstolo Renê Terra Nova
Apóstolo Valdemiro Santiago
Missionário David Miranda
Pastor Elson de Assis
Pastor Carvalho Junior
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Márcio Valadão
Pastor Billy Graham
Pastor José Wellington Bezerra da Costa

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantora Lea Mendonça
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Ana Paula Valadão
Cantor Davi Sacer
Cantora Bruna Karla
Cantora Cassiane
Cantora Mara Lima
Cantor Fernandinho
Ministério Diante do Trono
Cantora Alda Célia
Cantora Aline Barros
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Damares
Cantora Fernanda Brum
Cantor Mattos Nascimento
Cantor Regis Danese
Cantora Nivea Soares
Cantor André Valadão
Cantora Rose Nascimento
Cantora Lauriete
Banda Oficina G3
Cantor Marquinhos Gomes
Cantor Irmão Lázaro
Cantora Ludmila Ferber
Ministério Renascer Praise
Cantora Andrea Fontes
Cantora Karen Martins
Voz da Verdade