Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Orissa 2008: alguns anos depois

A casta não tribal dos Pana (intocáveis) é a segunda maior comunidade de Kandhamal, composta em sua maioria de convertidos ao cristianismo. Os hindus procuram impedir o crescimento do cristianismo e o segundo grupo age sob pretextos políticos recrutando cristãos Pana para suas fileiras revolucionárias.

Orissa é um dos Estados indianos que têm autonomia para promulgar legislação religiosa. Essa legislação diz que nenhuma pessoa deve converter outra, direta ou indiretamente, por força ou indução.

Os ataques de agosto de 2008 foram motivados sob a alegação de que os missionários cristãos da região estavam convertendo à força as tribos locais, fornecendo-lhes carne de vaca, o que para o hinduísmo é um sacrilégio. Além disso, os cristãos foram acusados de serem treinados e agirem em favor de grupos maoístas que planejaram e executaram o influente líder hindu, Swami Laxmanananda.

Nos ataques de Orissa em 2008, milhares de cristãos tiveram que fugir de suas casas, outros foram mortos e suas igrejas e casas incendiadas.

"Cerca de 20 pessoas vieram à minha casa com paus e varas em suas mãos e ameaçaram obrigar a me converter ao hinduísmo, então eles rasparam minha cabeça. Eu lhes disse: ‘Eu conheço meu Senhor, Ele me salvou e eu não vou mudar minha fé’. Quando eles me pediram para beber a urina de uma vaca e comer seu esterco, todo mundo saiu correndo – ninguém ficou para ajudar. Os extremistas, então começaram a me agredir brutalmente e me disseram para deixar a aldeia", disse um cristão indiano.

Portas Abertas socorre cristãos indianos

A Portas Abertas Internacional socorreu os cristãos de Orissa, prejudicados pelos ataques. Nas semanas seguintes aos motins, a equipe da Portas Abertas organizou a distribuição de mais de 6 mil kits de primeiros-socorros, contendo itens de necessidades básicas para as famílias que perderam tudo. Cada pacote continha utensílios de cozinha, pratos e xícaras, arroz e outros alimentos, roupas para uma família, medicamentos, repelentes, produtos de higiene pessoal e uma Bíblia.

As primeiras fases dessa força-tarefa foram realizadas em sigilo. Embora muitas organizações, por questões de segurança, se retiraram da região, a Portas Abertas prosseguiu socorrendo os cristãos.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

Nos campos de refugiados, as pessoas foram servidas com arroz e dal (sopa de lentilhas) duas vezes por dia. A Portas Abertas teve também o privilégio de poder patrocinar uma ceia de Natal para cerca de 3 mil cristãos no campo G-Udaigiri.

"No mês de agosto de 2008, os líderes do RSS (partido político hindu) entraram em nossa aldeia com um grande grupo de pessoas e queimaram todas as casas dos cristãos, incluindo a nossa. Naqueles dias difíceis a Portas Abertas desenvolveu um programa de ajuda. Sou grato a Deus e grato à Portas Abertas por nos fornecer ajuda. O que vocês fizeram era o que ansiávamos e Deus tornou isso possível", disse Hosea Mohanandia, cristã de Orissa.

Orissa hoje

Embora ainda vivam sob constante pressão, a atual situação dos cristãos de Orissa é estável. Muitos conseguiram voltar para suas casas e rescontruir suas vidas após os ataques de 2008; outros não quiseram ou foram impedidos de fazê-lo. Você, parceiro da Portas Abertas, foi parte da ajuda entregue para esses cristãos. Que Deus seja louvado através de sua vida!

*Texto publicado originalmente na Revista Portas Abertas, vol.30 nº10

Fonte: https://www.portasabertas.org.br/noticias/2013/01/1973843/


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor Samuel Camara
Bispa Lucia Rodovalho
Missionário RR Soares
Pastora Helena Tannure
Pastor Aluizio Silva
Pastor Márcio Valadão
Pastor Benny Hinn
Pastor Adão Santos
Apóstolo César Augusto
Pastor Billy Graham
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Missionário David Miranda
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Geziel Gomes
Pastora Joyce Meyer
Pastor Marco Feliciano
Pastor Julio Ribeiro
Pastor Abílio Santana
Pastora Sarah Sheeva
Pastor Josué Gonçalves
Pastor Claudio Duarte
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastor Elson de Assis
Pastor Carvalho Junior
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastor Oseias Gomes
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Lucinho
Bispo Rodovalho
Bispa Sonia Hernandes
Bispa Ingrid Duque
Pastor Jorge Linhares
Pastor Hidekazu Takayama
Pastor Gilmar Santos
Pastor Samuel Mariano
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastor Yossef Akiva
Apóstolo Valdemiro Santiago
Apóstolo Renê Terra Nova

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantora Nivea Soares
Cantora Ludmila Ferber
Cantora Andrea Fontes
Cantora Lea Mendonça
Cantora Rose Nascimento
Cantor Marquinhos Gomes
Cantora Lauriete
Cantora Damares
Cantor Mattos Nascimento
Cantor Davi Sacer
Cantora Cassiane
Cantora Fernanda Brum
Cantora Alda Célia
Cantor Irmão Lázaro
Cantora Ana Paula Valadão
Cantora Elaine de Jesus
Banda Oficina G3
Cantor Regis Danese
Cantora Mara Lima
Ministério Diante do Trono
Cantora Karen Martins
Voz da Verdade
Cantor Fernandinho
Cantora Aline Barros
Cantor André Valadão
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Bruna Karla
Ministério Renascer Praise