Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Organização cristã quer julgamento justo para minorias indonésias

O governo da Indonésia executou três cristãos em 22 de setembro, por seu suposto envolvimento em conflitos nas ilhas Sulawesi há seis anos. Multidões protestaram durante o fim de semana em várias ilhas.

O vice-presidente da Indonésia, Jusuf Kalla, pediu calma, alegando que "as mortes aconteceram seguindo um processo legal". Mas, de acordo com Jim Jacobson, presidente da Liberdade Cristã Internacional (CFI, sigla em inglês), "o processo legal na Indonésia é que o problema".

Sulawesi foi sacudida pela violência sectária de 2000 a 2002. Os cristãos dividiram a culpa, embora grupos islâmicos, como a Laskar Jihad, tenham fomentado ativamente o conflito.

Poucos muçulmanos foram punidos pelo envolvimento no conflito que deixou pelo menos mil mortos. Nenhum muçulmano foi sentenciado a mais de 15 anos de prisão.

O julgamento de Fabianus Tibo, Marinus Riwu e Dominggus da Silva foi marcado por irregularidades. "O sistema judicial da Indonésia é famoso por sua corrupção, mas esse julgamento superou todos os excessos", disse Jacobson. Freqüentemente, multidões de fundamentalistas muçulmanos se juntam no tribunal, intimidando tanto juízes quanto testemunhas.

Isabelle Cartron, da Anistia Internacional relata: "Os advogados dos cristãos receberam ameaças de morte, e um deles teve uma bomba plantada em sua casa. No lado de fora da corte, manifestantes munidos de pedras exigiam que os três fossem sentenciados à morte".

Cristãos vulneráveis

Esse não é o único caso em que extremistas islâmicos ameaçaram as cortes. Há um ano, três professoras de escola dominical foram condenadas por "cristianizar" crianças muçulmanas que freqüentavam suas aulas com a permissão dos pais. O julgamento foi marcado pelo clamor de multidões que exigiam a morte das mulheres. Elas foram condenadas a três anos de prisão (leia mais).

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

A violência que ocorre no âmbito privado não é coibida pelas autoridades governamentais na Indonésia. O último relatório do Departamento de Estado dos EUA sobre perseguição religiosa explica que, apesar do respeito formal à liberdade religiosa, "o governo ocasionalmente tolerou discriminação e abuso contra grupos religiosos por parte de agentes privados, e deixou de punir os perpetradores desses atos".

"Multidões têm destruído igrejas e outras propriedades cristãs com freqüência por toda a Indonésia e ninguém jamais foi punido", afirmou Jim Jacobson. "Sem temer retaliações, oficiais locais costumam recusar a permissão para a reconstrução de congregações".

Esses problemas persistem. No ano passado, a CFI relatou que um grupo islâmico, chamado de Movimento da Aliança Anti-apostasia, usou de intimidação para fechar pelo menos 35 igrejas na ilha de Java, onde fica a capital, Jacarta. Os cristãos permanecem igualmente vulneráveis em toda parte. 

Discriminação evidente

Embora o governo tenha afirmado seu compromisso com a liberdade religiosa, ele limita o apoio externo a grupos religiosos e proíbe o proselitismo. Além disso, o governo adotou novas leis recentemente, tornando virtualmente impossível abrir uma igreja pequena em qualquer lugar e qualquer igreja em um bairro não cristão.

A discriminação é evidente no cotidiano de muitos cristãos com os quais a CFI têm trabalhado. Na prática, os cristãos têm menos oportunidade de receber benefícios do governo e conseguir empregos. Às vezes eles passam por extorsões e intimidação porque a polícia e o judiciário normalmente não protegem não-muçulmanos.

"A Indonésia tem muito a fazer para se tornar um parceiro dos Estados Unidos e um líder na Ásia. Jacarta precisa proteger de fato, como na teoria, suas minorias religiosas. Uma boa maneira de começar é garantir aos cristãos um julgamento justo a despeito do poder da multidão islâmica", resumiu Jim Jacobson.

Fonte: https://www.portasabertas.org.br/noticias/2006/09/noticia2996/


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Aluizio Silva
Pastora Joyce Meyer
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastor Geziel Gomes
Pastor Carvalho Junior
Apóstolo César Augusto
Pastor Adão Santos
Bispa Ingrid Duque
Pastor Gilmar Santos
Pastora Helena Tannure
Pastor Jorge Linhares
Pastor Abílio Santana
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastor Yossef Akiva
Pastor Elson de Assis
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Julio Ribeiro
Pastor Samuel Camara
Pastor Josué Gonçalves
Apóstolo Valdemiro Santiago
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Apóstolo Estevam Hernandes
Bispo Rodovalho
Pastora Sarah Sheeva
Pastor Marco Feliciano
Pastor Billy Graham
Pastor Hidekazu Takayama
Pastor Samuel Mariano
Missionário David Miranda
Pastor Benny Hinn
Pastor Claudio Duarte
Bispa Sonia Hernandes
Pastor Márcio Valadão
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Lucinho
Pastor Oseias Gomes
Missionário RR Soares

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Ministério Diante do Trono
Cantora Karen Martins
Cantora Cassiane
Cantora Fernanda Brum
Cantora Aline Barros
Cantor Marquinhos Gomes
Banda Oficina G3
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Mara Lima
Cantor Regis Danese
Cantor Davi Sacer
Cantora Ana Paula Valadão
Voz da Verdade
Cantora Bruna Karla
Cantora Andrea Fontes
Cantora Nivea Soares
Cantor Mattos Nascimento
Cantor Fernandinho
Cantora Damares
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantor Irmão Lázaro
Cantor André Valadão
Cantora Lauriete
Cantora Alda Célia
Cantora Rose Nascimento
Cantora Lea Mendonça
Ministério Renascer Praise
Cantora Ludmila Ferber