O Sudão deu início às suas primeiras eleições presidenciais e parlamentares neste domingo, 11 de abril. Até agora, não houve incidentes de violência. No entanto, pequenos imprevistos técnicos e logísticos fizeram com que o período de eleições fosse prorrogado por mais dois dias. Por esse motivo, os postos eleitorais ficaram abertos até hoje, 15 de abril.
Um fator determinante para a mudança no período de votações é que os nomes das pessoas que se registraram em determinadas zonas eleitorais, simplesmente sumiram. Então, o tempo extra foi concedido para que aqueles que viajam a pé possam registrar seus nomes em outros locais de voto.
“Eu me recordo de ajudar cerca de dez mulheres carregando crianças nas costas; nós as colocamos em nossa caminhonete, pois elas estavam voltando de votar, pois seus nomes haviam desaparecido do centro onde se registraram originalmente”, conta um colaborador da Portas Abertas.
Quase um ano depois do estipulado no Comprehensive Peace Agreement (CPA) de 2005, que acabou com a guerra civil que durava 21 anos, o povo sudanês estão votando por um presidente nacional, um presidente para o Sul, para as assembleias locais e nacionais, e também para governadores.
A população do Sudão está tensa. Essas eleições são muito importantes para que a paz prevaleça no país. Se as eleições falharem em ser livres e justas, provavelmente haverá separações e riscos de um novo conflito.
As eleições democráticas no maior país da África não acontecem a mais de 20 anos. Durante a preparação para as eleições houve algumas grandes preocupações, como os desafios de infraestrutura no sul e em outras áreas marginalizadas do país e a falta de conhecimento entre a maioria de não alfabetizados no sul.
Foram necessários muitos anos de oração para que o milagre de paz se realizasse no Sudão. Será preciso outro milagre para que a paz prevaleça. A Portas Abertas acredita que, pela graça de Deus, a transformação democrática do Sudão será possível, e queremos encorajá-lo a orar por esse país.
Pedidos de oração
• Louve a Deus pela paz envolvendo o processo das eleições até agora.
• Ore para que a vontade de Deus seja feita nessas eleições, e para que Ele estabeleça a paz no Sudão, pois só Deus pode fazê-la durar.
• Ore por orações livres e justas. Ainda há muita desconfiança entre os governos do sul e do norte, devido às décadas de guerra e separação. Ore para que Deus mude a cultura de guerra no Sudão, e para que haja disposição em aceitar o resultado das eleições, pois se teme que o país entre novamente em uma guerra civil. Ore pelo papel da igreja no processo de paz.
• Os 21 anos de guerra civil causaram uma crise humanitária. Muitas ONGs estão lutando para contornar a situação. Ore a Deus pedindo proteção por todos os trabalhadores dessas organizações, incluindo da Portas Abertas.
• Louvamos a Deus pois, apesar de todos os desafios, o treinamento nos centros regionais e no Centro de Treinamento Emanuel pode continuar. Agradeça a Deus pelo comprometimento de nossos parceiros.
• Continue orando pela salvação dos líderes do Sudão.
Deixe seu Comentário abaixo:
O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.