Síria: um país com planícies, montanhas e desertos, que abriga muitos grupos étnicos e religiosos diversos.
Dos quase 23 milhões de habitantes, cerca 90% é de etnia árabe, enquanto curdos e armênios formam uma maioria considerável do resto da população.
A Síria tem uma grande maioria sunita (74%), e relevantes minorias (10% cada) de cristãos e alauítas, a seita xiita à qual pertence o presidente Bashar al-Assad.
Cinco décadas de dominação árabe socialista Baathista, sob a família al-Assad, levaram, em particular modo a maioria sunita, a denunciar a corrupção e o nepotismo em todo o governo sírio no exército e na elite financeira.
As demonstrações da "Primavera Árabe" em todo o Oriente Médio, que em janeiro de 2011 levaram dezenas de milhares de manifestantes às ruas, pediam em alta voz que fossem garantidas a liberdade e reforma, exortando o presidente a renunciar. Os cristãos estão agora enfrentando uma situação particularmente difícil.
Na tentativa de unificar as diversas comunidades, em uma região onde a luta sectária é generalizada, o presidente Assad promoveu uma identidade laica do estado sírio.
Ao garantir os direitos das minorias religiosas, foi decretado que os cristãos têm permissão para praticar a sua religião, e que as igrejas permanecerão lugares protegidos.
Apesar dos cristãos sírios não terem abertamente aderido à oposição, eles não justificam a violência perpetrada pelo governo contra pessoas inocentes, que se dirigem à comunidade internacional para que sejam intensificados os esforços para levar o regime de Assad à mesa de negociações.
Samir Nassar, arcebispo de Damasco, colocou ênfase sobre como o povo sírio se encontrasse "submetido a enormes pressões", e como o desastre econômico e os conflitos se expandissem em quase todas as cidades.
Ele também relatou que os jovens em particular, se sentiam abandonados à sua sorte pelo mundo exterior, que, segundo eles, nunca se comprometeu o suficiente para ajudá-los.-Ajuda à Igreja que Sofre Brasilwww.aisbrasil.org.br-Ajuda à Igreja que Sofre Portugalwww.fundacao-ais.pt
Deixe seu Comentário abaixo:
O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.