Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Obras em Jerusalém geram polêmica entre arqueólogos israelenses

As obras ordenadas pelas autoridades palestinas perto da Mesquita de al-Aqsa estão causando polêmica entre os arqueólogos israelenses, que afirmam que os trabalhos danificam vestígios do Monte do Templo.

“Esta é uma ação brutal contra o lugar mais sensível para o povo judeu”, disse à imprensa o arqueólogo israelense Gabriel Barkai. Ele é um membro do Comitê contra a Destruição de Antiguidades no Monte do Templo.

O Monte do Templo é o nome que os judeus dão ao lugar onde hoje ficam as mesquitas do Domo da Rocha e al-Aqsa. Os muçulmanos conhecem o local, o terceiro mais sagrado do Islã, depois de Meca e Medina, como al-Haram al-Sharif, o “Nobre Santuário”. Ele também é chamado de Esplanada das Mesquitas.

Nessa área os arqueólogos situam os restos do Segundo Templo, construído pelo rei Salomão, que foi destruído pelos romanos no ano 70 da era cristã. O único vestígio dele é o Muro das Lamentações, que fica ao lado de al-Aqsa.

A Esplanada é administrada pelo Wafq, comitê islâmico que cuida dos templos muçulmanos de Jerusalém. A Polícia israelense intervém quando há distúrbios ou escavações não autorizadas pelo Departamento de Antiguidades de Israel.

Os lugares sagrados se encontram no centro da disputa do conflito israelense-palestino. Especialmente desde que Israel assumiu o controle total de Jerusalém, após a sua vitória na Guerra dos Seis Dias, em 1967.

A polêmica começou há um mês, quando vários trabalhadores palestinos chegaram ao local. Com a ajuda de máquinas, eles começaram a remover e a transportar blocos de pedra.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

“Só mudamos algumas redes elétricas. Não construímos nada especial nem estamos escavando neste momento”, disse à Efe Yousef al-Nashi, porta-voz do Wafq. Ele também rejeitou a vigilância da Polícia, que em tempos de tensão fixa normas para os fiéis muçulmanos que chegam à Espalanada.

Mas a porta-voz do Departamento de Antiguidades de Israel, Dalit Menzin, disse à agência Efe que “há escavações constantes e é impressionante o que se pode achar neste lugar”, sem acrescentar mais dados.

Barkai comentou que, se o Departamento de Antiguidades não tomar uma atitude, “várias relíquias importantes para judeus, muçulmanos e cristãos podem ser afetadas”.

Na Esplanada das Mesquitas começou, em 28 de setembro de 2000, a Segunda Intifada, conhecida como a de al-Aqsa. O estopim foi uma visita ao local do então líder da oposição de direita Ariel Sharon, mais tarde primeiro-ministro israelense.

Apesar das tensões, os turistas não deixam de visitar o lugar. De pé, ao lado da Mesquita do Domo da Rocha, a especialista e guia turística Guila Treibish mostra um desenho das construções sob o solo onde pisa.

“Este lugar gera todo tipo de sentimento. Foi citado em filmes como 'Caçadores da arca perdida' e livros como 'O Código da Vinci'”, afirma. Depois de mencionar os rumores de que a famosa Arca da Aliança está debaixo de al-Aqsa, ela esclarece que “a única coisa certa é que debaixo destas pedras há um apaixonante mundo subterrâneo”.

Dizem que no antigo templo judeu estava a arca de madeira que continha as Tábuas da Lei, que Deus entregou a Moisés, segundo a Bíblia. Outros relatos contam que ela foi levada a Jerusalém pelo rei David e que tem poderes especiais, mostrados quando os judeus deram sete voltas ao redor de Jericó e derrubaram as suas muralhas.

Treibish acrescenta que recentemente notou um aumento no número de judeus ortodoxos nacionalistas que se aproximam da esplanada para suas orações. A tendência incomoda o Waqf e mantém em alerta a Polícia, já que em questão de segundos uma revolta pode explodir.

No dia 6 de fevereiro, Israel começou, sob rígidas medidas de segurança, as obras para renovar um dos acessos à Esplanada. Mas os líderes islâmicos palestinos consideraram a iniciativa uma ameaça à mesquita de al-Aqsa.

Em 12 de fevereiro, o prefeito de Jerusalém, Uri Lupolianski, mandou suspender as obras, devido às queixas de milhares de muçulmanos do mundo inteiro. Agora a polêmica está do lado judeu, com as queixas dos arqueólogos israelenses.

Fonte: http://noticias.gospelmais.com.br/obras-em-jerusalem-geram-polemica-entre-arqueologos-israelenses.html


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor Gilmar Santos
Pastor Aluizio Silva
Pastor Josué Gonçalves
Pastor Elson de Assis
Missionário David Miranda
Bispa Ingrid Duque
Pastor Jorge Linhares
Pastor Yossef Akiva
Pastora Joyce Meyer
Apóstolo César Augusto
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastora Helena Tannure
Pastor Oseias Gomes
Pastor Carvalho Junior
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor Julio Ribeiro
Pastor Abílio Santana
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastor Adão Santos
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Apóstolo Renê Terra Nova
Missionário RR Soares
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastor Samuel Camara
Apóstolo Agenor Duque
Bispo Rodovalho
Bispa Sonia Hernandes
Pastor Samuel Mariano
Pastor Hidekazu Takayama
Pastora Sarah Sheeva
Pastor Benny Hinn
Pastor Lucinho
Pastor Claudio Duarte
Pastor Geziel Gomes
Pastor Márcio Valadão
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Billy Graham
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Marco Feliciano

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantor Irmão Lázaro
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Bruna Karla
Cantor Fernandinho
Cantora Damares
Cantora Nivea Soares
Cantora Lauriete
Cantor Davi Sacer
Banda Oficina G3
Ministério Renascer Praise
Cantor André Valadão
Cantora Rose Nascimento
Cantor Marquinhos Gomes
Cantor Regis Danese
Cantora Mara Lima
Cantora Fernanda Brum
Cantor Mattos Nascimento
Cantora Aline Barros
Cantora Cassiane
Voz da Verdade
Cantora Ana Paula Valadão
Cantora Karen Martins
Ministério Diante do Trono
Cantora Alda Célia
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Ludmila Ferber
Cantora Andrea Fontes
Cantora Lea Mendonça