Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Obama transforma o sonho de Luther King em realidade

A possibilidade do pré-candidato democrata à Casa Branca Barack Obama ser o primeiro presidente negro dos Estados Unidos transformou em realidade o sonho do líder dos direitos civis, Martin Luther King, mas também lembra as tensões raciais latentes em todo o país.

Amanhã fará 40 anos que King foi assassinado, em 4 de abril de 1968. O crime aconteceu em um hotel de Memphis, no Tennessee, ao final de uma era de luta pela igualdade racial que acabou com a segregação e custou-lhe a vida.

“Sonho que um dia em Alabama, com seus ferozes racistas, (…) um dia os meninos negros e as meninas negras poderão dar as mãos para as crianças brancas como irmãos e irmãs”, afirmou King no discurso histórico “I have a dream” (Eu tenho um sonho).

A meteórica carreira de Obama é, de certa maneira, a materialização deste sonho, segundo Erwin Hargrove, especialista em ciências políticas da Universidade Vanderbilt, no Tennesse.

O senador democrata por Illinois, 46, é filho de Barack Obama, um economista queniano educado em Harvard e de Ann Dunham, uma mulher de Wichita, no Kansas, ambos já falecidos.

Nascido em Honolulu, no Havaí e criado entre os Estados Unidos e a Indonésia, Obama conhece tanto os sofisticados caminhos do poder e o privilégio como os bairros mais pobres dos EUA.

“Ele progrediu na vida graças a seu talento e é isso que King assinalava”, disse à agência de notícias Efe, Hargrove, em referência ao desejo do líder dos direitos civis de que a cor da pela não fosse um eterno lastro para os afro-americanos.

Seguidores de Luther King

Tanto Hargrove quanto Conrad Fink, professor da Universidade de Geórgia e ex-vice-presidente da agência de notícias Associated Press, coincidem ao dizer que Obama não apenas encarna o sonho de King, mas também é fruto de seu legado.

“Sem Martin Luther King, Obama não estaria onde está”, disse Fink, à Efe. Fink disse acreditar que o sacrifício do reverendo negro “abriu um futuro completamente distinto para os negros norte-americanos”.

Sua luta permitiu não apenas que Obama compita pela Casa branca, mas também que Estados como Nova York e Massachussetts tenham governadores negros e que vários afro-americanos tornaram-se prefeitos de cidades como Atlanta, Washington e Filadélfia impulsionados por um discurso “pós-racial”.

Obama apostou na mesma estratégia: “Não há um EUA branco e um EUA negro e sim os Estados Unidos da América”, disse durante a convenção nacional do Partido Democrata, em um discurso que o lançou na cena política nacional.

O convite de fechar as feridas raciais abertas no país foi uma das pedras fundamentais de sua campanha eleitoral. Mas os especialistas consideram que essas tensões raciais estão a flor da pele, como ficou claro com a polêmica gerada pelos sermões do pastor Jeremiah Wright, o reverendo que durante quase 20 anos dirigiu a vida espiritual de Obama.

O pastor convidou os membros de sua igreja a entonar “Deus amaldiçoe a América” no lugar do tradicional “Deus abençoe a América”, pelo racismo que impera no país.

Essas palavras levaram Obama a pronunciar recentemente um grande discurso sobre o problema racial no qual reconheceu o ressentimento que existe entre os brancos e os negros e convidou os cidadãos norte-americanos a debater abertamente sobre o tema.

“É irônico que o debate sobre a raça chegue justo no aniversário da morte de Luther King”, destaca Fink. Esse debate serviu para recordar o muito que progrediram os afro-americanos mas, também, o grande caminho que lhes falta para erradicar os guetos de violência, drogas, desemprego e falta de educação em que estão milhões de negros norte-americanos.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.


Barack Obama acredita que chegou o momento de dar o próximo passo adiante para tornar os EUA mais justo, um país que se redima do pecado original da escravidão. Falta saber se Obama conseguirá levar seu projeto adiante e ser eleito como o 44º presidente dos EUA.

Fonte: http://noticias.gospelmais.com.br/obama-transforma-o-sonho-de-luther-king-em-realidade.html


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor Aluizio Silva
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastor Marco Feliciano
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastor Carvalho Junior
Pastora Joyce Meyer
Pastor Lucinho
Pastor Yossef Akiva
Pastor Gilmar Santos
Bispa Sonia Hernandes
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Abílio Santana
Pastor Márcio Valadão
Pastor Jorge Linhares
Pastor Benny Hinn
Pastor Oseias Gomes
Pastor Elson de Assis
Apóstolo Estevam Hernandes
Missionário David Miranda
Pastor Samuel Mariano
Missionário RR Soares
Pastor Julio Ribeiro
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Apóstolo Agenor Duque
Bispa Ingrid Duque
Apóstolo César Augusto
Pastor Billy Graham
Pastora Sarah Sheeva
Pastor Geziel Gomes
Pastor Samuel Camara
Pastor Hidekazu Takayama
Pastora Helena Tannure
Pastor Claudio Duarte
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Bispa Lucia Rodovalho
Bispo Rodovalho
Pastor Josué Gonçalves
Pastor Adão Santos

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantor Davi Sacer
Cantora Cassiane
Cantor André Valadão
Cantor Mattos Nascimento
Ministério Renascer Praise
Cantor Marquinhos Gomes
Voz da Verdade
Cantora Lea Mendonça
Cantor Regis Danese
Cantora Rose Nascimento
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Bruna Karla
Ministério Diante do Trono
Cantora Ana Paula Valadão
Cantora Alda Célia
Cantora Damares
Cantora Aline Barros
Cantora Lauriete
Cantora Nivea Soares
Cantora Fernanda Brum
Cantor Fernandinho
Cantora Karen Martins
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Andrea Fontes
Banda Oficina G3
Cantora Mara Lima
Cantora Ludmila Ferber
Cantor Irmão Lázaro