Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

O renascimento da Somália significa liberdade aos cristãos?

Em 2012, a Somália realizou suas primeiras eleições democráticas depois de quase duas décadas de violência, corrupção e caos. Agora, a comunidade internacional surge para apoiar os esforços para a reconstrução do país. Os Estados Unidos focaram seu apoio na estabilidade e reintegração do país na comunidade internacional, reconhecendo oficialmente o governo da Federação da Somália pela primeira vez, desde 17 de janeiro de 1991.


A Conferência Somália, realizada na Lancaster House, em 7 de maio, e co-organizada por representantes do Reino Unido e da Somália, foi um passo ainda mais significativo em direção à estabilidade e reintegração na comunidade internacional. Mais de 50 amigos e parceiros da Somália compareceram.


O comunicado de imprensa do governo do Reino Unido, de 7 de maio, afirma: "Na Conferência, a comunidade internacional se reuniu a fim de discutir medidas práticas para o apoio aos planos do Governo Federal em três áreas principais: segurança, justiça e gestão das finanças públicas. Nós apoiamos a proteção dos direitos fundamentais da Constituição e o compromisso do Governo Federal na defesa dos direitos humanos, inclusive através da criação de uma Comissão Nacional de Direitos Humanos independente". 


Contudo, apesar de todas estas ações positivas visando a restauração da nação, e dos elogios da comunidade internacional às promessas do governo da Somália de proteger e defender os direitos humanos fundamentais no artigo 3º da Constituição, os cristãos da Somália ainda não têm muito a comemorar. Eles permanecem escondidos e em sério perigo diante dos extremistas.


Infelizmente, a Constituição prestes a ser concluída e ratificada também afirma:

•  “O islamismo deve ser  a religião do Estado.”

• “Toda pessoa deve ter o direito à liberdade de consciência, de professar livremente sua própria religião e de prestar culto sem qualquer restrição que possa estar prescrita em lei com a finalidade de garantir a moral, a saúde pública e a ordem. No entanto, não será permitido divulgar ou fazer propaganda de qualquer outra religião que não seja a religião do Islã.” 

• "A doutrina islã deve ser a principal fonte das leis do Estado."


E assim, na Federação da Somália, os cristãos continuam marginalizados, criminalizados e ameaçados. Há, contudo, um raio de esperança...


O número de cidadãos da Somália voltando do exílio tem aumentado, enquanto a nação recupera lentamente sua estabilidade. Entre os regressos, está a geração nascida, criada e educada nos países ocidentais. Muitos prosperaram nas várias nações em que estiveram exilados, demonstrando grande empreendedorismo, habilidades variadas e instrução.


"Estamos orando para que a vida em cidades cosmopolitas do mundo tenha aberto suas mentes e transformado suas visões de mundo. Eles têm visto os benefícios de viver em sociedades mais livres que seguem o Estado de Direito e desfrutado da liberdade religiosa, liberdade de associações, da liberdade de viver suas vidas como bem entenderem, sem interferências. Também estamos orando para que esses regressos estejam mais religiosamente tolerantes, sem ceder facilmente às rigorosas leis da Sharia, as quais os extremistas defendem. Oramos para que isso venha a significar num futuro próximo a aceitação social dos não-muçulmanos, incluindo os cristãos somalis", comentou um colaborador da Portas Abertas no Leste Africano.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

Por enquanto, as ameaças continuam a espreitar as comunidades extremamente unidas, ligadas por fortes laços familiares e de clãs. Nessas famílias e estruturas sociais rigorosamente monitoradas existem extremistas anticristãos e anti-judeus.


Agora é o momento de o presidente Hassan Sheikh Mohamud cumprir as palavras de seu discurso de abertura da Conferência da Somália 2013, quando afirmou que seu governo está dedicado à criação de uma Somália "em paz consigo mesma e com os seus vizinhos, uma Somália que valoriza a bondade, o respeito e os direitos humanos." Ele prometeu que, sob sua liderança, o governo oferecerá ao mundo um parceiro legítimo em que se pode confiar. Falou ainda que está trabalhando arduamente para tornar efetivo, entre outras coisas, o Estado de Direito e o sistema de justiça.


Enquanto as pessoas não tiverem a permissão para mudar de religião, viver a sua fé cristã ou falar aos outros sobre sua crença, as garantias de respeito aos direitos humanos continuam como meras palavras no papel. Continuando a caça e matança aos cristãos, prova-se que a liberdade ainda não chegou verdadeiramente à Somália.


Pedidos de oração:

• Ore para que a situação dos cristãos somalis chegue ao conhecimento e tenha destaque na comunidade internacional, que busca reconstruir a nação.

• Peça pelo retorno de milhões de somalis que viveram ou até mesmo nasceram e se criaram no exílio. Ore para que a sua mentalidade "diferente" e visões de mundo abertas tragam uma concepção de tolerância à sociedade.

• Interceda pelo estabelecimento de uma sociedade civil nativa, forte e imparcial e de agências de direitos humanos para dar voz aos que não a tem, por serem controlados pelo governo (incluindo os cristãos).

• Ore para que os direitos humanos constitucionais garantidos sejam respeitados e para que todos os somalis tenham espaço para praticarem a religião de sua preferência.

• Apresente ao Senhor a juventude da Somália nascida antes ou durante o conflito:

- Aqueles que ficaram no país e não conheceram outra forma de vida exceto a violência, vingança e amargura.

- Muitos dos que fugiram com suas famílias sofreram os horrores da fome e inanição, viajaram muitos quilômetros, principalmente a pé, encontraram milícias ilegais que os estupraram e, em alguns casos, assassinaram.

- Ore para que Deus possa redimi-los e trazer cura aos seus corações feridos.

Fonte: https://www.portasabertas.org.br/noticias/2013/06/2517951/


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor Gilmar Santos
Pastor Claudio Duarte
Pastor Marco Feliciano
Pastor Geziel Gomes
Pastor Lucinho
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Billy Graham
Missionário David Miranda
Pastor Hidekazu Takayama
Pastor Abílio Santana
Pastor Jorge Linhares
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastor Samuel Mariano
Pastor Julio Ribeiro
Bispa Ingrid Duque
Pastor Carvalho Junior
Bispo Rodovalho
Pastor Oseias Gomes
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Samuel Camara
Pastor Benny Hinn
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastor Elson de Assis
Pastora Sarah Sheeva
Bispa Sonia Hernandes
Apóstolo Agenor Duque
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastor Adão Santos
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Aluizio Silva
Pastora Helena Tannure
Pastor Márcio Valadão
Pastora Joyce Meyer
Missionário RR Soares
Pastor Josué Gonçalves
Apóstolo Valdemiro Santiago
Apóstolo César Augusto
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastor Yossef Akiva
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Ministério Renascer Praise
Cantora Alda Célia
Ministério Diante do Trono
Cantora Andrea Fontes
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantor Davi Sacer
Cantor Mattos Nascimento
Banda Oficina G3
Cantora Bruna Karla
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Nivea Soares
Cantora Ludmila Ferber
Cantora Rose Nascimento
Cantor Marquinhos Gomes
Cantor Regis Danese
Cantor André Valadão
Cantora Mara Lima
Cantora Lea Mendonça
Cantora Aline Barros
Cantora Damares
Cantora Cassiane
Cantor Irmão Lázaro
Cantor Fernandinho
Cantora Fernanda Brum
Cantora Lauriete
Cantora Karen Martins
Voz da Verdade
Cantora Ana Paula Valadão