Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

"O Egito vive um momento crucial", diz líder cristão copta

Apesar de a maioria dos acontecimentos apontarem para o extremisto religioso, Thomas afirma também que acredita que o Egito possa desfrutar de um tipo diferente de transformação – rumo à verdadeira democracia, à igualdade de gêneros e à tolerância religiosa.


Durante um discurso em Londres, terça-feira (21/05), o bispo alegou que desde a deposição do presidente Hosni Mubarak, há dois anos, o Egito tem desfrutado de maior liberdade de expressão; "enquanto esta liberdade não for tirada, sempre haverá esperança", disse ele.


"Desde que a revolução aconteceu, o povo consegue falar, se expressar, o povo se atreve a dar sua opinião", contou Thomas. "E este foi um grande passo para a sociedade. O dia em que o Egito e o povo egípcio não conseguirem falar, eu perderei as esperanças. Mas eu acredito que este dia não chegará."


O aumento da tensão partidária e a violência entre a minoria cristã copta e a maioria mulçumana têm levado muitos cristãos a fugir do Egito. A World Watch Monitor, agência de notícias da Portas Abertas, informou em abril que, segundo algumas estimativas, milhares de cristãos deixaram o país desde a revolução de 2011.


Contudo, o bispo Thomas diz que espera que mais cristãos decidam-se por permanecer. "Sabemos que algumas pessoas estão migrando por causa da pressão, e isto é normal. São boas pessoas, muito bem instruídas, são os ricos. Mas eu gostaria de pedir a eles: ‘por favor, fiquem; precisamos de vocês agora’."

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

Para o bispo, o Egito é "um grande país em meio a uma grande confusão", uma vez que seus cidadãos têm de adaptar suas vidas sob o domínio de um novo governo. Apesar disso, ele afirma que a filosofia incorporada de coexistência e hospitalidade no Egito é outra razão para esperar um futuro melhor, uma vez que o país vive um momento crucial, diante de dois caminhos possíveis.


"Ou o Egito tomará o caminho de um extremo conservadorismo fundamentalista ou seguirá na direção de abertura e de uma sociedade civil", pontua. "O que vemos agora é que setores no Alto Egito não estão claramente definidos como cristãos ou mulçumanos. Nem tudo é preto ou branco; cristãos e mulçumanos estão trabalhando juntos."


"Há uma grande força conduzindo e impelindo a sociedade para o conservadorismo. Precisamos unir forças que conduzam à abertura e à sociedade civil", destaca Thomas. O Egito é uma nação que precisa de transformação, uma transformação na forma de três mudanças sociais – democracia, igualdade de gêneros e liberdade religiosa.


A democracia não significa o governo da maioria, comenta Thomas, é responsabilidade dos líderes do país garantirem que todos os membros da sociedade possam expressar-se livremente.


Para o bispo, igualdade de gêneros significa "o dia em que uma família do Alto Egito, em uma área muito pobre, tiver a mesma alegria em dar a luz à uma menina tanto quanto teria se desse à luz a um menino."


A sociedade machista do Egito deve ser transformada em uma sociedade igualitária quanto aos gêneros, disse ele. "Precisamos ensinar os homens a valorizarem as mulheres."


Ele conclui definindo que a liberdade religiosa significa uma transformação da inflexibilidade religiosa para a abertura espiritual: "Desculpe, eu sou um bispo. Não posso dizer que eu quero transformar a sociedade em uma comunidade secular, mas eu desejo que a sociedade respeite e esteja aberta à espiritualidade. Abertura é a palavra-chave para nós."

Fonte: https://www.portasabertas.org.br/noticias/2013/05/2503621/


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor Adão Santos
Pastor Márcio Valadão
Pastor Benny Hinn
Missionário RR Soares
Bispo Rodovalho
Bispa Ingrid Duque
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastor Carvalho Junior
Pastor Jorge Linhares
Pastor Geziel Gomes
Missionário David Miranda
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastor Marco Feliciano
Pastor Oseias Gomes
Pastor Samuel Mariano
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Abílio Santana
Apóstolo Estevam Hernandes
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastor Yossef Akiva
Pastor Hidekazu Takayama
Pastor Billy Graham
Pastor Gilvan Rodrigues
Apóstolo Agenor Duque
Apóstolo César Augusto
Bispa Sonia Hernandes
Pastora Joyce Meyer
Pastor Elson de Assis
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastora Sarah Sheeva
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Aluizio Silva
Pastor Josué Gonçalves
Pastor Claudio Duarte
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor Gilmar Santos
Pastor Julio Ribeiro
Pastor Samuel Camara
Pastora Helena Tannure
Pastor Lucinho

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantora Ana Paula Valadão
Cantor Regis Danese
Banda Oficina G3
Ministério Diante do Trono
Cantora Bruna Karla
Cantora Karen Martins
Cantora Cassiane
Cantora Rose Nascimento
Cantor Irmão Lázaro
Cantora Mara Lima
Ministério Renascer Praise
Cantora Fernanda Brum
Cantor Fernandinho
Cantora Shirley Carvalhaes
Voz da Verdade
Cantor Marquinhos Gomes
Cantor Mattos Nascimento
Cantor Davi Sacer
Cantora Alda Célia
Cantora Lauriete
Cantora Nivea Soares
Cantora Ludmila Ferber
Cantora Damares
Cantora Lea Mendonça
Cantora Aline Barros
Cantor André Valadão
Cantora Andrea Fontes
Cantora Elaine de Jesus