Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Novas leis religiosas em discussão na Ásia Central

Desde 1991, quando o Quirguistão se tornou independente, houve grande liberdade religiosa, mais do que qualquer outro país da Ásia Central. O cristianismo cresceu entre a população quirguiz e há cada vez mais igrejas cuja maioria de membros é quirguiz.

Entretanto, muitos cristãos na região temem que essa fase chegue ao fim. Eles têm sido alertados a não evangelizar mais a fim de evitar problemas. As autoridades também se preocupam com a influência crescente de grupos fundamentalistas islâmicos, como o Hizb ut Tahrir, na Ásia Central.

Um novo conjunto de leis foi redigido para evitar dissensão e conflito entre os grupos religiosos. A nova lei religiosa foi aprovada pelo Parlamento quirguiz em 6 de novembro. Espera-se que o Presidente Kurmanbek Bakiev assine-a em meados de dezembro ou devolva-a ao Parlamento.

O texto exato da lei ainda não está disponível, mas está claro que, a partir de agora, qualquer organização religiosa que quiser permissão para atuar terá de ter, no mínimo, 200 membros, cuja identidade deverá ser confirmada pela administração local. Esse será o maior obstáculo para muitos grupos de cristãos no país, geralmente pequenos.

Outras cláusulas preocupantes são:

• Crianças estão proibidas de serem envolvidas em organizações religiosas;

• Também são proibidas ações agressivas com fins evangelísticos – conversão de pessoas de uma fé para outra – e proibição de discipulado individual;

• Será proibido distribuir publicações e materiais audiovisuais religiosos em locais públicos, como ruas, parques, casas, instituições infantis, escolas e instituições de educação superior ;

• As organizações religiosas deverão entregar um relatório financeiro completo para um determinado número de agências estatais;

• As atuais licenças de organizações religiosas serão adaptadas à nova lei, resultando em um novo registro de todos os grupos.

Muitos líderes cristãos estão preocupados com a nova lei.

Comunidades religiosas e os defensores de direitos humanos têm se queixado do segredo feito sobre vários textos da lei proposta e da falta de consulta pública.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

A União Batista declara que não deram ouvidos “às importantes colocações feitas pelas igrejas protestantes e de outra organização religiosa foi ouvida. Propomos um sistema de dois cadastros para aqueles que querem ser uma comunidade religiosa e para aqueles que querem permanecer como um pequeno grupo. Isso não foi ouvido pelas autoridades”.

Mudanças no Cazaquistão

Ao mesmo tempo, no vizinho Cazaquistão, o Parlamento cazaque adotou emendas para a lei religiosa em 26 de novembro. O presidente Nursultan Nazarbaev também pode assiná-las ou enviá-las para o Conselho de Constituição para revisão.

Caso seja adotada, a lei proibirá:

• Todas as atividades religiosas não-registradas;

• Indivíduos que queriam compartilhar sua fé sem a permissão por escrito de uma associação religiosa registrada e sem o cadastro de missionário.

Outros pontos de atenção são:

• Os pequenos grupos religiosos só serão autorizados a realizar atividades religiosas com os membros já existentes. Eles não poderão desenvolver atividades de evangelismo;

• Toda publicação religiosa importada deverá ter a aprovação de um perito em avaliação religiosa;

• Será mais severa a pena para quem realizar cultos religiosos, conduzir trabalhos de caridade, importar, publicar ou distribuir material religioso e construir ou abrir novos locais para cultos em violação à lei estabelecida;

• A nova lei requer que todas as comunidades religiosas se registrem novamente.

Representantes islâmicos e ortodoxos russos aprovam a nova lei porque “há muitas religiões que têm causado situações indesejáveis não só para o Cazaquistão, mas também para a Rússia e o Uzbequistão. Elas causaram problemas às famílias, quando um parente muda de religião. Os filhos e os casamentos sofrem com isso. Não se pode deixar de considerar isso. Não temos o direito de nos calar.”

Os cristãos em ambos os países estão preocupados com o futuro da liberdade religiosa em sua terra natal.

Esther Amado, coordenadora do ministério da Portas Abertas na Ásia Central, comenta: “Se essas leis forem aprovadas, serão grande empecilho aos cristãos em ambos os países e restringirão suas atividades. Entretanto, a Igreja já está enraizada e funcionando, vai sobreviver e se adaptar à nova situação e continuará a crescer.”

Fonte: https://www.portasabertas.org.br/noticias/2008/12/noticia4968/


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor Hidekazu Takayama
Pastor Jorge Linhares
Pastor Carvalho Junior
Pastor Claudio Duarte
Bispa Sonia Hernandes
Pastor Josué Gonçalves
Pastor Samuel Camara
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastora Sarah Sheeva
Pastor Samuel Mariano
Pastor Elson de Assis
Pastor Julio Ribeiro
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Gilmar Santos
Bispo Rodovalho
Pastor Oseias Gomes
Pastor Yossef Akiva
Apóstolo Estevam Hernandes
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastor Abílio Santana
Pastor Samuel Ferreira
Apóstolo Agenor Duque
Missionário RR Soares
Pastora Helena Tannure
Pastora Joyce Meyer
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastor Marco Feliciano
Pastor Aluizio Silva
Pastor Lucinho
Missionário David Miranda
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor Billy Graham
Apóstolo César Augusto
Pastor Geziel Gomes
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastor Adão Santos
Bispa Ingrid Duque
Pastor Márcio Valadão
Pastor Benny Hinn

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantor Fernandinho
Ministério Diante do Trono
Cantora Lea Mendonça
Cantora Ludmila Ferber
Cantora Fernanda Brum
Cantora Lauriete
Cantora Alda Célia
Cantor Davi Sacer
Cantora Mara Lima
Cantor André Valadão
Cantor Regis Danese
Banda Oficina G3
Ministério Renascer Praise
Cantora Damares
Cantora Karen Martins
Cantora Bruna Karla
Cantor Irmão Lázaro
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Aline Barros
Cantora Rose Nascimento
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Ana Paula Valadão
Cantora Cassiane
Cantor Mattos Nascimento
Cantora Nivea Soares
Voz da Verdade
Cantor Marquinhos Gomes
Cantora Andrea Fontes