Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

No Quênia, cinco Igrejas sofrem ataques de retaliação

Pelo menos duas mortes já foram confirmadas; o número total, porém, permanece incerto. Os ataques aconteceram após o assassinato do líder muçulmano Aboud Rogo Mohamed, na última segunda-feira (27), e indicam um ódio profundo direcionado às igrejas e aos cristãos locais, cuja causa é inexplicável

O Conselho Nacional de Igrejas no Quênia (NCCK, sigla em inglês) condenou veementemente ataques de retaliação comandados por manifestantes que protestavam contra o assassinato do xeique Aboud Rogo Mohamed, um pregador muçulmano de 47 anos, que teve seu veículo pulverizado por balas de pistoleiros desconhecidos, na última segunda-feira (27).

Em comunicado divulgado à imprensa, o NCCK afirmou que atos de vandalismos e saques realizados por protestantes foram injustificados e atrozes. Cristãos inocentes foram feridos e o escritório do NCCK em Mombaça, amplamente danificado, assim como igrejas de diferentes denominações, que tiveram seus prédios depredados.

O secretário-geral do NCCK, Rev. Canon Peter Karanja, levantou algumas preocupações quanto ao caso: "Não conseguimos entender a lógica que fez os manifestantes associarem o assassinato hediondo de Aboud Rogo com as igrejas e outros quenianos inocentes. A mensagem clara é que esses ataques são indicativos de um ódio profundo em direção às igrejas, cuja causa é inexplicável."

Aboud Rogo era um líder islâmico controverso, diversas vezes detido pela polícia sobre as suspeitas de ser o homem principal do levantamento de fundos e recrutador do grupo radical Al-Shabaab no Quênia. Em janeiro de 2012, foi preso pela segunda vez, acusado de posse ilegal de armas e detonadores; atualmente estava em liberdade sob fiança, enquanto aguardava o julgamento.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

Conhecido pela pregação e o ódio por todos os infiéis, xeique Rogo já havia praticado e justificado a Jihad em áreas ocupadas por não-muçulmanos.

Caso Garissa

Acredita-se que Rogo apoiou, em 6 de julho desse ano, os ataques às duas igrejas de Garissa, onde 17 cristãos foram mortos. O líder islâmico descreveu os levantes como atos de retaliação pelos muçulmanos oprimidos e os justifica alegando que, "a presença dos cristãos na região é uma ameaça mortal que os muçulmanos devem enfrentar. As igrejas e os evangélicos oprimem os muçulmanos”. 

Em alguns de seus sermões, Rogo se mostrou irritado com a decisão de líderes muçulmanos e cristãos que, após os assassinatos de Garissa, decidiram trabalhar juntos e amenizar as tensões. Segundo declarações de fontes, o xeique também expressou indignação com igrejas que ele denominou como "territórios muçulmanos", nas províncias ao Norte, Leste e à Costa do Quênia. Ele teria dito: "Igrejas em território muçulmano representam uma forma vil de retardo muçulmano que os islâmicos devotos devem enfrentar, portanto, o assassinato de 17 pessoas é muito pequeno."

Aboud Rogo ainda elogiou os assassinatos de cristãos em Garissa como "gloriosos” e como uma continuação do espírito da Jihad pelo" sagrado povo somali".

Considerado por altos setores da juventude muçulmana, a notícia da morte de Rogo imediatamente provocou protestos generalizados em Mombaça, resultando na destruição das cinco Igrejas e do escritório do NCCK.

Diante das tensões que a situação toda provocou, policiais e oficiais paramilitares limparam as ruas; comerciantes foram obrigados a fechar suas lojas. Saques irromperam em torno da Mesquita Musa Masjid, onde partidários de Rogo colocaram seu corpo antes do enterro. O xeique foi enterrado no Cemitério muçulmano Manyimbo, em Mombaça. 

Pedidos de oração:

Orem para que Senhor conforte e proteja as pessoas inocentes em Mombaça.

Peça a Deus para que a paz seja restaurada na cidade e para que a verdade prevaleça.

Clame por sabedoria, orientação e força para os líderes dessas cinco igrejas que foram atacadas.

Fonte: https://www.portasabertas.org.br/noticias/2012/08/1684371/


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastor Benny Hinn
Missionário David Miranda
Pastor Lucinho
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Bispa Ingrid Duque
Apóstolo Estevam Hernandes
Missionário RR Soares
Pastor Jorge Linhares
Pastor Aluizio Silva
Pastor Julio Ribeiro
Pastor Samuel Mariano
Pastor Billy Graham
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor Márcio Valadão
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Gilmar Santos
Pastor Oseias Gomes
Pastor Geziel Gomes
Pastor Carvalho Junior
Apóstolo César Augusto
Pastor Claudio Duarte
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Samuel Camara
Bispo Rodovalho
Pastor Elson de Assis
Pastor Hidekazu Takayama
Pastora Sarah Sheeva
Pastor Adão Santos
Pastor Josué Gonçalves
Bispa Sonia Hernandes
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Abílio Santana
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastora Joyce Meyer
Pastor Marco Feliciano
Pastora Helena Tannure
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastor Yossef Akiva

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantor Marquinhos Gomes
Voz da Verdade
Cantora Ludmila Ferber
Cantor André Valadão
Cantor Davi Sacer
Cantora Lauriete
Cantora Rose Nascimento
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Cassiane
Cantor Fernandinho
Cantor Mattos Nascimento
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Damares
Cantora Mara Lima
Ministério Diante do Trono
Cantora Alda Célia
Cantor Regis Danese
Cantora Andrea Fontes
Cantora Bruna Karla
Ministério Renascer Praise
Cantora Karen Martins
Cantora Lea Mendonça
Cantora Fernanda Brum
Cantora Ana Paula Valadão
Cantora Aline Barros
Banda Oficina G3
Cantora Nivea Soares
Cantor Irmão Lázaro