O extremismo religioso muçulmano é um sentimento muito forte no Paquistão, mas há quem lute contra isso usando a arte justamente por ter sido vítima.
Um desenhista e seus colegas de trabalho, do grupo CFX Comics, resolveram “montar” uma banda virtual a partir de desenhos animados para combater o extremismo no campo das ideias.
Similar ao projeto da banda secular Gorilaz, a banda tem alcançado sucesso entre crianças e adolescentes, e apresenta-se como um fio de esperança para que as diferentes escolhas religiosas não sejam motivo de matança.
“Se não agirmos como sociedade e como pessoas, as coisas podem derrapar muito rapidamente. Mais cedo ou mais tarde, vamos discriminar-nos uns aos outros devido ao tamanho da barba ou ao tipo de jeans que usamos. Vamos matar-nos uns aos outros por causa disso. É a conclusão natural deste tipo de ideologia e da aceitação deste tipo de ódio. Isto acontece no Paquistão e também no Ocidente”, afirmou o criador do projeto, Gauhar Aftab, 31 anos.
Aftab visita escolas e conversa com os alunos sobre a necessidade de adotar uma postura de maior tolerância. Sua iniciativa se explica pelo fato de ele próprio ter sofrido o que chama de “lavagem cerebral” quando frequentava a escola, na década de 1990, na cidade de Lahore.
Segundo informações do site EuroNews, além da versão em papel, o trabalho da banda virtual está disponível também em um aplicativo para smartphone (foto), o que ajuda difundir o projeto mais rapidamente.
O problema do extremismo religioso no Paquistão é tão grave como na Nigéria, Irã, Síria e Iraque, por exemplo. O país é o sétimo colocado na lista da Missão Portas Abertas dentre os principais países onde há risco de morte para cristãos.
Deixe seu Comentário abaixo:
O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.