Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Nigéria anuncia filiação a banco islâmico

A Nigéria anunciou formalmente sua associação ao Banco Islâmico de Desenvolvimento (IDB), apesar dos protestos dos líderes cristãos, que vêem o movimento como uma continuação da islamização do país, aumentando o clima já tenso entre as duas religiões no país.

O IDB é dirigido de acordo com os princípios da sharia, a lei islâmica. O banco foi estabelecido em 1973, na Arábia Saudita, com matriz em Jeddah.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

Dr. Ngozi Okonjo-Iweala, ministro das finanças na Nigéria, anunciou a filiação do país como o 55º membro da instituição bancária no dia 15 de junho. Okonjo-Iweala declarou que o governo nigeriano pagou a quantia de $ 3,4 milhões ao banco como parte inicial do contrato.

Para tornar-se membro, o país deve ser membro da Organização da Conferência Islâmica (OIC), pagar seu capital à contribuição ao capital do banco e estar disposto a aceitar os termos e condições decididos sob o Corpo Diretivo do IDB. A OIC é uma organização internacional de países que reúnem recursos para falar com uma voz de salvaguarda no interesse de todos os muçulmanos no mundo. A Nigéria se associou ao OIC em 1986.

Okonjo-Iweala disse em uma conferência de imprensa em Abuja, capital do país, que a Nigéria teria manifestado o interesse de se juntar ao banco em 1999, mas polêmicas religiosas atrapalharam na decisão, forçando o país a adiar o processo de membresia.

No dia 25 de maio, legisladores cristãos e muçulmanos na Câmara dos Deputados se opuseram enquanto debatiam a decisão do país em se juntar ao banco.

Dezesseis membros muçulmanos da Câmara se manifestaram perante o governo exigindo que a Nigéria se tornasse membro do banco. Os cristãos viram isso como o desejo de aumentar ainda mais o processo de islamizar o país.

Datti Baba Ahmed, legislador muçulmano e porta-voz dos dezesseis membros da Câmara, alegou que a filiação da Nigéria irá atrair empréstimos de até $ 200 milhões para o país anualmente.

Entretanto, Halims Agoda, legislador cristão, ressaltou que a Constituição de 1999, proíbe o governo de adotar qualquer religião como religião oficial do estado. Ele ainda disse que a filiação do país junto ao banco indicará que o país é um estado islâmico.

A posição de Agoda foi apoiada por Oyedokin e Wal Okediran, ambos legisladores cristãos, que disseram que irá prevalecer o clima religioso atual no país, e que a Nigéria não deveria fazer parte desse banco.

O debate sobre esse assunto ficou sem conclusão e as tensões permaneceram entre os deputados, já que os dois lados continuaram com suas opiniões diferentes. A liderança da Câmara adiou rapidamente o assunto. Enquanto que outros nigerianos aguardavam ansiosamente ver o desfecho do caso.

Oknjo-Iweala disse que apesar do apelo dos cristãos contra a filiação, o governo decidiu seguir em frente, "O IDB é uma instituição financeira multilateral que promove o desenvolvimento econômico e social de seus membros".

Ainda explicou que o banco desenvolve funções semelhantes ao Fundo Monetário Internacional, Banco Mundial e o Banco Africano de Desenvolvimento.

Fonte: https://www.portasabertas.org.br/noticias/2005/07/noticia1899/


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor Gilmar Santos
Pastor Claudio Duarte
Pastor Marco Feliciano
Pastor Geziel Gomes
Pastor Lucinho
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Billy Graham
Missionário David Miranda
Pastor Hidekazu Takayama
Pastor Abílio Santana
Pastor Jorge Linhares
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastor Samuel Mariano
Pastor Julio Ribeiro
Bispa Ingrid Duque
Pastor Carvalho Junior
Bispo Rodovalho
Pastor Oseias Gomes
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Samuel Camara
Pastor Benny Hinn
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastor Elson de Assis
Pastora Sarah Sheeva
Bispa Sonia Hernandes
Apóstolo Agenor Duque
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastor Adão Santos
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Aluizio Silva
Pastora Helena Tannure
Pastor Márcio Valadão
Pastora Joyce Meyer
Missionário RR Soares
Pastor Josué Gonçalves
Apóstolo Valdemiro Santiago
Apóstolo César Augusto
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastor Yossef Akiva
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Ministério Renascer Praise
Cantora Alda Célia
Ministério Diante do Trono
Cantora Andrea Fontes
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantor Davi Sacer
Cantor Mattos Nascimento
Banda Oficina G3
Cantora Bruna Karla
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Nivea Soares
Cantora Ludmila Ferber
Cantora Rose Nascimento
Cantor Marquinhos Gomes
Cantor Regis Danese
Cantor André Valadão
Cantora Mara Lima
Cantora Lea Mendonça
Cantora Aline Barros
Cantora Damares
Cantora Cassiane
Cantor Irmão Lázaro
Cantor Fernandinho
Cantora Fernanda Brum
Cantora Lauriete
Cantora Karen Martins
Voz da Verdade
Cantora Ana Paula Valadão