Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Música secular no culto: confira a opinião de pastores sobre a nova tendência entre evangélicos

Há, ao redor do mundo, uma nova tendência surge entre igrejas evangélicas: usar músicas seculares como parte da liturgia durante os cultos. Em geral, as canções escolhidas possuem letras que não contradizem a fé cristã, mas a ideia não passou livre de polêmicas.

No Brasil, a ideia não demorou a ser abraçada. No Facebook, o bispo Hermes C. Fernandes, que lidera a igreja Reina (Rede Internacional de Amigos) costuma compartilhar vídeos de momentos de louvor e adoração permeados com músicas seculares nacionais, numa iniciativa chamada de “Rastros da Graça”. Entre os intérpretes escolhidos estão Luiz Gonzaga, Raul Seixas e Lulu Santos, além de alguns cristãos, como Rebanhão e Oficina G3.

Em seu blog, Fernandes defende a iniciativa como forma de enxergar sinais do favor divino em toda a expressão humana, mesmo que essa não seja pautada pela fé: “Os puros hão de perceber sinais de esperança dentro da cultura. Rastros inequívocos da graça que nos fazem apostar que um novo mundo começa a emergir diante dos nossos olhos. Enganam-se os que pensam que por estarmos cantando canções seculares nos cultos, estamos traindo nossa fé e introduzindo o mundo na igreja. Não! Estamos apenas trazendo nos lábios sinais de esperança”, argumenta.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

No entanto, a ideia não tem unanimidade e recebe críticas. O pastor Renato Vargens, líder da Igreja Cristã da Aliança, comenta que, mesmo reconhecendo a graça comum sobre toda a humanidade, e ciente de que é possível ver a manifestação de Deus em uma música não religiosa, o culto é momento de adoração ao Pai.

“Antes de qualquer coisa é preciso afirmar que não sou dualista sacralizando algumas atitudes e comportamentos, bem como demonizando outros. Aliás, como reformado, acredito que Deus estabeleceu o conceito de graça comum, e que esta é a fonte de toda cultura e virtude que encontramos entre os homens. Isto é, em outras palavras […] significa que Deus em sua infinita graça e bondade concedeu aos homens a capacidade de fazer coisas boas, dentre as quais podemos enumerar os talentos para a arte, música, oratória, literatura, arquitetura, comércio, invenções e etc”, contextualiza Vargens.

Para ele, “o fato da graça comum ser uma doutrina no meu ponto de vista inquestionável, isso não me dá o direito de entoar canções seculares no culto”, pois estas “não foram compostas para a glória de Deus”, e sim, pensadas “exclusivamente no bem estar humano”.

Listando outros motivos pelos quais se opõe à execução de músicas seculares durante os cultos, Vargens observa que elas “não servem para adoração congregacional, visto não terem sido compostas por alguém regenerado pelo Espírito Santo”, e explica: “Nessa perspectiva o mesmo que entoa uma canção cuja letra dignifica Deus ou as causas do reino, é o mesmo que canta cânticos com impropérios e blasfêmias absolutamente antagônicas ao modelo de adoração ensinado pelas Escrituras”.

Fonte: http://noticias.gospelmais.com.br/musica-secular-culto-opiniao-pastores-nova-tendencia-81364.html


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Missionário David Miranda
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Marco Feliciano
Pastor Samuel Camara
Pastora Sarah Sheeva
Bispo Rodovalho
Pastor Gilmar Santos
Bispa Sonia Hernandes
Apóstolo Renê Terra Nova
Apóstolo Valdemiro Santiago
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Adão Santos
Pastor Hidekazu Takayama
Pastor Aluizio Silva
Pastor Julio Ribeiro
Pastor Márcio Valadão
Pastor Billy Graham
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastora Helena Tannure
Pastor Claudio Duarte
Missionário RR Soares
Pastor Yossef Akiva
Pastor Carvalho Junior
Bispa Ingrid Duque
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastor Lucinho
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastor Samuel Mariano
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Josué Gonçalves
Pastor Abílio Santana
Pastor Oseias Gomes
Apóstolo César Augusto
Pastor Elson de Assis
Pastor Jorge Linhares
Pastor Benny Hinn
Pastora Joyce Meyer
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastor Geziel Gomes

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantora Bruna Karla
Cantora Andrea Fontes
Cantora Nivea Soares
Cantor André Valadão
Cantora Cassiane
Cantora Karen Martins
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantor Fernandinho
Cantor Davi Sacer
Cantor Marquinhos Gomes
Voz da Verdade
Cantor Irmão Lázaro
Cantora Alda Célia
Cantora Ana Paula Valadão
Banda Oficina G3
Cantora Lauriete
Cantor Regis Danese
Cantora Mara Lima
Cantora Fernanda Brum
Cantora Ludmila Ferber
Cantora Damares
Ministério Renascer Praise
Ministério Diante do Trono
Cantor Mattos Nascimento
Cantora Aline Barros
Cantora Lea Mendonça
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Rose Nascimento