Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Meios reestruturam mundo religioso, diz professor

SÃO PAULO – O coordenador da 6. Conferência sobre Meios, Religião e Cultura, reunida de 11 a 14 de agosto em São Paulo, e professor da Universidade de Colorado, Estados Unidos, Stewart Hoover, sustentou que a religião midiatizada está gerando não só um maior nível de visibilidade das diversas expressões religiosas, mas propiciando profunda reestruturação no modo de administrar o poder, de viver a espiritualidade e de posicionar-se na esfera pública.


Um dos pioneiros na pesquisa sobre tele-evangelismo e o impacto midiático das igrejas, Hoover mencionou duas tendências da religião contemporânea sobre as quais os meios desempenham um papel importante. O pesquisador observou, em primeiro lugar, uma forte tendência às buscas autônomas e encontros des-institucionalizados com o mundo da espiritualidade. “As pessoas constroem hoje sua religiosidade sem depender de nenhuma regulação orgânica”, sublinhou.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

Hoover destacou que os meios se converteram em espaços através dos quais se constrói o mercado que permite com que uma demanda religiosa diversificada chegue às pessoas com maior fluidez e sem a formalidade das mediações tradicionais.


“Neste contexto, os sujeitos sociais modernos atuam de maneira cada vez mais autônoma e pragmática em contraste com aquelas expressões e práticas culturais ‘místicas’ ou efervescentes”, afirmou.


Segundo a análise do professor estadunidense, isso não significa que as manifestações religiosas contemporâneas sejam mais triviais ou inconsistentes na atualidade. Ao contrário, isso implica que as pessoas hoje se percebam como consumidores ativos ou fiéis religiosos pró-ativos dos recursos disponíveis no mercado religioso global. Ao mesmo tempo, o “crente” de hoje tornou-se um produtor dos novos discursos religiosos des-institucionalizados.


Em relação ao fenômeno da igreja eletrônica, Hoover identificou uma nova tendência. “No passado, os movimentos e grupos religiosos, especialmente o setor evangélico, construíam seu poder a partir da apropriação comercial dos meios. No entanto, hoje a emergência religiosa nos meios gera sua própria lógica de legitimidade para além do poder daqueles que administram estes meios”.


Nesse sentido, Hoover sustentou que os meios alternativos, não comerciais, estão expandindo-se de maneira acelerada e gerando novos apoderamentos locais. “Hoje é possível, por isso, falar de uma configuração ‘glocalizada’ da religião contemporânea”, pontuou.


Ao término do encontro, os participantes reconheceram que este fórum tem evidenciado o crescente interesse por parte dos pesquisadores sociais de todo o mundo em relação às implicações midiáticas do fenômeno religioso contemporâneo.


A emergência dos denominados “blogs” da fé em países como a Austrália, o crescimento acelerado da indústria musical midiática na América Latina, o massivo consumo global de sites religiosos na Internet, a luta dos pentecostais para se apropriar de meios comerciais na Nigéria, a “hibridização” dos rituais religiosos midiáticos em comunidades rurais italianas, as transições do tele-evangelismo norte-americano, e as resignificações da cultura oral em espaços digitais na Índia representam apenas alguns dos exemplos mencionados neste fórum e que configuram o novo mapa midiático da religião contemporânea global.

Fonte: http://noticias.gospelmais.com.br/meios-reestruturam-mundo-religioso-diz-professor.html


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Apóstolo César Augusto
Apóstolo Estevam Hernandes
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Márcio Valadão
Bispa Sonia Hernandes
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastor Samuel Camara
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Hidekazu Takayama
Pastor Elson de Assis
Pastora Helena Tannure
Pastora Sarah Sheeva
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastor Geziel Gomes
Pastor Lucinho
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Josué Gonçalves
Pastor Abílio Santana
Pastor Jorge Linhares
Pastor Samuel Mariano
Pastor Marco Feliciano
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastor Yossef Akiva
Missionário David Miranda
Pastor Billy Graham
Bispa Ingrid Duque
Bispo Rodovalho
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastor Adão Santos
Pastor Claudio Duarte
Pastor Carvalho Junior
Pastor Benny Hinn
Missionário RR Soares
Pastora Joyce Meyer
Pastor Julio Ribeiro
Pastor Aluizio Silva
Pastor Oseias Gomes
Pastor Gilmar Santos

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantora Karen Martins
Cantora Ana Paula Valadão
Cantora Damares
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Nivea Soares
Ministério Diante do Trono
Ministério Renascer Praise
Cantora Bruna Karla
Cantora Aline Barros
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Mara Lima
Cantor André Valadão
Cantor Fernandinho
Cantora Andrea Fontes
Cantora Fernanda Brum
Voz da Verdade
Cantora Ludmila Ferber
Cantor Regis Danese
Cantor Irmão Lázaro
Banda Oficina G3
Cantora Rose Nascimento
Cantora Cassiane
Cantora Alda Célia
Cantor Marquinhos Gomes
Cantora Lea Mendonça
Cantora Lauriete
Cantor Davi Sacer
Cantor Mattos Nascimento