Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Mais violência religiosa envolve a Nigéria central

Um pastor da Igreja de Cristo da Nigéria (ICN) e 48 membros de sua igreja estavam entre as duzentas pessoas mortas numa recente explosão de violência religiosa que envolveu o Estado centro-nigeriano de Plateau. O pastor Samson Bukar morreu no dia 23 de fevereiro quando militantes muçulmanos atacaram sua igreja na cidade de Yelwa, na área de Shendam do governo local. As outras vítimas tinham fugido para a igreja em busca de refúgio quando as gangues muçulmanas agitaram a cidade, matando cristãos e incendiando suas casas.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

No dia 4 de março, no dia seguinte ao culto fúnebre do pastor assassinado, o secretário geral da ICN, John Audu disse à Portas Abertas na cidade de Jos que bandidos muçulmanos incendiaram duas outras igrejas.

Mais policiais e soldados foram mandados para as áreas afetadas, disse o comissário de polícia do Estado de Plateau, Innocent Ilozuoke. Recebemos também relatos de que treze pessoas foram mortas no vilarejo de Karkachi e outras dezoito no vilarejo de Tunga.

Além disso, Ilozuoke confirmou que 150 pessoas foram mortas na cidade de Garkawa, na área local de Mikang do governo.

O comissário informou que a polícia havia prendido 59 militantes suspeitos de executarem a violência.

O conflito irrompeu no dia 12 de fevereiro no vilarejo de Mavo, na área local de Wase do governo e espalhou-se para outras cidades e vilarejos. A violência jogou muçulmanos contra cristãos e resultou na destruição de propriedades avaliadas em milhões de dólares.

Alhaji Saidu Musa, presidente da Comissão de Gerenciamento de Transição de Wase, e Malam Ibrahim Adamu, oficial de informação do Conselho do Governo Local de Wase, confirmou a morte de quinze pessoas em Mavo. Os oficiais, ambos muçulmanos, manifestaram tristeza pela explosão de hostilidades.

O Sr. Edward Zhatau, o Ponzhi Tarok (monarca cristão) da cidade de Langtang, disse que as violências retomadas entre muçulmanos e cristãos resultaram de ataques a refugiados cristãos em Mavo. Os refugiados cristãos tinham voltado para reconstruir suas casas e foram atacados pelos muçulmanos, disse Zhatau às autoridades do Estado.

A crise de três semanas desalojou milhares de refugiados. A Cruz Vermelha nigeriana informou que mais de vinte mil pessoas desalojadas fugiram para as áreas de Tafawa Balewa e Bogoro no Estado vizinho de Bauchi.

O conflito entre muçulmanos e cristãos irrompeu em Plateau no dia 7 de setembro de 2001. Várias crises ocorreram desde então em diferentes partes do Estado centro nigeriano, que serviu como posto avançado da atividade missionária cristã para o norte da Nigéria.

O Estado de Plateu tem uma população de 2,1 milhão de habitantes, dos quais cerca de 80% são cristãos. É o único Estado predominantemente cristão numa área dominada pelo islamismo.

Em uma declaração publicada no dia 3 de março, ativistas do Movimento Progressivo do Cinturão Médio (MPCM) acusaram os líderes muçulmanos de importar mercenários das Repúblicas do Chade e do Níger para atacarem cristãos nas zonas de conflito.

Até agora, sabe-se que bandidos muçulmanos estrangeiros mataram bem mais de cinqüenta pessoas inocentes em suas casas e suas terras, além de um grupo de crentes que foram massacrados dentro de sua própria igreja, dizia a declaração.

O documento do MPCM lamentava a inabilidade do governo nigeriano de checar a ameaça do fundamentalismo islâmico no país. A facilidade com que os bandidos muçulmanos entraram no país e executaram suas nefastas atividades deixa o indício de uma alta conivência com os que podem ser descritos como patrocinadores e protetores em certos Estados da Nigéria, dizia o documento.

Em um programa de rádio e televisão de 2 de março, o governador do Estado de Plateau, Joshua Dariye confirmou a participação de militantes muçulmanos estrangeiros nos ataques. Nas três semanas anteriores, disse Dariye, o governo havia gasto perto de 1 milhão de dólares em suprimentos para ajudar os refugiados das zonas de conflito.

Fonte: https://www.portasabertas.org.br/noticias/2004/03/noticia684/


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastora Helena Tannure
Apóstolo César Augusto
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor Márcio Valadão
Bispa Sonia Hernandes
Bispo Rodovalho
Bispa Ingrid Duque
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastora Sarah Sheeva
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastor Samuel Camara
Missionário David Miranda
Missionário RR Soares
Apóstolo Estevam Hernandes
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastor Josué Gonçalves
Pastor Billy Graham
Pastor Elson de Assis
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Lucinho
Pastor Claudio Duarte
Pastor Julio Ribeiro
Pastor Jorge Linhares
Pastor Aluizio Silva
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastor Yossef Akiva
Pastor Abílio Santana
Pastor Adão Santos
Pastor Carvalho Junior
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastora Joyce Meyer
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Marco Feliciano
Pastor Samuel Mariano
Pastor Gilmar Santos
Pastor Benny Hinn
Pastor Geziel Gomes
Pastor Hidekazu Takayama
Pastor Oseias Gomes

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantora Ana Paula Valadão
Cantora Ludmila Ferber
Cantor Regis Danese
Cantora Lea Mendonça
Cantora Karen Martins
Cantor Marquinhos Gomes
Cantor Davi Sacer
Cantor Irmão Lázaro
Cantora Fernanda Brum
Cantor Mattos Nascimento
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Bruna Karla
Cantora Nivea Soares
Cantora Alda Célia
Voz da Verdade
Cantor André Valadão
Cantora Cassiane
Cantora Damares
Cantora Andrea Fontes
Banda Oficina G3
Cantora Mara Lima
Cantora Aline Barros
Ministério Renascer Praise
Ministério Diante do Trono
Cantora Rose Nascimento
Cantora Lauriete
Cantor Fernandinho