Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Livro expõe lado obscuro de Papa

A editora Planeta lança no Brasil “O Poder e a Glória”, espécie de biografia não-autorizada do pontificado de João Paulo 2º, e reacende a discussão sobre o lado obscuro do Vaticano. “Estou convencido de que o papa foi corrupto”, diz o autor

Como dizia Antônio Vieira em 1655, no “Sermão da Sexagésima”: “Para falar ao vento, bastam palavras; para falar ao coração, são necessárias obras. A nossa alma rende-se muito mais pelos olhos do que pelos ouvidos”.

É dessa fórmula que o autor, o jornalista inglês (e católico) David Yallop, 70, tenta se valer -basta que se troque “obras” por “informações”. Ele pesquisou durante 17 anos arquivos da CIA, do Vaticano e do governo dos EUA para mostrar como a Igreja Católica protegeu pedófilos e deu apoio a ditadores durante os 27 anos do pontificado de João Paulo 2º – aclamado santo após a morte.

As 597 páginas do livro relatam o empenho do papa polonês, junto com o presidente dos EUA, Ronald Reagan, para isolar e enfraquecer a União Soviética. Questiona a falta de apoio aos religiosos de esquerda, como o arcebispo de San Salvador, d. Oscar Romero –referência na defesa dos direitos humanos, foi assassinado por milícias de extrema-direita durante a missa.

Levanta os principais casos de pedofilia que atingiram padres e bispos da igreja nos anos 90 e como o Vaticano deu respostas insatisfatórias e vagas às vítimas e, ao mesmo tempo, não puniu os agressores.

“Estou convencido de que o papa foi corrupto”, diz o autor.

“Por omissão, por aliança com o poder secular não em nome de Cristo, mas de seus interesses políticos, por não punir os agressores de crianças e os violadores dos direitos humanos, os violadores das crianças.”

Yallop acumula polêmicas com a igreja. Os católicos se organizam para buscar inconsistências em sua obra desde 1984, quando lançou o livro “Em nome de Deus” –mais de 6 milhões de cópias vendidas–, onde defende a tese de que João Paulo 1º foi assassinado porque deu sinais de que iria investigar o Banco do Vaticano.

A teoria conspiratória aparece no filme “O Poderoso Chefão 3”, de 1990. O Vaticano diz que o “papa sorriso” sofreu um infarto. Todo caso, nos anos 80, João Paulo 2º fez uma revisão completa nas finanças da igreja -em 1988, foi publicado pela primeira vez o balanço financeiro da Santa Sé.

Lançado da Europa em 2006, “O Poder e a Glória” é um libelo de acusação contra o pontificado. Em alguns momentos, avança tanto nas hipóteses, como no caso da morte de João Paulo 1º, que lembra ficções como “O Código Da Vinci”.

Também falta informação. O capítulo sobre a teologia da libertação é raquítico diante das polêmicas que essa corrente produziu. O Brasil, onde ela ganhou força ao defender o ativismo da igreja contra as mazelas sociais, é resumido às desavenças de Leonardo Boff com o Vaticano. Não explora como essa corrente foi usada pelo PT, e a vitimiza, nem aborda como a ascensão de seus expoentes foi congelada pelo Vaticano: d. Ivo Lorscheiter não foi arcebispo. Seu principal papel é abrir o “saco de maldades” da igreja.

Mas não é a biografia definitiva de um papa que reconheceu, por exemplo, as falhas da igreja na colonização da América e defendeu os judeus. Falta um livro que não seja nem a biografia de um santo nem o texto de um promotor de justiça.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.


O PODER E A GLÓRIA

Autor: David Yallop
Editora: Planeta
Quanto: R$ 54,90 (597 págs.)
Avaliação: regular

Fonte: http://noticias.gospelmais.com.br/livro-expoe-lado-obscuro-de-papa.html


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor Oseias Gomes
Apóstolo César Augusto
Bispa Ingrid Duque
Missionário David Miranda
Pastora Joyce Meyer
Pastor Márcio Valadão
Pastor Julio Ribeiro
Pastor Hidekazu Takayama
Pastor Elson de Assis
Pastor Samuel Camara
Pastor Abílio Santana
Pastor Lucinho
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Yossef Akiva
Pastor Jorge Linhares
Pastor Gilmar Santos
Bispa Sonia Hernandes
Pastor Samuel Mariano
Bispa Lucia Rodovalho
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastor Josué Gonçalves
Pastor Carvalho Junior
Pastora Helena Tannure
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Aluizio Silva
Pastor Benny Hinn
Pastor Billy Graham
Pastor Claudio Duarte
Pastor Geziel Gomes
Pastora Sarah Sheeva
Pastor Marco Feliciano
Bispo Rodovalho
Pastor Gilvan Rodrigues
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Missionário RR Soares
Pastor Adão Santos
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Apóstolo Agenor Duque

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantora Cassiane
Cantora Lea Mendonça
Cantora Alda Célia
Cantor Fernandinho
Cantora Ludmila Ferber
Cantora Karen Martins
Cantora Bruna Karla
Cantor Marquinhos Gomes
Cantora Rose Nascimento
Cantora Ana Paula Valadão
Ministério Diante do Trono
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Mara Lima
Cantora Nivea Soares
Cantora Aline Barros
Cantor Irmão Lázaro
Cantor Mattos Nascimento
Cantor André Valadão
Banda Oficina G3
Cantora Andrea Fontes
Cantora Shirley Carvalhaes
Voz da Verdade
Cantora Fernanda Brum
Cantora Lauriete
Cantora Damares
Ministério Renascer Praise
Cantor Regis Danese
Cantor Davi Sacer