Que fenômeno é este que transformou os jeitos de ser evangélico e católico no Brasil? Milhões de CDs vendidos com música religiosa nos mais variados estilos e ritmos, espetáculos musicais que reúnem milhares de pessoas em casas de shows ou espaços abertos, marchas que levam mais de dois milhões de pessoas às ruas, premiação anual para os destaques musicais, categorias no Grammy Latino, segmentação de mercado, profissionalização de músicos, cultos e missas performáticos, muita tecnologia, ampliação de espaço na mídia, visibilidade para a diversidade cristã no País.
Como entender e explicar este fenômeno que é gestado nos anos 80, explode nos 90 e se consolida nos 2000? A recente publicação da Mauad Editora, em co-edição com o Instituto Mysterium, A Explosão Gospel – Um olhar das ciências humanas sobre o cenário evangélico no Brasil, oferece um caminho de compreensão.
A autora, Magali do Nascimento Cunha, jornalista, doutora em Ciências da Comunicação e professora na Faculdade de Teologia da Universidade Metodista de São Paulo, se interessou pelo tema e articulou pesquisas de campo à experiência interdisciplinar Comunicação-Estudos Culturais-Teologia-Ciências da Religião para dar forma à obra agora publicada.
Segundo a autora, é impossível não relacionar o fenômeno sociocultural-religioso ao crescimento da presença dos evangélicos no Brasil, que dá nova forma ao mosaico religioso no País. O livro busca responder a este desafio e resulta numa abordagem particular e inédita: o lugar das culturas da mídia e do mercado na formação de uma nova expressão cultural religiosa, que a autora denomina “cultura gospel”.
Para esse estudo, a autora valeu-se das ferramentas oferecidas pelas ciências humanas e procura analisar o que há de mais atual no cenário evangélico na contemporaneidade: o lugar da música, do consumo e do entretenimento como mediações do sagrado. Para isso, busca na metáfora “vinho novo em odres velhos” uma resposta à indagação: o que é realmente novo na explosão gospel que mudou o jeito de ser evangélico no Brasil?
Este livro faz parte da Coleção “Teologia Para Quê?”, que a Mauad Editora lançará em breve, juntamente com outros dois volumes. A Coleção, que vai abordar Temas Teológicos Contemporâneos, vem contribuir para o debate da Teologia com outras áreas do pensamento; trata-se de um canal de diálogo e serviço em nossa sociedade, às vezes desesperançada, às vezes cética, às vezes tão crente e cheia de religiosidades que se expressam em muitas espiritualidades.
Sobre a autora
Magali do Nascimento Cunha é jornalista, doutora em Ciências de Comunicação pela Universidade de São Paulo e mestre em Memória Social e Documento pela Universidade do Rio de Janeiro. É professora em diversos cursos da Faculdade de Teologia da Igreja Metodista/Universidade Metodista de São Paulo, com ênfase nos temas Comunicação e Religião, Ecumenismo e Igreja e Sociedade.
Deixe seu Comentário abaixo:
O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.