Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Líderes da Igreja sob fogo cruzado

Cristãos na Colômbia estão ansiosos para saber o destino do pastor William Reyes, desaparecido desde 25 de setembro. Outros três pastores estão desaparecidos.

William é ministro da Igreja Inter-Americana Luz e Verdade e membro da Fraternidade de Pastores Evangélicos de Maicao (FRAMEN). Ele desapareceu após uma reunião em Valledupar, Departamento de Cesar, às 10 horas, enquanto voltava para sua casa em Maicao, Departamento de La Guajira.

Os membros da família e outros pastores temem que William tenha sido assassinado por grupos armados ilegais que operam no norte da Colômbia. Desde março deste ano, a FRAMEN recebeu repetidas ameaças tanto de diversas facções de direita e esquerda.

Rapto é outra possibilidade. Muitas vezes, criminosos mantêm suas vítimas presas durante semanas, ou meses, antes de contatar os membros da família para pedir resgate. Essa é uma tática projetada para maximizar a ansiedade dos entes queridos da vítima antes de prosseguir com as negociações de resgate.

No mês passado, três outros pastores cristãos foram supostamente mortos em incidentes separados. De acordo com Pedro Acosta, da Comissão de Paz do Conselho Evangélico da Colômbia (CEDECOL), dois ministros morreram na região caribenha, ao norte, e um terceiro em Buenaventura, ao oeste.

Até o fechamento desta reportagem, membros da equipe de defesa e documentação da Comissão de Paz, que acompanha casos de violência política e de abuso dos direitos humanos, estavam viajando a essas áreas, a fim de verificar as identidades das vítimas e as circunstâncias dos assassinatos.

Manifesto por ação

Em 4 de outubro, as igrejas organizaram uma manifestação pública para protestar contra desaparecimento de William. Milhares de manifestantes encheram as ruas de Maicao a fim de exigir o imediato regresso dele à sua família.

Idia Reyes, esposa de William, é secretária da FRAMEN. O casal tem três filhos: William, 19, Luz Mery, 16, e Estefânia, 9.

O CEDECOL e a Justapaz (organização fundada pela Igreja Menonita que presta assistência às vítimas de violência) lançaram uma campanha de Ações Institucionais, a fim de atrair a atenção internacional para o caso e requerer ação governamental para localizar William.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

"Estamos gratos pela onda de orações e apoio de igrejas no Canadá, nos Estados Unidos, na Suécia e no Reino Unido", declararam, em uma carta aberta, Janna Hunter Bowman, da Justapaz, e Michael Joseph do CEDECOL.

"As violações dos direitos humanos das pessoas da igreja e da população civil em geral estão em curso na Colômbia. No ano passado, o programa da Comissão de Paz da Justapaz registrou o assassinato de quatro pastores, além de 22 homicídios de obreiros e membros da Igreja", dizia a carta.

Algumas dessas mortes podem ter sido executadas por membros das Forças Armadas colombianas, segundo as provas coletadas nas últimas semanas. O Ministério Público e os grupos de direitos humanos liberaram algumas provas de que as unidades militares raptam e assassinam civis, vestem seus corpos com uniformes militares e os arrolam como rebeldes mortos em combate.

De acordo com um relatório de 29 de outubro do The New York Times, os soldados cometem assassínios macabros com o duplo propósito de "limpeza social" – a eliminação extrajudicial de criminosos, usuários de drogas e membros de gangues – e para ganhar promoções e bônus.

O escândalo levou o presidente Alvaro Uribe a anunciar na quarta-feira (29 de outubro), que tinha demitido mais de vinte soldados e oficiais, entre eles três generais, envolvidos nos assassinatos.

Ainda na Colômbia é confusa e complexa a guerra civil. Os cristãos são vitimados por seu papel em amenizar as decisões de ambos os combatentes rebeldes e paramilitares.

"Acredito que medidas de segurança preventivas devem ser tomadas a fim de proteger as vítimas desse flagelo que afeta a Igreja", disse Pedro Acosta, do CEDECOL, em referência às atuais ameaças aos cristãos colombianos. "Em comparação com as informações obtidas anteriormente, os casos de violações têm aumentado."

Fonte: https://www.portasabertas.org.br/noticias/2008/11/noticia4908/


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor Geziel Gomes
Pastor Yossef Akiva
Pastor Aluizio Silva
Pastor Gilvan Rodrigues
Missionário RR Soares
Pastora Helena Tannure
Bispo Rodovalho
Pastor Gilmar Santos
Bispa Lucia Rodovalho
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastor Abílio Santana
Pastor Marco Feliciano
Bispa Sonia Hernandes
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Adão Santos
Pastora Joyce Meyer
Pastor Márcio Valadão
Pastor Samuel Camara
Pastor Jorge Linhares
Pastor Oseias Gomes
Apóstolo Renê Terra Nova
Apóstolo Valdemiro Santiago
Bispa Ingrid Duque
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Samuel Mariano
Missionário David Miranda
Pastor Julio Ribeiro
Pastor Hidekazu Takayama
Pastor Billy Graham
Pastora Sarah Sheeva
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Carvalho Junior
Pastor Claudio Duarte
Pastor Josué Gonçalves
Pastor Lucinho
Pastor Elson de Assis
Apóstolo César Augusto
Pastor Benny Hinn

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantora Nivea Soares
Cantor Irmão Lázaro
Ministério Diante do Trono
Ministério Renascer Praise
Cantora Cassiane
Cantora Elaine de Jesus
Voz da Verdade
Cantora Lauriete
Cantora Alda Célia
Cantora Andrea Fontes
Cantora Damares
Cantora Rose Nascimento
Cantor Davi Sacer
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Bruna Karla
Cantora Karen Martins
Cantora Aline Barros
Cantor Mattos Nascimento
Cantora Mara Lima
Cantor Regis Danese
Cantor Marquinhos Gomes
Cantora Lea Mendonça
Cantora Fernanda Brum
Cantor Fernandinho
Banda Oficina G3
Cantor André Valadão
Cantora Ludmila Ferber
Cantora Ana Paula Valadão