Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Líderes cristãos manifestam apoio a representantes de cultos afrobrasileiros e criticam juiz que definiu que umbanda e candomblé não são religiões

A decisão do juiz federal Eugênio Rosa de Araújo de considerar que os cultos afro-brasileiros não podem ser considerados uma religião causou inúmeros protestos na comunidade religiosa e agora a Comissão de Combate à Intolerância Religiosa planeja um protesto.

O juiz pontuou que não considera os ritos afro-brasileiros, como umbanda e candomblé, como religião, pois não seguem um livro-base, como a Bíblia é para o cristianismo, e nem cultuam uma divindade específica. A opinião do juiz foi expressa numa sentença de uma ação que o Ministério Público move contra o YouTube, pedindo a retirada de vídeos que possuem material considerado ofensivo a esses cultos, o que feriria a liberdade religiosa.

Os protestos contra a decisão do juiz foram registrados de diversas partes, incluindo a comunidade cristã. “A definição de religião que o juiz tem na cabeça revela total desconhecimento das teses teológicas”, disse o frei franciscano David Raimundo dos Santos. “Caso os membros das religiões afro façam protestos, terão o apoio de nós, católicos”, afirmou o frei ao jornal O Dia.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

O pastor Henrique Vieira, dirigente de uma Igreja Batista, demonstrou surpresa com a postura do juiz e manifestou solidariedade aos representantes dos ritos afro-brasileiros: “Essa decisão desrespeita a identidade cultural e religiosa que é legítima. É uma violência que se dá no âmbito do discurso”, frisou.

O autor da denúncia sobre os vídeos que levou o Ministério Público a mover a ação, babalorixá Marcio Jagun, disse que a sentença do juiz reforçou o preconceito: “O magistrado acabou fundamentando as agressões. Se ele, enquanto autoridade, desconsidera como manifestação legítima, acaba referendando as agressões”.

A repercussão do caso levou os representantes das religiões afro-brasileiras a se organizarem para pedir ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que investigue o juiz Araújo, de acordo com informações da Folha de S. Paulo. “A decisão foi absurda e lamentável, porque fere a Constituição. Na prática, o juiz pode dificultar que as religiões de origem africana tenham acesso aos mesmos direitos das outras, como o cristianismo e o judaísmo”, comentou o deputado Edson Santos (PT-RJ), ex-ministro da Igualdade Racial.

Diante da polêmica, o juiz optou por não comentar sua decisão, e o procurador responsável pela ação, Jaime Mitropoulos, classificou a sentença como “absurda”.

Fonte: http://noticias.gospelmais.com.br/lideres-cristaos-manifestam-apoio-representantes-umbanda-candomble-67792.html


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastor Marco Feliciano
Pastor Claudio Duarte
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastor Adão Santos
Pastor Abílio Santana
Pastor Aluizio Silva
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastor Samuel Camara
Pastor Lucinho
Missionário RR Soares
Apóstolo César Augusto
Pastor Elson de Assis
Pastor Hidekazu Takayama
Bispa Sonia Hernandes
Pastor Gilmar Santos
Pastor Jorge Linhares
Pastor Gilvan Rodrigues
Bispa Ingrid Duque
Pastor Billy Graham
Pastor Samuel Mariano
Pastor Benny Hinn
Pastor Samuel Ferreira
Pastora Joyce Meyer
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Josué Gonçalves
Missionário David Miranda
Pastor Márcio Valadão
Bispo Rodovalho
Bispa Lucia Rodovalho
Apóstolo Estevam Hernandes
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastora Sarah Sheeva
Pastor Oseias Gomes
Pastor Julio Ribeiro
Pastora Helena Tannure
Pastor Yossef Akiva
Pastor Geziel Gomes
Pastor Carvalho Junior

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantora Rose Nascimento
Cantor André Valadão
Cantora Lea Mendonça
Cantora Bruna Karla
Cantora Damares
Cantor Irmão Lázaro
Cantora Nivea Soares
Cantor Regis Danese
Cantora Ana Paula Valadão
Cantora Cassiane
Cantora Lauriete
Cantora Ludmila Ferber
Cantor Mattos Nascimento
Cantora Fernanda Brum
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Karen Martins
Cantora Mara Lima
Cantor Fernandinho
Cantora Alda Célia
Cantora Andrea Fontes
Cantora Elaine de Jesus
Cantor Davi Sacer
Cantor Marquinhos Gomes
Voz da Verdade
Cantora Aline Barros
Banda Oficina G3
Ministério Renascer Praise
Ministério Diante do Trono