"O Frans foi morto no jardim de nosso mosteiro com um tiro na cabeça", afirmou o reverendo Ziad Hillal, outro líder cristão. "Van der Lugt era um sírio entre os sírios, a quem se recusou a abandonar, mesmo quando isso significou colocar sua vida em risco", disse o ministro holandês das Relações Exteriores, Frans Timmerman, em sua página no Facebook.
Uma figura querida entre cristãos e muçulmanos
O ativista Beibars Tilawi afirmou, via Skype, que a notícia causou grande impacto até mesmo entre os rebeldes da região, que admiravam Van der Lugt por seus esforços para reduzir os bloqueios, e sua luta contra a fome na região. "Esse era um homem que vivia conosco, que comia conosco, e que ficou em Homs mesmo quando os bloqueios foram reduzidos".
Albert Abdul-Massih, que trabalhou com Van der Lugt, afirma que o cristão estava otimista de que o conflito na Síria chegaria ao fim. "Ele me ligou há dois dias e me disse que tinha esperanças de que o cerco à cidade acabasse em breve. Ele era um sacerdote cristão, mas não era conservador. Amava cristãos e muçulmanos da mesma forma, e cuidava das pessoas gratuitamente", afirmou. "Sua morte foi uma grande perda".
Cristãos representavam cerca de 10% da população da Síria antes do início da guerra civil em 2011. Protegida pelo governo de Bashar al-Assad, a minoria tem sido atacada por opositores do presidente.
Embora tenha permanecido em Homs mesmo após o êxodo de cristãos da cidade, Van der Lugt, que gravou um vídeo falando em árabe sobre a fome na região, mantinha uma boa relação com as comunidades locais.
"Não me sinto um estrangeiro, e sim como um árabe entre os árabes. Não vejo as pessoas como cristãs ou muçulmanas. Vejo-as primeiro, e sobretudo, como seres humanos", afirmou Van der Lugt em seu vídeo de apelo.
Deixe seu Comentário abaixo:
O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.