Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Justiça manda universidade trocar turno de aluno adventista

A 3ª Turma do Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª Região determinou , por unanimidade, que a Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), de Curitiba, deverá permitir ao aluno Carlito Dutra de Oliveira, que é adventista, a freqüencia durante o dia de disciplinas oferecidas nas sextas-feiras à noite no curso de Direito Noturno. Em caso de colisão de horários, a instituição deverá abonar as faltas do estudante.

Após a UTP ter negado a alteração de turno ou o abono das faltas, Oliveira ingressou com um mandado de segurança na Justiça Federal da capital paranaense. Como a sentença também negou o pedido, o universitário recorreu ao TRF. Ele é seguidor da Igreja Adventista, que tem como dia sagrado o “sábado natural” (período que vai do pôr-do-sol de sexta-feira até o pôr-do-sol de sábado). Para o aluno, o direito de estudar à noite não pode levá-lo a desrespeitar o seu credo religioso. Além disso, é assegurada a liberdade de credo, devendo o Estado existir para a defesa do cidadão, e não para restringir seus direitos, argumentou.

Para a relatora do processo no TRF, desembargadora federal Maria Lúcia Luz Leiria, deve ser reconhecido o direito de Oliveira freqüentar, no turno diurno, as cadeiras que colidam com o respeito ao seu “sábado natural”, de forma a assegurar seu direito à liberdade de crença e à educação (ou, alternativamente, permitido o abono de faltas). A magistrada lembrou que não podem prevalecer os princípios da legalidade e da igualdade “com o sacrifício, no caso concreto, do direito à educação de aluno adepto de credo minoritário”. A questão deve ser analisada, ressaltou, “dentro de um contexto de pluralidade e de respeito ao princípio da não-confessionalidade e da tolerância”.

Maria Lúcia lembrou que a legislação federal permite a estudantes grávidas a realização de exercícios domiciliares, assim como para casos de problemas de saúde. A desembargadora ressaltou ainda a situação dos estudantes convocados para o serviço militar, que têm suas faltas abonadas quando obrigados a faltar por força de exercício ou manobras. Nenhuma dessas hipóteses, salientou a magistrada, são entendidas como violadoras do princípio da igualdade. Pelo contrário, afirmou, se reconhece que tais situações exigem um tratamento diferenciado.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

Outro ponto salientado pela relatora foi a existência de lei estadual no Paraná que permite o abono de faltas de alunos em decorrência de consciência religiosa. Para Maria Lúcia, isso demonstra, “de forma flagrante, que é possível a compatibilização dos direitos em questão”.

Fonte: http://noticias.gospelmais.com.br/justica-manda-universidade-trocar-turno-de-aluno-adventista.html


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor Aluizio Silva
Pastor Carvalho Junior
Pastor Samuel Camara
Apóstolo César Augusto
Bispa Sonia Hernandes
Pastor Lucinho
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastor Adão Santos
Pastora Sarah Sheeva
Pastor Gilmar Santos
Apóstolo Agenor Duque
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Oseias Gomes
Pastor Samuel Mariano
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastor Hidekazu Takayama
Pastor Elson de Assis
Missionário RR Soares
Pastora Helena Tannure
Pastor Claudio Duarte
Pastor Jorge Linhares
Pastor Abílio Santana
Apóstolo Valdemiro Santiago
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastor Gilvan Rodrigues
Bispo Rodovalho
Pastor Julio Ribeiro
Pastor Márcio Valadão
Missionário David Miranda
Pastor Josué Gonçalves
Pastor Geziel Gomes
Pastora Joyce Meyer
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Benny Hinn
Pastor Marco Feliciano
Bispa Ingrid Duque
Pastor Billy Graham
Pastor Yossef Akiva
Bispa Lucia Rodovalho

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantor Davi Sacer
Cantor Regis Danese
Cantora Lauriete
Cantora Damares
Cantora Nivea Soares
Cantora Alda Célia
Cantora Fernanda Brum
Cantora Andrea Fontes
Cantor Mattos Nascimento
Ministério Diante do Trono
Ministério Renascer Praise
Cantor André Valadão
Cantora Elaine de Jesus
Cantor Irmão Lázaro
Cantora Karen Martins
Cantor Marquinhos Gomes
Cantora Rose Nascimento
Cantor Fernandinho
Cantora Mara Lima
Cantora Cassiane
Cantora Ana Paula Valadão
Banda Oficina G3
Cantora Lea Mendonça
Cantora Ludmila Ferber
Cantora Aline Barros
Cantora Shirley Carvalhaes
Voz da Verdade
Cantora Bruna Karla